Resumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], D. Francisco de Assis Mascarenhas, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo], remetendo o seu parecer anual sobre os procedimentos dos diversos ministros e bacharéis empregados na administração e defesa da capitania, nomeadamente o intendente do Ouro da Casa de Fundição de Vila Boa de Goiás, Florêncio José Morais Cid, que já havia solicitado a mercê de reforma do dito lugar, por motivos de doença. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaOfício
196 Descrição arquivística resultados para Ofício
Resumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], D. Francisco de Assis Mascarenhas, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo], sobre o sistema de ensino público administrado na capitania, diferente de outras capitanias da América Portuguesa, destacando o reduzido rendimento do Subsídio Literário, a dificuldade de pagamento dos ordenados dos professores, e o reduzido número de alunos para frequentar as escolas. -- Anexo(s): 22 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], D. Francisco de Assis Mascarenhas, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo], sobre a nomeação interina do bacharel Luís Martins Basto no cargo de secretário do governo da capitania, por falecimento do bacharel Joaquim Moreira de Carvalho, e pela prisão do seu efetivo, o bacharel Manuel Joaquim da Silveira Félix. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], D. João Manuel de Menezes, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo], sobre a prisão do secretário do governo, bacharel Manuel Joaquim da Silveira Félix, acusado de roubo e falsificação dos emolumentos das patentes militares, e a nomeação do bacharel Joaquim Moreira de Carvalho, para ocupar, interinamente, o seu lugar. -- Anexo(s): 4 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], D. João Manuel de Menezes, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo], sobre a tomada de posse do lugar de secretário de governo pelo bacharel Manuel Joaquim da Silveira Félix; o funcionamento de uma Aula de Filosofia Racional e Moral na comarca de Vila Boa; a organização dos Corpos de Milícias e Ordenanças de Goiás; e a publicação de um bando de apresentação das cartas patentes por confirmar, dos oficiais de Milícias e Ordenanças reformados e efetivos, para a atribuição da aposentadoria. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], D. João Manuel de Menezes, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, sobre as acusações contra o ex-intendente do Ouro da Casa de Fundição de Vila Boa, bacharel José Inácio Álvares de Castro Silva da Ribeira, e a ordem para libertar o acusado por falta de provas de culpa. -- Anexo(s): 9 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO de Ana Francisca Xavier Leite, viúva do tenente João Bonifácio, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, remetendo requerimento solicitando medidas que protejam a sua família das tentativas de extorsão de bens por parte do bacharel Joaquim Moreira de Carvalho e de seu pai, Manuel Moreira de Carvalho, deixando a suplicante e seus filhos desamparados e sem sustento. -- Anexo(s): 4 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], Tristão da Cunha Meneses, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, sobre a disputa judicial entre o professor de Latinidade, Bartolomeu António Cordovil e o bacharel Joaquim Moreira de Carvalho, tendo por objeto um escrito contendo palavras ofensivas à Sua Majestade. -- Anexo(s): 3 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], Tristão da Cunha Meneses, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, sobre os maus procedimentos do intendente do Ouro da [Casa de Fundição de Vila Boa] e ouvidor interino, bacharel José Inácio Álvares de Castro, em detrimento da população de Goiás. -- Anexo(s): 13 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], Tristão da Cunha Meneses, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar] Martinho de Melo e Castro, sobre a licença do secretário de governo de Goiás, João José da Costa da Silveira, e o provimento do bacharel Inácio José Álvares de Oliveira no lugar de secretário do governo de Goiás. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], Tristão da Cunha Meneses, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, sobre o falecimento do ouvidor-geral de Goiás, desembargador Salvador Pereira da Costa, e solicitando a nomeação de um outro bacharel para o dito cargo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do Visconde de Vila Nova, [1º marquês de Ponte de Lima], [D. Tomás Xavier de Lima de Nogueira Vasconcelos Teles da Silva] ao conde da Cunha, [presidente do Conselho Ultramarino, D. António Alves da Cunha], solicitando que pelo Conselho Ultramarino sejam passadas as ordens necessárias para o ouvidorgeral de Goiás, bacharel Diogo Miguel Frary da Silva poder deixar o cargo antes da nomeação do seu sucessor. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], Luís da Cunha Menezes, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, sobre as falsas e incompletas informações que constam no requerimento do bacharel Pedro Bernardino de Sousa Brandão, contra o ex-governador e capitão-general de Goiás, [barão de Mossâmedes], José de Almeida Vasconcelos de Soveral e Carvalho. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO (minuta) do [secretário de estado dos Negócios Estrangeiros, conde de Oeiras, Sebastião José de Carvalho e Melo], ao [governador e capitão-general de Goiás], João Manuel de Melo, sobre a carta acerca do estado lastimoso em que a cobiça e a vaidade do ex-governador e capitão-general de Goiás, conde de São Miguel, D. Álvaro José Xavier Botelho de Távora, do desembargador Agostinho Luís Ribeiro Vieira, bacharéis e mais pessoas declaradas, reduziu a capitania de Goiás. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [juiz] sindicante e ouvidor-geral de Goiás, Francisco de Atouguia Betencourt e Lira, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, Tomé Joaquim da Costa Corte Real], sobre a devassa tirada ao seu antecessor na ouvidoria de Goiás, bacharel António da Cunha Sotomaior, e remetendo os autos dela. -- Anexo(s): 14 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do (ex-governador e capitão-general da capitania de São Paulo) , Antônio Manuel de Melo Castro e Mendonça, para o (ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos) , visconde de Anadia, (João Rodrigues de Sá e Melo Soto-Maior) , informando que, já num ofício datado de 1801, expusera as razões por que suspendera o bacharel Miguel Carlos Aires de Carvalho do cargo de procurador da Fazenda da capitania de São Paulo, tendo essa decisão sido aprovada pelo (Príncipe Regente, D. João) . Tendo-lhe constado que, pelo Conselho Ultramarino, se expedira ordem a favor da recondução do referido bacharel ao mesmo lugar, pede-lhe que remeta a esse tribunal o citado ofício, com todos os seus documentos e papéis anexos, para, no caso de ser ouvido, ser depois consultada a parte contrária, a fim do Príncipe resolver o que achar mais justo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do (governador e capitão general da capitania de São Paulo, Antônio Manuel de Melo Castro e Mendonça) para o (ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos) visconde de Anadia (João Rodrigues de Sá e Melo Soto-Maior) , informando que o bacharel Francisco Vieira Goulart, não chegou a receber dinheiro (para comprar os utensílios necessários à montagem dum laboratório farmacêutico) de que tinha sido encarregado, porque (o governador e capitão-general da capitania de São Paulo, Antônio José da Franca e Horta) quando chegou àquela capitania, mandou recolher, aos cofres reais, o dinheiro que fora destinado àquele empreendimento. O dito governador Castro e Mendonça pede, também, para esta informação ser transmitida ao (Príncipe Regente, D. João) a fim do referido bacharel não ter de sofrer aborrecimentos. -- Anexo(s): requerimento, lembrete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO de Antônio Tomás da Silva Leitão, dizendo que, por ordem de (D. Maria I) , fez a visita do ouro à sumaca (Nossa Senhora da) Vitória de que é capitão, João Pedro Leal. O dito navio vinha de Santos e nele viajava o estudante, João de Sousa Pereira Bueno que vinha recomendado a Joaquim Pedro Quintela. Diz, também, que o mesmo capitão lhe participou que, no mar das ilhas, suportaram uma tempestade em que morreu o contra-mestre Manuel José. -- Anexo(s): resumo. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do (governador e capitão-general da capitania de São Paulo) , Bernardo José Maria de Lorena (e Silveira) , para o (ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos) , Martinho de Melo e Castro, remetendo uma representação dos oficiais da Câmara da cidade de São Paulo, na qual, entre outras coisas, se exaltam as qualidades do juiz de fora de Santos, bacharel José Antônio Apolinário da Silveira. -- Anexo(s): representação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO n.º 6 do (governador e capitão-general interino, da capitania de São Paulo) , Frei José Raimundo Chichorro (da Gama Lobo) , para o (ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos) , Martinho de Melo e Castro, no qual informa que, não podendo o bacharel João de Sampaio Peixoto exercer os cargos de procurador da Coroa e Real Fazenda que ocupava naquela mesma capitania, nomeou, conforme a Carta Régia de 7 de Julho de 1774, o bacharel Miguel Carlos Aires de Carvalho. -- Anexo(s): portaria, termo de nomeação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria