Resumo: OFÍCIO (cópia) do [governador e capitão-general do Estado do Maranhão], Manuel Bernardo de Melo de Castro, ao governador do Piauí, [João Pereira Caldas], sobre a possibilidade de enviar os filhos dos nobres para o colégio da Nobreza do Maranhão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaNordeste (Brasil)
161 Descrição arquivística resultados para Nordeste (Brasil)
Resumo: OFÍCIO do [governador do Piauí], João Pereira Caldas, ao [ex-secretário de estado da Marinha e Ultramar], Tomé Joaquim da Costa Corte Real, sobre o sequestro dos bens dos padres da Companhia de Jesus e do envio destes para o Colégio da Bahia. -- Anexo(s): 3 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do padre reitor da Companhia de Jesus do Colégio da Bahia ao rei [D. José], solicitando certidão da ordem passada ao ouvidor e desembargador do Maranhão, Manuel Sarmento, para ir ao Piauí e Jacobina demarcar as terras que os sesmeiros da dita Ordem possuem naqueles distritos. -- Anexo(s): 4 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [padre] Luís José de Albuquerque Cavalcanti Lins, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar no Brasil, conde das Galveias, D. João de Almeida Melo e Castro], sobre ter enviado os documentos que provam a necessidade de escravos e acerca da verba paga pela Junta da Fazenda Real para que o administrador do colégio que foi dos Jesuítas possa cuidar do dito colégio e da Igreja, explicando os motivos da dita Junta em criticar tal pagamento. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [padre] Luís José de Albuquerque Cavalcanti Lins, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar no Brasil, conde das Galveias, D. João de Almeida Melo e Castro], sobre ter escrito a João Gomes Barroso confirmando o pagamento do Compromisso da Irmandade de Santa Cecília; enviando os documentos necessários para que os seus irmãos possam receber as graças solicitadas; informando que está a espera dos papéis para o hábito de Cristo de seu irmão Francisco a serem conferidos; e acerca dos móveis de casa pedidos pelo dito senhor, sugere que não se faça na dita capitania, por ser um serviço oneroso e demorado; e que se têm dificultado, na Junta da Fazenda Real da dita capitania, os pedidos de seu irmão Antônio, administrador do colégio dos Jesuítas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [padre] Luís José de Albuquerque Cavalcanti Lins ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar no Brasil], conde das Galveias, [D. João de Almeida Melo e Castro], enviando agradecimentos pelas graças concedidas: o ordenado de administrador do Colégio dos jesuítas para o seu irmão Antônio e a insígnia da ordem de Cristo para o irmão Francisco; informando ter pago a letra de João Gomes Barros acerca do compromisso de uma irmandade e de estar enviando posteriormente a encomenda das madeiras pedidas pelo dito secretário. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PROVISÃO do ministro assistente do despacho e presidente do Real Erário, conde de Aguiar, [D. Fernando José de Portugal e Castro], ordenando que a Junta da Fazenda Real da capitania de Pernambuco pague anualmente o ordenado do administrador do colégio que foi dos Jesuítas, padre Antônio José Cavalcanti Lins. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [padre] Luís José de Albuquerque Cavalcanti Lins, ao [conde das Galveias, João de Almeida Melo e Castro], sobre seu irmão, o padre Antônio José Cavalcanti Lins, estar sendo prejudicado pelos inimigos que a família Cavalcanti tem, pois uma provisão da Mesa da Consciência e Ordens desceu para que o governo da capitania de Pernambuco desse um parecer, e não pode ser adiada; informando que este seu irmão não recebe os salários a que tem direito como administrador do colégio dos Jesuítas; e comunicando as notícias que tem tido da Europa acerca de cinco províncias da França terem se levantado contra Napoleão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [padre] Luís José de Albuquerque Cavalcanti Lins ao [conde das Galveias, D. João de Almeida Melo e Castro], enviando congratulações pelos cargos e honrarias reais que tem recebido seu ilustre amigo, solicitando que se resolva o caso de seu irmão concedendo-lhe a carta de aprovação e remetendo a despesa para se pagar as taxas necessárias; informando que continuam sem pagar o seu irmão Antônio, que é administrador do colégio erguido pelos Jesuítas; remetendo melancias, laranjas, doces de pitanga e de mangaba pelo comandante do brigue Lebre, informando que o padre carmelita Francisco Leandro vai à Corte ultimar seu requerimento onde pede a criação de uma cadeira de Filosofia pela qual foi licenciado; e da sua alegria em receber em sua casa visita de D. José Tomás de Meneses. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO (minuta) do administrador da Igreja do colégio do Recife dos extintos Jesuítas, padre Antônio José Cavalcanti Lins, ao príncipe regente [D. João], pedindo o pagamento dos quartéis vencidos e os que forem vencendo da sua administração, como fora estabelecido por carta régia de 1759, e para ser confirmado na dita administração. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do Bispo de Pernambuco, [D. José Joaquim da Cunha de Azeredo Coutinho], à rainha [D. Maria I], pedindo a doação do edifício, igreja, suas alfaias e a cerca do colégio de Olinda, pertencentes aos Jesuítas, para a igreja de Pernambuco para nele se estabelecer o Seminário. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO (1ª via) do [governador da capitania de Pernambuco], D. Tomás José de Melo, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, sobre a possibilidade de se reformar o Colégio dos Jesuítas, a fim de se tornar a residência do [governador]. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do Bispo de Pernambuco, frei D. Diogo [de Jesus Jardim], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, sobre a possibilidade de transformar o Colégio dos Jesuítas em um seminário, e sugerindo formas de gestão e a necessidade de prestar socorro para os expostos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do Bispo de Pernambuco, frei Diogo [de Jesus Jardim], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, sobre sua chegada e tomada de posse, descrevendo os dissabores de sua viagem, a situação do provincial carmelita, as inimizades contra sua pessoa e sugerindo que o colégio dos Jesuítas possa vir a ser um seminário. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador da capitania de Pernambuco], José César de Meneses, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, sobre a necessidade de reforma na residência do governador e sua mudança para o antigo colégio dos Jesuítas. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do Bispo de Pernambuco, D. Tomás [da Encarnação Costa e Lima], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, sobre a carta que enviou ao Reino, em que pede para criar um Seminário no antigo Colégio Jesuíta de Olinda, solicitando despacho dos requerimentos a respeito dos canonicatos das igrejas propostas. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO da Câmara do Recife ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, remetendo cartas à rainha por intermédio desta Secretaria de Estado a respeito da Companhia Geral [do Comércio de Pernambuco e Paraíba]; de se transformar o Colégio do Recife em um seminário; de se estender a lei de 1773 às capitanias [do Brasil]; e informar sobre o alvará de 5 de setembro de 1774, a respeito dos juízes e vereadores. -- Anexo(s): 5 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA (1ª via) da Junta da Fazenda Real da capitania de Pernambuco ao rei [D. José I], sobre os bens seqüestrados aos Jesuítas, não arrematados ainda por falta de lançadores; enviando relação dos edifícios dos colégios, igrejas, pratarias, altares e sacristias; e informando que o produto dos referidos bens vai sendo remetido à Corte. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA (1ª via) da Junta da Fazenda Real da capitania de Pernambuco ao rei [D. José I], sobre a doação para o Colégio de Olinda feita pelo governador André Vidal de Negreiros, segundo declaração de seus filhos e a irregularidade nos papéis deixados quando da sua morte, impossibilitando o cumprimento de suas ordens no que se refere ao dito colégio. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do Bispo de Pernambuco, [D. Francisco Xavier Aranha], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, sobre pôr administradores eclesiásticos nas igrejas e colégios dos Jesuítas. -- Anexo(s): 3 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria