Resumo: PARECER do Conselho Ultramarino sobre a proposta do governador e capitão general do Rio de Janeiro, Salvador Correia de Sá e Benevides, para que o licenciado e bacharel Manuel Paes, ocupe o cargo de ouvidor das Minas de São Paulo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaParaná
363 Descrição arquivística resultados para Paraná
Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei D. João V sobre o requerimento do bacharel e juiz de fora da vila de Itú, Vicente Leite Ripado, que solicita aumento do seu ordenado. -- Anexo(s): bilhete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do bacharel Antônio dos Santos Soares ao rei [D. João V], solicitando que lhe seja concedida ajuda de custo para que dê cumprimento às suas atividades, como ouvidor da comarca de Paranaguá. -- Anexo(s): requerimento, consulta (cópia). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: BILHETE do [secretário do Conselho Ultramarino], Manuel Caetano Lopes de Lavre sobre a passagem ao bacharel Antônio Monteiro de Matos para juiz de fora da vila de Itú. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do juiz de for a da vila de Itú, bacharel João Nobre Pereira, ao rei [D. João V], solicitando cópias das provisões de seu antecessor, o bacharel Antônio Monteiro de Matos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei D. João V sobre irregularidades cometidas pelo intendente das Minas de Cuiabá, bacharel Manuel Rodrigues Torres com o ouro da real capitação. -- Anexo(s): 2 cartas, termo de junta, requerimento. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do bacharel e juiz de fora de Itú Agostinho Luís Ribeiro Vieira, ao rei [D. João V], solicitando provisão para poder receber seu ordenado, desde o dia de seu embarque para a capitania do Rio de Janeiro. -- Anexo(s): 2 bilhetes, 3 requerimentos. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei D. João V sobre o requerimento de Dona Maria Inácia Faciel, mulher do intendente das Minas de Cuiabá, bacharel Manuel Rodrigues Torres, em que solicita a liberdade de seu marido e a restituição dos seus bens -- Anexo(s): requerimento. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do vigário Capitular de São Paulo, Lourenço Leite Penteado, ao rei [D. João V], informando que, por julgar muito trabalhoso o seu cargo, tomou como assessor ao bacharel José Nunes Garcês, por todos reconhecido por seu caráter e conhecimentos. Tal escolha, no entanto, gerou descontentamento entre os capitulares, que passaram a prejudicar aquele assessor e a provocar outros distúrbios. -- Anexo(s): 2 ofícios, 6 requerimentos, despacho do vigário capitular de São Paulo, carta. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PROVISÃO do rei D. José I ao bacharel Antônio da Silva e Melo, e ao escrivão Gaspar Fernandes da Silva para se tirar a residência do bacharel e ex-juiz de fora de Itu, Teotônio da Silva Gusmão. -- Anexo(s): provisão. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos oficiais da Câmara da vila de Iguape, ao rei [D. José I], solicitando providência contra as vexações que o Corregedor desta comarca, bacharel Antônio Pires da Silva e Melo Porto Carreiro, vêem causando a esta vila. -- Anexo(s): certidões, representações. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos oficiais da Câmara da vila de Paranaguá, ao rei [D José I] sobre os abusos do atual ouvidor geral desta vila, bacharel Antônio Pires da Silva e Melo Porto Carneiro, contra o povo da comarca, e solicitam providências para o sossego dos moradores da vila de Paranaguá. -- Anexo(s): lembrete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do reitor do Colégio de São Paulo da Companhia de Jesus, padre Vitoriano da Cunha, ao governador e capitão general da capitania de Goiás, conde de São Miguel, Álvaro José Xavier Botelho de Távora, felicitando-o pelo novo cargo e solicitando que fossem pagos os direitos para fazer frente ao transporte dos missionários que assistiam em Goiás. -- Anexo(s): carta. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do bacharel e ouvidor de São Paulo, Domingos João Viegas, ao rei [D. José I], solicitando provisão para que a Provedoria da Fazenda Real de Santos pague os trezentos mil réis de ajuda de custo. -- Anexo(s): bilhete, 3 requerimentos. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DESPACHO do presidente do Conselho Ultramarino, [conde de Tarouca, D. Estevão de Meneses], ordenando ao ouvidor geral de Paranaguá, bacharel José Gomes Pinto de Morais no impedimento do bacharel Salvador Pereira da Silva, para tirar a residência ao juiz de fora da vila de Santos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do provedor da Fazenda Real da capitania de São Paulo, José Honório de Valadares e Aboim, ao rei [D. José I] sobre o pagamento do ordenado do bacharel em medicina Joaquim José freire, que atende aos soldados e à população em geral da cidade de São Paulo. -- Anexo(s): atestado, requerimento. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: RELAÇÃO das ordens (minuta) expedidas pela Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar para a capitania de São Paulo no ano de 1771, trazendo os resumos de todos os ofícios e as minutas de 4 deles, nos quais se trata de vários assuntos: da boa execução que o Morgado de Mateus vem dando às ordens reais; dos índios bárbaros que habitam o sertão; da oposição dos castelhanos nas fronteiras; do mapeamento do rio Tietê, da organização militar na capitania; do emprego da madeira dos pinhais; do pedido de remessa do Compêncio Histórico da Universidade de Coimbra, e dos rendimentos da Provedoria da Fazenda Real. -- Anexo(s): provisão (minuta) , 4 carta (cópias) , 5 cartas (minutas). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador e capitão general da capitania de São Paulo, Morgado de Mateus, D. Luís Antônio de Sousa Botelho Mourão, ao [secretário do reino], marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo, tratando da disputa entre D. Fr. Manuel da Ressurreição, Bispo de São Paulo e o governador em torno do aproveitamento do Colégio dos jesuítas para residência oficial. -- Anexo(s): 2 certidões. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador e capitão general da capitania de São Paulo, Martim Lopes Lobo de Saldanha, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro sobre a capitania de São Paulo não ter casa própria para residência dos governadores, para Junta da Fazenda, Tesouro, e Junta da Fazenda. Comenta, também, sobre a ordem régia do Colégio e Seminário ficarem sob as ordens do bispo. -- Anexo(s): ofício. -- Observações: ofício n.º 44 do ano de 1776, Março, 9.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do Bispo de São Paulo, D. frei Manuel da Ressurreição, ao [secretário do reino], marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo sobre a queixa que faz contra ex-governador de São Paulo, Morgado de Mateus, D. Luís Antônio de Sousa Botelho Mourão, que retirou objetos valiosos de prata do edifício que foi dos jesuítas, e que o clérigo que os entregara só agora, já no governo de Martim Lopes Lobo de Saldanha, dispôs-se a fazer a acusação. Também queixa-se do mau estado do edifício que foi o colégio dos jesuítas, por culpa do mesmo Morgado de Mateus que destruíra celas para, ali instalar, fundição de ouro, casa de ópera, armazéns, aulas. -- Anexo(s): despacho do Bispo de São Paulo. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria