Resumo: OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas bacharel Francisco Manuel de Sousa Costa ao [governador e capitão-general de Pernambuco Manuel da Cunha e Meneses] sobre o exame e devassa que fez acerca da arribada à barra de Coroípe de um navio holandês chamado Princesa do Brasil, de que é proprietário João Manuel da cidade de Amesterdão, capitão o holandês Jacob Blawn, fretado por Domingos Luís da Costa para a Costa da Mina. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaNordeste (Brasil)
16500 Descrição arquivística resultados para Nordeste (Brasil)
Resumo: OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas Francisco Nunes da Costa ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar Martinho de Melo e Castro] sobre a apreensão de caixas de açúcar a Diogo Francisco dos Santos proprietário do navio Novo, feito na Barra Grande, e o contrabando de caixas de açúcar da ilha de São Aleixo e de Una para a Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ofício nº 6.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas Francisco Nunes da Costa ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar Martinho de Melo e Castro] sobre a visita e apreensão de caixas de açúcar à sumaca invocada Nossa Senhora do Rosário, Flor de São Miguel, mestre José Gonçalves, proprietário um comerciante da Bahia, entrada no porto da Barra Grande, e a outras duas com despachos da Bahia, fundeadas no porto de Santo António Grande, uma de que é mestre António Dias Santiago, proprietário Jácomo Rumachi D’ella Praça, outra de que é mestre Inácio Vicente Fernandes, proprietário José ou Fulano de Araújo; e o arrombamento e roubo que fizeram da casa do depósito onde se guardavam as caixas e apetrechos apreendidos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ofício nº 7.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO de António da Costa de Araújo ao secretário de estado da Marinha e Ultramar [Martinho de Melo e Castro] sobre os vexames, roubos e extorsões que praticam o corregedor, escrivão e demais justiças com as viúvas e órfãos, donos dos engenhos e mais povo da comarca. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO dos oficiais da Câmara da vila de Atalaia ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, conde de Linhares, D. Rodrigo de Sousa Coutinho] sobre a necessidade e vantagens de se estabelecer um ministro superintendente, o ouvidor-geral de Alagoas José de Mendonça de Matos Moreira, para acautelar a conservação das matas, denominadas dos Palmares e as dos campos de Inhaum, de madeiras para a construção naval na Bahia, Pernambuco e Arsenal de Lisboa, fazendo a inspecção e demarcação delas para o serviço real e para a agricultura e subsistência dos povos da comarca. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: regência do príncipe D. João.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO dos oficiais da Câmara da vila de Porto Calvo ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, conde de Linhares, D. Rodrigo de Sousa Coutinho] sobre a necessidade e vantagens de se estabelecer um ministro superintendente, o ouvidor-geral de Alagoas José de Mendonça de Matos Moreira, para acautelar a conservação das matas da comarca da vila de Alagoas, de madeiras, principalmente a sucupira, paus amarelos e pau brasil, para a construção naval na Bahia, Pernambuco e Arsenal de Lisboa, fazendo a inspecção e demarcação delas para o serviço real e para a agricultura e subsistência dos povos da comarca. -- Anexo(s): atestações. -- Observações: regência do príncipe D. João.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO dos oficiais da Câmara da vila de Alagoas do Sul ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, conde de Linhares, D. Rodrigo de Sousa Coutinho] sobre a necessidade e vantagens de se estabelecer um ministro superintendente, o ouvidor-geral de Alagoas José de Mendonça de Matos Moreira, para acautelar a conservação das matas da comarca da vila de Alagoas, de madeiras para a construção naval na Bahia, Pernambuco e Arsenal de Lisboa, fazendo a inspecção e demarcação delas para o serviço real e para a agricultura e subsistência dos povos da comarca. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: regência do príncipe D. João.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas José de Mendonça de Matos Moreira ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, conde de Linhares, D. Rodrigo de Sousa Coutinho] sobre a necessidade e vantagens de se estabelecer um ministro superintendente para acautelar a conservação das matas, da comarca da vila de Alagoas, de madeiras para a construção naval na Bahia, Pernambuco e Arsenal de Lisboa, fazendo a inspecção e demarcação delas para o serviço real e para a agricultura e subsistência dos povos da comarca, propondo a sua nomeação para o dito lugar sem ordenado ou emolumentos, apenas com a graduação de desembargador da Casa da Suplicação. -- Anexo(s): atestações. -- Observações: regência do príncipe D. João.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas Manuel Joaquim Pereira de Matos Castelo Branco ao [oficial-maior da Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar, Joaquim José de Freitas] a enviar letra de quantia referente ao produto da distribuição e venda de impressos ao povo da comarca. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do capelão da vila de Alagoas, António Gomes Coelho, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar, visconde de Anadia, João Rodrigues de Sá e Melo] a solicitar não ser condenado sem ser ouvido sobre as queixas que fazem por requerimento contra si. -- Anexo(s): requerimentos e certidão. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do ouvidor-geral de Alagoas António Batalha ao governador e capitãogeneral da Bahia, conde dos Arcos [D. Marcos de Noronha e Brito] sobre a história dos acontecimentos da comarca depois da revolução de Pernambuco. -- Anexo(s): certidões. -- Observações: conde dos Arcos, D. Marcos de Noronha e Brito, nomeado secretário de estado da Marinha e Ultramar em 1817, 06, 23.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador de Alagoas Sebastião Francisco de Melo e Póvoas ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar] conde dos Arcos [D. Marcos de Noronha e Brito] sobre a impossibilidade de se consertar e apetrechar de sobresselentes o brigue Escuna Real. -- Anexo(s): lembrete. -- Observações: ofício nº 20.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador de Alagoas Sebastião Francisco de Melo e Póvoas ao conde dos Arcos [D. Marcos de Noronha e Brito] sobre a construção da corveta de guerra que denominou de Rainha Carlota, e de que foi encarregado o mestre de Obras Públicas de Alagoas, Ângelo Dias Gomes, do qual envia requerimento em que pede promoção ao posto de Segundo Tenente da Armada Real, com o soldo da patente. -- Anexo(s): requerimento e instrumentos públicos. -- Observações: ofício nº 21.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador de Alagoas Sebastião Francisco de Melo e Póvoas ao secretário de estado da Marinha e Ultramar [Joaquim José Monteiro Torres] sobre o estabelecimento do Governo Provisório da província de Alagoas. -- Anexo(s): 2 vias dirigidas ao presidente do Congresso Nacional e lembrete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador de Alagoas Sebastião Francisco de Melo e Póvoas ao [secretário dos Negócios Militares do estado do Brasil] Carlos Frederico Caula sobre o estabelecimento e composição da Junta do Governo Provisório da província de Alagoas, e a solicitar autorização para regressar a Portugal para tratar da sua saúde e bens. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO da Junta do Governo Provisório da província de Alagoas ao [membro da Junta Provisional do Governo Supremo do Reino em Lisboa] Francisco Maximiano de Sousa a enviar o auto da eleição e nomeação dos deputados da mesma província. -- Anexo(s): auto (cópia). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO da Junta do Governo Provisório da província de Alagoas ao [membro da Junta Provisional do Governo Supremo do Reino em Lisboa] Francisco Maximiano de Sousa a enviar cópia do termo de instalação da mesma Junta. -- Anexo(s): termo (cópia). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do presidente e representante da Junta do Governo Provisório da província de Alagoas, Sebastião Francisco de Melo e Póvoas ao presidente do Congresso Nacional em Lisboa sobre a partida dos deputados da província às Cortes. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO da Junta Provisional do Governo da província de Alagoas ao [secretário de estado da Guerra] António Teixeira Rabelo sobre o emprego e pagamento de soldos ao brigadeiro graduado Luís António da Fonseca Machado. -- Anexo(s): certidões e lembretes. -- Observações: António Teixeira Rabelo ocupou o cargo de Fevereiro a Setembro de 1821.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO da Junta Provisional do Governo da província de Alagoas ao secretário de estado da Marinha e Ultramar Joaquim José Monteiro Torres sobre a recepção da notícia e comemorações da chegada da família real a Lisboa, das Bases e Projecto da Constituição e Decretos do Soberano Congresso. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria