Resumo: RELAÇÃO das Representações cujas cópias foram remetidas ao governador e capitão-general da capitania de São Paulo, Antônio Manuel de Melo e Castro e Mendonça, para ele dar, sobre eles uma resposta. Desta relação constam os seguintes nomes: Antônio Ribeiro Cerqueira, Francisco Xavier dos Santos, Manuel Mexia Leite, Belchior Alvares Pereira, Jerônimo Martins Fernandes, Filipe Néri, Teobaldo da Fonseca e Sousa, Francisco Pinto Ferraz e Antônio Bernardo Bernardino da Veiga. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaParaná
167 Descrição arquivística resultados para Paraná
Resumo: RELAÇÃO (Minuta da) das alterações que se fizeram nos contratos dos dízimos na capitania de São Paulo, compreendendo os do Registo de Curitiba e de Viamão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: RELAÇÃO com o sumário de nove ofícios do governador e capitão general (da capitania de São Paulo) , D. Luis Antônio de Sousa Botelho, Mourão (morgado de Mateus) , para o ministro e secretário de Estado dos Negócios do Reino, (Sebastião José de Carvalho e Melo) , Conde de Oeiras. O ofício n.º 1 informa sobre os motivos que levaram o referido governador a organizar as expedições; o n.º 2, sobre os grandes descobrimentos que se têm feito nos sertões do Tibaji e Ivai; o n.º 3, sobre a carta do ajudante de ordens, Antônio Lopes de Azevedo; o n.º 4 sobre outra carta do mesmo ajudante de ordens, pela qual se dá conta da chegada de socorros e artilharia à praça de Iguatemi e dos movimentos dos castelhanas; o n.º 5, sobre a expedição do rio do Registo de que é capitão Antônio da Silveira Peixoto; o n.º 6, sobre o descobrimento dos Campos de Guarapuava feita pelo comandante Cândido Xavier (de Almeida) e fundação da fortaleza de Nossa Senhora do Carmo; o n.º 7, sobre os oficiais falecidos; o n.º 8, sobre as serranias e pântanos que cercam o sertão e necessidade de o defender e o n.º 9, sobre o prejuízo que causa o estabelecimento de fazendas de criação em Minas, porque arruína o comércio da capitania de São Paulo, e os direitos reais que se pagam às Provedorias de São Paulo e Viamão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: RELAÇÃO (Fragmento de uma) , na qual consta terem sido concedidas cartas de sesmaria ao alferes Luis Teixeira de Toledo, em 23 de Março de 1795, e ao coronel Modesto Antônio Coelho Neto, em 21 de Março de 1795; e cartas patentes ao sargento-mor da Legião Anastácio Fragosa da Silva; coronel Modesto Antônio Coelho Neto; quartel-mestre Manuel Coelho Neto; capitão de Granadeiros Manuel Pinheiro Ribeiro, tenente de Granadeiros Antônio Pedro Fernandes Pinheiro; alferes José Joaquim do Amaral. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: RELAÇÃO dos contratos da capitania de São Paulo que, na Secretaria do Conselho Ultramarino, consta terem sido arrematados pelo mesmo Conselho, com declaração do tempo, das quantias e das pessoas a quem foram arrematados: Contrato dos dízimos de Santos e de São Paulo; contrato do subsídio dos molhados de Santos; contrato do subsídio da água-ardente de Santos: contrato das passagens de São Paulo para as minas do Cuiabá; contrato das passagens antigas do povoado de Santos e de São Paulo; contrato das passagens de metade dos direitos de Curitiba; contrato do Registo de Curitiba, arrematado juntamente com o do Registo do Viamão; contrato do Registo de Viamão arrematado separadamente. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: RELAÇÃO da despesa certa e infalível que faz a Fazenda Real da Provedoria da praça de Santos. Entre outras refeze-se às despesas feitas com o Bispo de (São Paulo) , ministros e oficiais da Sé de São Paulo; capelão da Fortaleza da Barra de Santo Amaro; governador da praça de Santos, Fortaleza de Itapema; ouvidor da cidade de São Paulo; ouvidor de Paranaguá intendente da mesma vila; provedor do registo de Curitiba; a diferentes funcionários da Casa da Fundição de São Paulo, a Manuel Fernandes Viana, pelos obras efetuadas na Fortaleza da Barra Grande de Santo Amaro; e ao fiscal, José Correia da Silva. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: RELAÇÃO de candidatos ao posto de capitão para a praça de Santos. Dessa relação constam os seguintes nomes: Francisco Aranha Barreto, Manuel da Silva, Manuel Correia Quintana, José Pedro Galvão de Moura Lacerda, João de Góis e Araújo, Jacinto Rodrigues da Cunha e Agostinho da Fonseca Castro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: RELAÇÃO (Minuta da) dos serviços prestados pelo sargento-mor João Martins Claro na capitania de São Paulo e nas vilas: de Santos, de Nossa Senhora da Conceição da Cunha, de "Tinhaem", de São Vicente e "das mais vilas do Sul". Desta Relação constam, entre outros, os seguintes serviços: Em 1677, o referido sargento-mor acompanhou o administrador D. Rodrigo de Castelo Branco na exploração das minas do Rio de Janeiro "correndo toda a costa até Pernaguá e todo o certão onde havia minas como foi de Peruña, Itambê, D. Jafne (?) e outras"... Em 1695 o mesmo sargento-mor conseguiu apaziguar os habitantes da vila de (Nossa Senhora da Ponte de) Sorocaba (Sorocava) que se tinham levantado contra o capitão-mor Manuel Peixoto por este "querer dar a execução a baxa da moeda... ". Na mesma Relação vem citada a carta do governador (e capitão general da capitania) do Rio de Janeiro, (Artur de Sá e Menezes) remetida àquele oficial em 20 de Setembro de 1698, em que lhe agradecia a prontidão e zelo com que efetuara os seus serviços. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: RELAÇÃO dos Livros que se remeteram para a capitania do Rio de Janeiro, Minas (Gerais) , São Paulo, Santos e Nova Colônia (do Sacramento) e seu custo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: RELAÇÃO de fardamentos, da Guarnição da capitania de São Paulo, feita pelo desembargador e provedor da Fazenda Real, Francisco José Brandão. -- Anexo(s): relação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: RELAÇÃO (Cópia da) das perguntas feitas pelo governador e capitão-general da capitania de São Paulo, D. Luís Antônio de Sousa (Botelho Mourão, morgado de Mateus) , em Lisboa, ao Conde de Oeiras, (Sebastião José de Carvalho e Melo?) , e das respostas dadas pelo dito Conde. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: RELAÇÃO das cartas que se escrevem da Casa de Fundição e Quintos Reais, da capitania de São Paulo, referindo-se entre outros assuntos ao pagamento que se fez ao Conselho da Fazenda das matérias que se remeteram por conta desta Casa para o exercício dela, e à ordem real em que se mandava remeter para o Reino o produto do seqüestro feito a Francisco Pinheiro de Abreu, fundador daquela Casa de Fundição de São Paulo. Assinada por Manuel Vieira. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: RELAÇÃO das contas que o governador da praça de Santos dá ao Rei, pelo seu Conselho Ultramarino, referindo-se entre outros assuntos aos preceitos a observar na cobrança dos direitos das cavalgaduras que vêm do Rio Grande e à informação que se manda tomar ao requerimento de André Álvares de Castro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: RELAÇÃO das cartas para o Rei expedidas do governo da praça de Santos, feita e assinada por Antônio da Silva e Almeida, da qual constam, entre outros assuntos, os seguintes: a informação do estado da Infantaria e mais oficiais da praça de Santos e a necessidade para ela de cem recrutas das ilhas, bem como a representação que se faz para as obras da fortaleza de Itapema que o sargento-mor Torcato Teixeira Carneiro quer executar à sua custa. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: RELAÇÃO dos livros que se remeteram para a Casa da Moeda das Minas e Provedoria de São Paulo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: RELAÇÃO dos sumários tirados do Livro 2º das Consultas, sobre assuntos de São Paulo, sendo eles na folha 2, o da consulta de 20 de Dezembro de 1780 sobre a conta que deu o provedor da Fazenda Real de Mato Grosso, que, sem embargo do que dispôs na Provisão de 15 de Julho de 1762, se remate naquela capitania o contrato dos dízimos na forma que se observa nos outros contratos do Brasil; na folha 7, o da consulta de 6 de Fevereiro de 1784, sobre a representação que os oficiais da Câmara da vila de Paranaguá fizeram a (D. Maria I) pedindo para ordenar que se arbitre o rendimento do subsídio literário daquela comarca para pagamento do mestre de Gramática: na folha 8, o da consulta de 3 de Julho de 1784 sobre a informação que dá o juiz de fora, conservador dos Índios da Vila Bela do Senhor Bom Jesus do Cuiabá, Antônio Rodrigues Gaioso expondo a ruína em que se achava a igreja de Santa Ana do Sacramento, Matriz daqueles índios, bem como as reparações que lhe fizera e as faltas e necessidades que têm. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: RELAÇÃO DE SERVIÇOS prestados por Simão Afonso, na praça de Santos, desde 7 de Janeiro de 1701 até 1 de Setembro de 1724, como: soldado, sargento-supra e do número, e por último, no posto de alferes da Companhia do capitão Luís Antônio de Sá Queiroga, por "numbramento", do mestre de campo, governador da referida praça, José Monteiro de Matos, recebendo soldo de sargento do número. Serviu ainda como, alferes na Companhia do capitão André Cursino de Matos, por "numbramento" do governador e capitão general da capitania de São Paulo, Antônio Albuquerque Coelho de Carvalho. Serviu naqueles postos, com notória satisfação, executando, todas as ordens com a maior prontidão. No impedimento do capitão, comandou a guarnição, deslocada na fortaleza de Santo Antônio da Barra Grande. Quando a referida fortaleza foi atacada pelo régulo Bartolomeu Fernandes de Faria, Simão Afonso, que se encontrava na fortaleza de Monserrate, acorreu a prestar auxílio portando-se: com excepcional valentia, o que originou a expulsão do inimigo. Acompanhou o capitão José Luís Fragoso, à vila de São Vicente, para nela procederem à recruta de soldados. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: RELAÇÃO das cartas expedidas pelo governador e capitão-general (da capitania de São Paulo) , D. Luis Antônio de Sousa Botelho Mourão, ao ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, referentes ao estado político, sesmarias, povoações, finanças e armação da capitania de São Paulo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: RELAÇÃO das Cartas que o governador e capitão-general da capitania de São Paulo, D. Luís Mascarenhas, enviou ao Rei. A 1ª, trata da forma como se deve executar a guerra contra o gentio Caiapó, pelo constantes ataques que este fazia aos moradores das minas de Goiás (Goyâz) . A 2ª, trata dos ofícios da comarca de Goiás, suas avaliações e donativos com que ficam pensionados. A 3ª, trata do motivo por que ainda não fôra efetuada a diligência de que foi encarregado João Bicudo. A 4ª, trata da falsidade da conta que deram os oficiais da Câmara da vila de São João d'El Rei sobre o despojo das Minas do Rio Verde, Sapucaí, (Sypocahy) e Pedra Branca. A 5ª, trata dos insultos, mortes e estragos que tem cometido o gentio Caiapó e Acroá nas minas de Goiás e seus caminhos. A 6ª, trata de se saber se deve aprovar as custas que mandou pagar o ouvidor-geral da comarca de Goiás da devassa que se tirou do suborno que se fez na eleição trienal das justiças de Vila Boa: A 7ª, trata da representação que os oficiais da Câmara da cidade de São Paulo fizeram, a respeito de se vedar em "Minas" a fábrica de fumos e aguardentes. A 8ª, trata da falsidade que se achou numa borracha de ouro, da Intendência. A 9ª, trata dos novos direitos que devem pagar os ofícios comissários dos ausentes de Goiás. A 10ª, trata da construção da nova Matriz de Vila Boa. A 11ª, trata do novo descobrimento do Paracatu. A 12ª, trata da extração de diamantes das Minas de Cuiabá a uma légua de distância da vila do Senhor Bom Jesus no rio "Coxipomerin". A 13ª, trata de vários assuntos relativos ao estado da capitania de São Paulo. A 14ª, trata da prisão de João Barbosa, levada a efeito pelo ouvidor da comarca de Goiás. A 15ª, trata do exame mandado fazer pelo provedor da Fazenda Real de Goiás, nos "ryos probidos". A 16ª, trata da extinção dos engenhos de aguardentes. A 17ª, trata da oposição que se fazia à criação do posto de ajudante de tenente na capitania de São Paulo. A 18ª, trata da oposição que se fazia à criação do posto de ajudante supra da praça de Santos. A 19ª, trata dos contratos que devem ficar na Provedoria de Santos. A 20ª, trata da desordem cometida pelo vigário da vara da cidade de São Paulo, no recolhimento de Santa Teresa. A 21ª, trata do número de religiosos que deviam estar na capitania de São Paulo. Com a assinatura do secretário do Governo (da capitania de São Paulo) , Manuel Pedro de Macedo Ribeiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: RELAÇÃO feita pelo secretário do governador (e capitão-general da capitania de São Paulo, D. Luís Mascarenhas) Manuel Pedro de Macedo Ribeiro, das cartas do serviço de (D. João V) que o referido governador escreve, pelo Conselho Ultramarino, ao mesmo Rei (entre 1739 x 1748) . -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria