Resumo: CARTA dos oficiais da Câmara de Olinda ao príncipe regente [D. Pedro], solicitando concessão para que a Universidade de Coimbra aceite o primeiro ano de filosofia cursado no colégio de Olinda, como foi concedido a moradores de outras capitanias. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: m. est.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaPernambuco
15 Descrição arquivística resultados para Pernambuco
Resumo: REQUERIMENTO dos moradores da capitania de Pernambuco ao rei [D. João V], pedindo ordens ao juiz de fora da dita capitania, [Luís de Valençuela Ortiz], para que não permita que advoguem na dita capitania, senão as pessoas que tiverem carta de formatura pela Universidade de Coimbra. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO de Pedro da Silva Durval ao rei [D. João V], pedindo certidão do Conselho Ultramarino, na qual declare permissão para advogar e ser procurador na capitania de Pernambuco, mesmo não sendo formado na Universidade de Coimbra. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO dos bacharéis formados pela Universidade de Coimbra, advogando nos auditórios da capitania de Pernambuco, ao rei [D. José I], pedindo para proibir que as pessoas sem formação pela citada universidade advoguem naquela capitania. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do alferes pago do Corpo de Artilharia da guarnição da praça da capitania de Pernambuco, Francisco Inácio da Cunha, à rainha [D. Maria I], pedindo uma licença geral para estudar matemática na Universidade de Coimbra. -- Anexo(s): 4 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do presbítero secular, Belchior Lopes Lima à rainha [D. Maria I], pedindo provisão para advogar no Recife, sem embargo de não ser formado na universidade de Coimbra. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AVISO de [secretário de estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra e interinamente da Marinha e Ultramar], Luís Pinto de Sousa [Coutinho], ao [presidente do Conselho Ultramarino], conde de Resende, [D. Antônio José de Castro], ordenando que o Conselho passe carta de nomeação a Antônio Francisco Bastos para ser lente proprietário da cadeira de geometria do Recife, com todos os privilégios que competem aos Lentes da Universidade de Coimbra, com a patente de capitão de Infantaria Agregado a primeira plana da Corte. -- Anexo(s): 6 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do bacharel formado pela Universidade de Coimbra, natural de Pernambuco, Francisco Soares Mariz à rainha [D. Maria I], pedindo licença para portar armas. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do padre José Francisco da Cruz, por seu procurador João Antônio Pereira da Silva Braga, ao príncipe regente [D. João], pedindo provisão para poder advogar em causas criminais, pois é formado pela Universidade de Coimbra e advoga em causas cíveis na capitania de Pernambuco. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do presbítero regular carmelita da Reforma Calçada de Pernambuco, frei Joaquim do Amor Divino, por seu procurador Manoel Rodrigues Sette, ao príncipe regente [D. João], pedindo aviso, concedendo licença para estudar letras divinas e humanas na Universidade de Coimbra. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do frei Joaquim do Amor Divino Rebelo ao príncipe regente [D. João], sobre desmandos e atos arbitrários cometidos pelo provincial do Carmo da Reforma [Calçada] de Pernambuco, frei Manoel do Monte Carmelo, que temendo denúncia de seus atos na Corte, o prendeu e o proibiu de fazer viagem de estudos à Universidade de Coimbra. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do contador da Fazenda Real da Universidade, Marçal da Costa Barrada, e seu filho Luís Antônio da Costa Barrada, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, visconde de Anadia, João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior], sobre a viagem de expedição filosófica à capitania de Pernambuco em cumprimento as ordens reais, no qual pedem que se passe o necessário passaporte para dita viagem. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do aluno da Universidade de Coimbra, Afonso de Albuquerque Maranhão, ao príncipe regente [D. João], pedindo passaporte para fazer viagem à capitania de Pernambuco. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do bacharel formado pela Universidade de Coimbra, Bernardo José da Gama, por seu procurador Luís Caetano da Rocha Pitta, ao príncipe regente [D. João], pedindo passaporte para retornar à capitania de Pernambuco. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do primeiro sargento da Primeira Brigada de Artilharia fixa da província de Pernambuco, João Francisco Régis Quintela, por seu procurador Manoel Paulo Quintela, ao rei [D. João VI], pedindo licença com soldo para continuar seus estudos na Universidade de Coimbra. -- Anexo(s): 4 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria