Resumo: ESCRITO da Secretaria da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre se informar ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior], que a dignidade de mestre-escola da Sé do Bispado de Pernambuco foi provida pelo cônego Joaquim de Saldanha Marinho, conforme o decreto de 21 de julho de 1804. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaPernambuco
11 Descrição arquivística resultados para Pernambuco
Resumo: OFÍCIO do cônego Lourenço da Câmara Lima ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior], sobre os serviços que tem prestado à Igreja e ao Estado e de sua pretensão ao cargo de Mestre Escola ou Arcedíago da Sé de Pernambuco. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do alferes de Milícias Reformado, Elias Francisco Bastos, ao príncipe regente [D. João], pedindo nomeação para a cadeira e dignidade de mestre-escola da Sé de Olinda para seu filho, o padre Gonçalo Francisco de Bastos. -- Anexo(s): 3 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador da capitania de Pernambuco], Manoel da Cunha Meneses, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, acerca da regulamentação dos estudos das Escolas Menores e Maiores, e sobre a lei que extinguiu a Companhia de Jesus em todo o mundo cristão. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO dos cônegos da Sé de Olinda sobre os motivos do mestre-escola da mesma Sé querer proceder vingança contra o cônego doutoral da Sé. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador da capitania de Pernambuco], Manoel da Cunha e Meneses, ao [secretário de estado do Reino e Mercês], conde de Oeiras, [Sebastião José de Carvalho e Melo], informando seu parecer sobre as queixas feitas pelo capitão Custódio Barata Maldonado contra o mestre-escola da Sé de Olinda, Manoel Bernardo Valente. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do Bispo de Pernambuco, [D. Francisco Xavier Aranha], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre estar vaga a igreja paroquial de São Pedro Gonçalves da vila do Recife, mas que pôs o mestre-escola da Sé de Olinda, Manoel Bernardo Valente, a servir no dito lugar. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do padre e mestre-escola da Sé de Pernambuco, Manoel Bernardo Valente, ao rei [D. José I], pedindo que se junte essa súplica a qualquer petição feita pelo suplicado Custódio Barata Maldonado, a fim de que o governo da capitania de Pernambuco possa informar a verdade sobre ambas. -- Anexo(s): 6 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do [mestre-escola da Catedral de Olinda], presbítero do hábito de São Pedro, padre Bernardo Gomes Correia, ao rei [D. José I], informando que por várias vezes o Bispo de Pernambuco, [D. Frei Luís de Santa Teresa], o tinha prendido, e pedindo que se tomasse testemunhas para deporem sobre seus procedimentos. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do [mestre de escola da Sé de Olinda], Bernardo Gomes Correia, ao rei [D. João V], sobre o procedimento do cônego Francisco Soares de Quintão, amancebado com Ana Bezerra. -- Anexo(s): 3 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei D. João IV, sobre carta do mestre-decampo geral da capitania de Pernambuco, Francisco Barreto, informando que fizera doação de um templo calvinista à Companhia de Jesus, construído pelos holandeses, para que se erguesse escola e recolhimento no Recife. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria