Resumo: OFÍCIO do governador e capitão general da capitania de São Paulo, Antônio Manuel de Melo e Castro, e Mendonça, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], conde de Linhares, D. Rodrigo de Sousa Coutinho, informando que removeu o professor da vila de Itú, Antônio freire Henriques para a vila de Mogi das Cruzes. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ofício n.º 64.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaParaná
53 Descrição arquivística resultados para Paraná
Resumo: OFÍCIO do governador e capitão general da capitania de São Paulo, Antônio Manuel de Melo Castro e Mendonça, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], conde de Linhares, D. Rodrigo de Sousa Coutinho, informando que não há subsídio literário desta capitania para se manter um professor de Latim para a vila de Itu. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ofício n.º 65.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador e capitão general da capitania de São Paulo, Antônio Manuel de Melo Castro e Mendonça, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], conde de Linhares, D. Rodrigo de Sousa Coutinho sobre o mapa daquela povoação e informando sobre a concessão de sesmarias e dos perdões concedidos a criminosos; remoção de professores da vila de Mogi das Cruzes para vila de Itú; o melhoramento das raças da Cavalaria da Legião de Voluntários; da ajuda que fez à capitania de Mato Grosso na construção de suas estradas; a diminuição do comércio daquela capitania, e o rendimento da administração do sal para a manutenção do Jardim Botânico. -- Anexo(s): mapa, 2 ofícios. -- Observações: ofício n.º 67.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão general da capitania de São Paulo], Antônio Manuel de Melo Castro e Mendonça, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, informando que todos os assuntos referentes aos subsídios literários, aos exames e aos professores aprovados desta capitania, estão na memória econômico-política. -- Anexo(s): sexto e sétimo capítulo da memória econômico-política de São Paulo (cópias). -- Observações: ofício n.º 42 da relação do ano de 1801, Dezembro, 23.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do Professor de Gramática Latina da vila de Paranaguá, José Carlos de Almeida Jordão, ao príncipe regente [D. João] solicitando que fosse jubilado com o ordenado que o Príncipe julgasse conveniente. -- Anexo(s): provisão, provisão do governador de São Paulo, provisão do Bispo de São Paulo, certidão, requerimento. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO (cópia) do [governador e capitão general da capitania de São Paulo, Antônio José de Franca e Horta] ao [secretário do reino], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, dando contas, desde sua posse, do estado das finanças na capitania, detalhando tudo o relativo à arrecadação, fiscalização e administração das rendas reais, demorando-se nos gastos com os pagamentos com os diferentes professores das várias cadeiras e aulas ministradas. também informa sobre pagamentos dos religiosos e suas providências quanto ao estabelecimentos dos Correios, do Hospital Militar, da botica Real e do Jardim Botânico. Dá contas também do estado dos gastos com pessoal militar e com as munições. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do professor de gramática latina na cidade de São Paulo, André da Silva Gomes ao príncipe regente [D. João], solicitando a carta de confirmação no cargo que vinha exercendo interinamente de 1797 até 1801, quando tomou posse, como indicava o documento anexo. Porém, não tinha ainda recebido a carta de confirmação, o que solicitava neste momento. -- Anexo(s): instrumento em pública forma. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do professor de Filosofia Racional e Moral da capitania de São Paulo, Francisco Vieira Goulart, ao príncipe regente [D. João], solicitando o restabelecimento do seu cargo de Professor Régio de Filosofia Racional e Moral. -- Anexo(s): requerimento, 2 lembretes, 4 requerimentos (cópias) , atestado, portarias. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do juiz e vereadores da vila de Mogi das Cruzes da capitania de São Paulo, ao príncipe regente [D. João], solicitando a confirmação do padre João Batista Rangel para professor de Gramática Latina. -- Anexo(s): 3 requerimentos. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao príncipe regente D. João, sobre o requerimento do professor Régio de Filosofia Racional e Moral da capitania de São Paulo, bacharel Francisco Vieira Goulart, que solicita licença para regressar á dita capitania para poder exercer suas funções de professor. -- Anexo(s): requerimento (cópia) , ofício (cópia). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO de Manuel Rodrigues Sette, como procurador do Professor Régio de Retórica e Poética da cidade de São Paulo, Estanislau José de Oliveira, ao príncipe regente [D. João], solicitando certidão da nomeação de professores públicos da capitania de São Paulo no ano de 1801, indicados pelo então governador e capitão general da capitania de São Paulo, [Antônio Manuel de Melo Castro e Mendonça], e pelo Bispo de São Paulo, Mateus de Abreu Pereira. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO DE REQUERIMENTO sobre a solicitação do Professor Régio de Retórica Poética da cidade de São Paulo, Estanislau José de Oliveira, para lhe passar por certidão o teor da nomeação dos professores públicos da capitania de São Paulo. Assinada pelo Tabelião do Público Judicial e Notas da cidade de Lisboa, Manuel Joaquim Supliciano. -- Anexo(s): certidão. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO de André Pinto Duarte ao príncipe regente [D. João], solicitando provisão para servir no cargo de Professor de Filosofia da cidade de São Paulo. -- Anexo(s): requerimento, certificado. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO de Alexandre Pereira Diniz, como procurador do professor de primeiras letras na vila de São Vicente, Leandro Bento de Barros, ao príncipe regente [D. João], solicitando confirmação de seu cargo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do (mestre de campo governador da praça de Santos) , João dos Santos Ala para (D. João V) dizendo que em conformidade com a sua ordem, informa sobre o requerimento de D. Maria da Cruz, no qual pedia autorização para regressar ao Reino, a fim de ingressar num convento, como religiosa. Parece-lhe que, atendendo ao seu bom comportamento, à sua educação e merecimento, a considera digna de lhe ser concedida a licença. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do capitão de Dragões das minas, com patente de mestre de campo José Rodrigues de Oliveira que tendo sido nomeado provedor da praça de Santos pede a (Dom João V) que lhe seja concedido o soldo respectivo, a contar do dia em que tomou posse, e ajuda de custo, nas mesmas condições em que foram dadas aos bacharéis: José de Carvalho Martins e Cipriano José da Rocha que estavam servindo na Bahia e foram transferidos, um para ouvidor do Serro do Frio e outro para ouvidor do Rio das Mortes. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do capelão Manuel Pimentel, dizendo que remetera ao Mestre de Campo, Matias Coelho de Sousa, pela sumaca de que é Mestre Manuel Gomes, um baú e duas arcas que lhe foram entregues no Colégio da Vila de Santos pelo secretário do Governo de São Paulo, Manuel Pedro de Macedo Ribeiro e que continham "os papeis pertencentes à quella Secretaria". -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO do Cabido da Sé Vacante de São Paulo a (D. João V) , dizendo que, satisfazendo a sua ordem de 23 de Outubro de 1749, o informavam sobre a carta dos oficiais da Câmara de Itu (Ytu) em que diziam que, por não haver na vila, mestre público de latim, a dita Câmara persuadira um escolar José Ponce Dinis a ser mestre público, taxando-lhe o salário que lhe haviam de dar os alunos; o Bispo, sabendo disto, obrigara-o a tirar uma licença dele e quisera castigá-lo chegando depois a acordo em que ele exercesse o professorado mediante licença sua. Contando deste modo as coisas, a Câmara faltava à verdade, pois, não havendo naquela vila, mestre algum que ensinasse latim, o Bispo anterior persuadira o dito estudante a abrir uma escola e, só depois de ter passado muito tempo a dita Câmara o quis obrigar a tirar licença sua, apesar de já ter a do dito prelado. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DECRETO de (D. José I) concedendo ao padre Francisco de Sales Lisboa, mestre de cerimônias da Sé do Bispado de São Paulo e professor de Cantochão, uma tença efetiva de trinta mil réis por ano, paga pela Provedoria da Fazenda Real da (capitania de São Paulo) . -- Anexo(s): 2 requerimentos. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador e capitão-general da capitania de São Paulo, D. Luís Antônio de Sousa (Botelho e Mourão morgado de Mateus) para o (ministro e secretário de Estado dos Negócios do Reino, Sebastião José de Carvalho e Melo) conde de Oeiras, comunicando as noticias dos professores das bandeiras daquela capitania, nos sertões de Tibaji e Ivaí recebidas não só dos capitães das bandeiras mas também do beneditino, frei Francisco Antônio de Santa Teresa. Este sacerdote tem sido capelão, há mais de um ano, de uma das bandeiras, depois de ter percorrido os grandes sertões e examinado a corrente dos rios D. Luís, Tibagi, Pequeri do Salto Grande de Guacira do rio Guarei e as passagens dos Índios que são as únicas que pode haver para o nosso continente, e descoberto os fundamentos das antigas fundações castelhanas destruídas pelos Paulistas no século passado. Estas bandeiras abriram ainda a comunicação de Curitiba, até ao Iguatemi e desde aqui a São Paulo. Esta situação abre-se aos portos a grandes melhoramentos. Sobre o rio Iguatemi e no sertão do Ivai tem-se praças de armas, onde as nossas bandeiras se vão fornecer de mantimentos e munições. Sendo indispensável outra no sertão do Tibagi. Com estas praças e alguns fortes nas passagens dos Índios, os mesmos sertões ficarão impenetráveis, o Rei ficará senhor de tudo o que se deu pelo tratado de limites e acabará a guerra que os Castelhanos passam fazer pelo Mato Grosso (Nova) , Colônia (do Sacramento) e do Rio Grande (de São Pedro do Sul) , arriscando-se até a perder parte dos seus domínios na parte de cá do Rio da Prata. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria