Resumo: PASTORAL (cópia) do bispo de Buenos Aires, D. Frei Sebastian Malvary Pinto, comunicando aos seus diocesanos que condenava o sacrilégio e traição à Igreja e à Coroa espanhola cometidos por José Gabriel Tupac Amaru e sua família, quando profanaram templos e objetos sagrados e propagaram idéias anti-clericais e que convocava todos diocesanos para atos litúrgicos que se realizariam em Buenos Aires, em regozijo pela prisão daqueles rebeldes. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: doc. em espanhol.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaPastoral
5 Descrição arquivística resultados para Pastoral
Resumo: CARTA PASTORAL do arcebispo dom frei Manuel de Santa Inês às religiosas do Convento de Santa Clara do Desterro da Bahia, sobre abusos e relaxações que ali encontrou durante sua visita, e dando instruções para coibi-las. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do cabido da Bahia ao rei D. José, sobre a resignação do arcebispo D. José Botelho de Matos, a posse do cabido do Governo do Arcebispado, a do vice-rei, marquês do Lavradio, a eleição e provimento de todos os ofícios, o sequestro e inventário dos bens dos padres da Companhia de Jesus, um novo método de ensino, observado pelo alvará de 28 de julho de 1759, etc. PASTORAL do cabido da Bahia sobre a resignação do arcebispo D. José Botelho de Matos, e o provimento de cargos e ofícios. PASTORAL do cabido da Bahia sobre o método de ensino implantado pelo alvará de 28 de julho de 1759. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do cabido da Bahia, ao rei D. José, sobre a expulsão dos Jesuítas, e a permissão régia concedida aos que tivessem votos simples, para continuarem a residir nos domínios portugueses, caso pedissem a sua renúncia. PASTORAL do cabido da Bahia ao arcebispo dessa cidade, publicando a CARTA RÉGIA do rei [D. João V]de 30 de outubro de 1759, sobre a expulsão dos padres da Companhia de Jesus. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do arcebispo da Bahia a Tomé Joaquim da Costa Corte Real, referindo o breve pontifício do Papa Benedito XIV, e a elevação de São Francisco de Borja, da Companhia de Jesus à dignidade de protetor e principal patrono contra os terremotos nos Reinos e Domínios de Portugal. CARTA PASTORAL do arcebispo da Bahia, D. José Botelho de Matos, anunciando aos seus diocesanos a graça pontifícia descrita acima. OFÍCIO do vice-rei, conde dos Arcos, a Tomé Joaquim da Costa Corte Real, sobre a licença concedida a António de Novais e Souza para carregar tabaco para as ilhas do Príncipe, desde que conduzisse de graça o prelado. -- Anexo(s): ofício (2ª via). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria