Resumo: OFÍCIO de Jorge Furtado de Castro do [Rio], para o [secretário do Conselho Ultramarino], Manuel Barreto de Sampaio, sobre a pretensão de Francisco Gonçalves Barbosa em ser nomeado para o governo do Gurupá, no Estado do Maranhão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaPará
4606 Descrição arquivística resultados para Pará
Resumo: OFÍCIO do [ex-governador e capitão-general do Estado do Maranhão, Grão-Pará e Rio Negro], Artur de Sá de Meneses, para o [secretário do Conselho Ultramarino], André Lopes de Lavre, sobre o pedido do Conselho Ultramarino para se pronunciar acerca de um assunto referente a uma decisão do actual [governador e capitão-general do Estado do Maranhão, Grão-Pará e Rio Negro], António de Albuquerque [Coelho de Carvalho]. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [capitão-general] Gomes Freire de Andrade para o [secretário do Conselho Ultramarino], André Lopes de Lavre, sobre a devassa que o ouvidorgeral do Maranhão, [Manuel Nunes Colares], remeteu para se ver as causas da guerra contra o gentio, e acerca da guerra que o capitão-mor [da capitania do Pará], Hilário de Sousa de Azevedo fez com os índios tacunhapés. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [capitão-general ] Gomes Freire de Andrade, para o [secretário do Conselho Ultramarino], André Lopes de Lavre, sobre a carta remetida pelo governador da capitania do Pará, relativa à chegada ao porto da cidade de Belém do Pará de quatro holandeses, oriundos do Suriname, com o objectivo de encetar relações comerciais e de união com os Portugueses, contra a Guiana Francesa sua vizinha. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [capitão-general] Gomes Freire de Andrade, para o [secretário do Conselho Ultramarino], André Lopes de Lavre, sobre a queixa apresentada pelo procurador da Coroa e Fazenda da capitania do Pará, João Caldeira Lisboa, contra o Visitador eclesiástico do Estado do Maranhão, padre Francisco Tavares Macedo, e contra o Bispo daquela Diocese [D. frei Timóteo do Sacramento]. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [provedor da Fazenda Real do Estado do Maranhão], José de Mendonça, ao [secretário de estado, Diogo de Mendonça Corte Real], sobre as contas do tesoureiro das Tropas dos Resgates, José Ferreira de Sampaio. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general do Estado do Maranhão], Alexandre de Sousa Freire, para Paulo da Silva Nunes, sobre as querelas com os padres da Companhia de Jesus. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador e capitão-general do Estado do Maranhão, Alexandre de Sousa Freire, para o [procurador dos povos do Estado do Maranhão e Grão-Pará], Paulo da Silva Nunes, sobre o reduzido número dos padres da Companhia de Jesus; a chegada de uma balandra francesa a Belém do Pará; informando acerca do estado em que encontrou a cidade do Maranhão quando a ela regressou, no ano de 1730 e as medidas que adoptou para resolver a situação; o envio de Belchior Mendes de Morais para se informar das notícias chegadas acerca da exploração de ouro no rio Pindaré; a remessa de cacau, dinheiro e dobrões de ouro para o rei usar nas obras em Mafra, notícias do cultivo do café e da fábrica de anil; a boa administração da justiça e o envio para o Reino do escrivão da Ouvidoria, António de Melo [e Almeida], preso por ordem do ouvidor-geral da capitania do Pará, Luís Barbosa de Lima. -- Anexo(s): ofício. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO de Manuel da Costa Madureira para o [governador e] capitão-general do Estado do Maranhão, Alexandre de Sousa Freire, sobre o povoamento da capitania do Pará. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador e capitão-general do Estado do Maranhão, José da Serra, para o padre provincial da Companhia de Jesus, José Vidigal, sobre o pedido deste de índios para trabalharem nas salinas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador e capitão-general do Estado do Maranhão, José da Serra, para o padre provincial [da Companhia de Jesus], José Vidigal, a solicitar doze negros. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do provincial da Companhia de Jesus, padre José Vidigal, para o [governador e capitão-general do Estado do Maranhão, José da Serra], sobre a recusa em inserir missionários na tropa de resgate. capítulos de ofícios. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador e capitão-general do Estado do Maranhão, José da Serra, para o padre provincial da Companhia de Jesus, José Vidigal, sobre a recusa deste em o padre Luís Álvares não poder acompanhar a tropa dos resgates. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general do Estado do Maranhão], José da Serra, para o padre provincial da Companhia de Jesus, José Vidigal, sobre a nomeação de missionários para as tropas dos resgates. -- Anexo(s): ofício (minuta). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO (cópia) do capitão-mor Calisto da Cunha Valadares para o [governador e capitão-general do Estado do Maranhão], José da Serra, sobre os navios estrangeiros que se encontram no Macapá. -- Anexo(s): ofícios (cópia). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general do Estado do Maranhão], José da Serra, para o [secretário do Conselho Ultramarino], Manuel Caetano Lopes de Lavre, em que dá conta do seu procedimento relativamente às dúvidas do contramestre ao passar o recibo dos presos Baltazar Alves e Manuel de Brito, embarcados em sua frota. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do prelado da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, Silvestre Barreiros para o [governador e capitão-general do Estado do Maranhão], José da Serra, sobre as queixas que, em 1732 e em 1733, fez contra o convento do Maranhão, o antigo ouvidor-geral da capitania do Maranhão, Matias da Silva e Freitas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador e capitão-general do Estado do Maranhão, José da Serra, para o reverendo provincial [da Companhia de Jesus, José Vidigal], solicitando vinte canoas e alguns índios dos padres missionários a fim de poderem conduzir uma pedra ao Fortim da Barra. -- Anexo(s): ofício. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general do Estado do Maranhão ], José da Serra, para o [cardeal da Mota, D. João de Mota e Silva], sobre o comércio dos missionários com os moradores da capitania do Pará. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: doc. incomp.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do ouvidor-geral da capitania do Pará, Manuel Antunes da Fonseca, para o [governador e capitão-general do Estado do Maranhão, José da Serra], sobre as afirmações do negro escravo Paulo, que se tentou vender no Pará, e que se dizia pertencer a um dos falsificadores de moeda que vieram do Rio de Janeiro. -- Anexo(s): ofício. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria