Perguntas

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) da fonte

      Mostrar nota(s)

        Termos hierárquicos

        Perguntas

          Termos equivalentes

          Perguntas

            Termos associados

            Perguntas

              6 Descrição arquivística resultados para Perguntas

              6 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              OFÍCIOS (2) o 1º, do... Bahia, 21 mai. 1770.
              BR_SPAPESP_PRESGATE_G005_S001_D002076_TXT_MAN · Item · Bahia, 21 mai. 1770
              Parte de Portugal (império). Conselho Ultramarino [Projeto Resgate]

              Resumo: OFÍCIOS (2) o 1º, do governador, conde de Povolide, ao conde de Oeiras, sobre a apreensão e despacho de fazendas levadas à Bahia, pelos navios que faziam o comércio da Costa da Mina, o 2º, do provedor da Alfândega, Rodrigo da Costa de Almeida, sobre a remessa da devassa relativa ao contrabando de fazendas provenientes da Costa da Mina, a prisão de João de Oliveira, e o sequestro dos seus bens. ATESTADO de comerciantes da Bahia fazendo exposição dos serviços prestados pelo preto João de Oliveira para o comércio da Costa da Mina. REQUERIMENTO do preto João de Oliveira, solicitando restituição de escravos e bens. TERMO DE AVALIAÇÃO, obrigação e entrega dos bens sequestrados do preto João de Oliveira. AUTOS DE DEVASSA dos extravios e contrabando feito na chegada da corveta Nossa Senhora da Conceição e Almas, do capitão Manuel de Souza Coelho, do senhorio Jacinto José Coelho, que tinha vindo da Costa da Mina. AUTO DO SEQUESTRO dos bens do preto João de Oliveira, e Manuel de Souza Coelho. AUTOS DEPERGUNTAS feitas ao preso João de Oliveira. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

              Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria
              BR_SPAPESP_PRESGATE_G005_S001_D001746_TXT_MAN · Item · Várzea, 27 jul. 1762 a 14 jan. 1766
              Parte de Portugal (império). Conselho Ultramarino [Projeto Resgate]

              Resumo: OFÍCIO do Governo Interino ao Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre a arribada à Bahia, do navio São José Princesa Real, da frota do Rio de Janeiro, do capitão António José Ribeiro, e a remessa para Lisboa, a bordo desse navio, de Luiz Machado, homem que, apesar das diligências feitas para que fosse reconhecido, possuia uma identidade duvidosa, que se dizia regular professo da Ordem de São Francisco e ex-noviço no Convento da Vila de Azurara, próximo a Vila do Conde. CARTA do comissário provincial dos franciscanos, frei Manuel de Jesus Maria, ao Governo Interino, informando que não tinha obtido elementos suficientes para afirmar se Luiz Machado era ou não regular professo da sua ordem religiosa. CARTA dos freis Francisco de Santa Maria e Domingos da Natividade, ao comissário provincial dos franciscanos, sobre as investigações que realizaram relativas à identidade de Luiz Machado. OFÍCIO do desembargador, ouvidor geral do Crime, Manuel Sarmento, ao Governo Interino, sobre a identidade de Luiz Machado. AUTUAÇÃO de uma ordem do Governo Interino ao ouvidor do Crime, mandando realizar diligências para averiguar a identidade de Luiz Machado. ORDEM do Governo Interino sobre a realização de diligências para averiguar a identidade de Luiz Machado. REQUERIMENTO do religioso no Convento de Santa Maria de Azurara, perto da Vila do Conde, frei Luiz Machado, que encontrava-se preso na cadeia da Bahia, solicitando para ser mandado para o convento da sua ordem nessa mesma cidade. AUTOS DEPERGUNTAS do desembargador, ouvidor geral do Crime, Manuel Sarmento, ao preso Luiz Machado. AUTOS DAS INQUIRIÇÕES do frei José da Conceição sobre o comportamento e bons costumes do frei Luiz [Machado]. CERTIDÃO da desobriga quaresmal passada pelo Cura da Frequezia de Santo André da Várzea da Ovelha [Bispado do Porto] do filho do licenciado André Teixeira de Souza, Luiz Machado. CERTIDÃO de batismo passada pelo encomendado da Frequezia de São Martinho de Mancelos, João Moreira de Babo, do filho de André Teixeira de Souza e D. Guiomar de São Gonçalo, Luiz Machado, em 1732. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

              Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria
              AUTOS da devassa do desembargador,... Bahia, 20 mar. 1762.
              BR_SPAPESP_PRESGATE_G005_S001_D001554_TXT_MAN · Item · Bahia, 20 mar. 1762
              Parte de Portugal (império). Conselho Ultramarino [Projeto Resgate]

              Resumo: AUTOS da devassa do desembargador, doutor João Bernardo Gonzaga, para averiguar atos dos membros da comissão enviada a Serra dos Montes Altos, e dos motivos da prisão do intendente das fábricas do salitre, Luiz António de Almeida Pimentel. AUTOS DAS PERGUNTAS do desembargador, doutor João Bernardo Gonzaga, ao intendente das fábricas de salitre, sargento-mor, Luiz António de Almeida Pimentel. INSTRUMENTO em pública forma com teor de petição, rol, e despacho, passado pelo requerimento do sargento-mor, Luiz António de Almeida Pimentel. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

              Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria
              BR_SPAPESP_PRESGATE_G005_S001_D001550_TXT_MAN · Item · Bahia, Salvaterra de Magos, Lisboa, Viana [do Castelo], 12 fev. 1761 a 08 mai. 1763
              Parte de Portugal (império). Conselho Ultramarino [Projeto Resgate]

              Resumo: CARTAS (2) do ouvidor geral do Crime da Bahia, Fernando José da Cunha Pereira, ao rei, sobre a identidade de Manuel Luiz Cerqueira, que pretendeu passar-se por José Policarpo de Azevedo. AUTUAÇÃO de 5 cartas mostradas pelo desembargador, ouvidor geral do crime, antes de entrar na diligência do exame e perguntas que fez ao preso Manuel Luiz de Cerqueira. AUTOS (2) de exames feitos ao preso Manuel Luiz Cerqueira. PASSAPORTE de Manuel Luiz Cerqueira. ATESTADOS (2) da Junta do Comércio de Lisboa sobre, o primeiro, Manuel Luiz Cerqueira, o segundo, José Pereira da Costa. AUTOS (2) de perguntas do desembargador, ouvidor geral do crime, aos homens de negócios, o primeiro, João Batista Teixeira, o segundo, João Rodrigues de Almeida, sobre a identidade de Manuel Luiz Cerqueira. CARTAS PARTICULARES (9) a 1ª, de Bento José Alves a João Batista Teixeira, recomendando Manuel Luiz Cerqueira, a 2ª, de João Fernandes de Amorim ao seu sobrinho, Manuel Luiz Cerqueira, dando notícias da família, a 3ª e a 4ª, de João Fernandes de Amorim a João Rodrigues de Almeida, fazendo referências a Manuel Luiz Cerqueira, as 5 últimas de Manuel Luiz Cerqueira, José Francisco Góis, e Ana Maria de São Pedro. CARTA PARTICULAR (extrato) de Bento José Alves, sobre Manuel Luiz Cerqueira. AUTOS DE PERGUNTAS (7) de testemunhas sobre a identidade de Manuel Luiz Cerqueira. CERTIDÃO do escrivão, coronel Rodrigo de Argolo Vargas Cirne de Menezes, do registro de moradores de casas da Santa Casa da Misericórdia da Bahia. DOCUMENTOS (5?) relativos às diligências do ouvidor geral do Crime para averiguar a identidade de Manuel Luiz Cerqueira. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

              Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria
              BR_SPAPESP_PRESGATE_G005_S001_D001537_TXT_MAN · Item · Bahia, 30 jul. 1762 a 01 mai. 1763
              Parte de Portugal (império). Conselho Ultramarino [Projeto Resgate]

              Resumo: OFÍCIO do Governo Interino ao Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre a prisão do soldado Luiz António de Vasconcelos, que falsamente se dizia frade leigo da Ordem de São Bernardo. OFÍCIO do ouvidor do Crime, Fernando José da Cunha Pereira, sobre a falsa pretensão do soldado Luiz António. AUTUAÇÃO de uma portaria do Governo Interino. PORTARIA do Governo Interino ordenando ao ouvidor geral do Crime, que averiguasse a veracidade da fraude do soldado pago do regimento do coronel Manuel Xavier Ala, Luiz António de Vasconcelos. AUTOS DEPERGUNTAS feitas ao soldado Luiz António de Vasconcelos, natural do Porto, preso na Cadeia Pública. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

              Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria