Montevideu (Uruguai)
233 Descrição arquivística resultados para Montevideu (Uruguai)
Detalhes disponíveis (em fase de processamento): Folder ; 49x57 cm ; p.
Instituto Histórico e Geográfico de São PauloDetalhes disponíveis (em fase de processamento): Folder ; 49x57 cm ; p.
Instituto Histórico e Geográfico de São PauloDetalhes disponíveis (em fase de processamento): 44x66 cm.
Instituto Histórico e Geográfico de São PauloDetalhes disponíveis (em fase de processamento): O exemplar refere-se aos dias 06 e 07 de fevereiro. ; Folder ; 59x82 cm ; p.
Instituto Histórico e Geográfico de São PauloDetalhes disponíveis (em fase de processamento): Folder ; 59x82 cm ; p.
Instituto Histórico e Geográfico de São PauloDetalhes disponíveis (em fase de processamento): Folder ; 59x82 cm ; p.
Instituto Histórico e Geográfico de São PauloDetalhes disponíveis (em fase de processamento): 51x70 cm.
Instituto Histórico e Geográfico de São PauloResumo: Dado não disponível.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [secretário de estado dos Negócios Estrangeiros e Guerra], D. João de Almeida e Melo e Castro, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior], sobre uma nota do embaixador espanhol em Portugal, conde del Campo d’Alange, reclamando a devolução do bergatim espanhol, São Salvador, do capitão D. José Agostinho Garcia, aprisionado pelos portugueses, perto de Montevidéu. -- Anexo(s): lembrete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA de José Francisco do Amaral e Albuquerque, informando sobre a morte do [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior], substituído pelo conde de Galveias, [D. João de Almeida de Melo e Castro] e afirmando estar enviando, pelo capitão do navio, um couro para cama de presente. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do comandante da esquadra ligeira do sul, conde de Viana, [D. João Manoel de Meneses], ao [secretário de estado dos Negócios Estrangeiros e Guerra], marquês de Aguiar, [D. Fernando José de Portugal e Castro], comunicando a ordem recebida do chefe da esquadra e comandante das forças navais do Rio da Prata, Rodrigo José Ferreira Lobo para assumir o comando da esquadra ligeira do sul (Rio da Prata) ; apresenta um panorama da esquadra e comunica a chegada em breve do [capitão-general de Montevidéu], barão de Laguna, [Carlos Frederico Lecor], em Maldonado. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do comandante da esquadra ligeira do sul, conde de Viana, [D. João Manoel de Meneses], ao [secretário de estado dos Negócios Estrangeiros e Guerra], marquês de Aguiar, [D. Fernando José de Portugal e Castro], relatando a sua viagem desde Santa Catarina para Maldonado, onde ficou, nos primeiros dias, sem poder obter notícias do exército português em terra; faz alusões às manobras do general Artigas, à sua reunião com o [capitão-general de Montevidéu], barão de Laguna, [Carlos Frederico Lecor], e outras notícias das manobras militares em terra e em mar. -- Anexo(s): 5 mapas. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do comandante da esquadra ligeira do sul, conde de Viana, [D. João Manoel de Meneses], ao [secretário de estado dos Negócios Estrangeiros e Guerra], marquês de Aguiar, [D. Fernando José de Portugal e Castro], informando que soubera por dois espanhóis fugitivos de Maldonado que o exército português havia derrotado as forças de Fructuoso Rivera; descreve a entrada vitoriosa das tropas lusas em Maldonado, com aceitação do Cabildo e do povo; comenta ainda outras manobras militares em Maldonado e Montevidéu, em terra e mar. -- Anexo(s): ofício, 2 convenções. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do primeiro-tenente e comandante, Nuno José de Sousa Manoel e Menezes, ao comandante da esquadra ligeira do sul, capitão de mar-e-guerra, conde de Viana, [D. João Manoel de Meneses], informando como foi bem recebido em Buenos Aires, tendo ali sido informado que o general Artigas mandara pedir um reforço de 2.000 homens, o que seria muito difícil arregimentar; comenta sobre um português que queria sair de Buenos Aires em seu navio, mas não conseguira autorização. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do comandante da esquadra ligeira do sul, conde de Viana, [D. João Manoel de Meneses], ao [secretário de estado dos Negócios Estrangeiros e Guerra], marquês de Aguiar, [D. Fernando José de Portugal e Castro], no qual informa sobre a sua reunião com o [capitão-general de Montevidéu], barão de Laguna, [Carlos Frederico Lecor], tão logo chegou a São Carlos, tendo acertado com ele as estratégias militares para o cerco a Montevidéu; dá conta das manobras do general Artigas e finaliza informando sobre seus gastos com os pagamentos e manutenção dos oficiais e soldados. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do comandante e capitão da fragata Fênix, Pedro Antônio Nunes, ao comandante da esquadra ligeira do sul, conde de Viana, [D. João Manoel de Meneses], sobre a movimentação de navios na região e apresentando uma relação das tropas portuguesas em Montevidéu em forma de ofício. -- Anexo(s): ofício em espanhol. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria