Resumo: OFÍCIOS (6) do [governo interino da Bahia], assinados pelo marechal de campo Florêncio José Correia de Melo e pelo chanceler da Relação, Firmino de Magalhães Sequeira da Fonseca, ao [secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo], o 1º, comunicando que foi registado o perdão ao desertor José da Silva e Sousa, o 2º, participando o cumprimento da CARTA RÉGIA do rei [D. João V]relativa ao aumento de ordenado do professor de língua latina José Francisco Cardoso, o 3º, informando sobre requerimento do comerciante Manuel José Ricardo solicitando autorização para adquirir madeiras para a construção de um navio, o 4º , informando ter dado baixa ao alferes Inácio Barbosa Leal e ao soldado Félix Rodrigues Portela e não a ter dado baixa ao capitão Jacome de Matos Teles de Meneses por ter acompanhado o vicerei para o Rio de Janeiro, o 5º, participando ter tomado conhecimento da anulação de CARTA RÉGIA do rei [D. João V]e informando do auxílio e socorro solicitado pelo chefe de divisão e comandante da Esquadra Donald Campebell e o 6º, sobre a licença concedida ao sargento do Regimento de Artilharia, Paulino da Silva Barbosa para frequentar o curso de matemática na Real Academia da Marinha. -- Anexo(s): requerimento. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaMatemática
5 Descrição arquivística resultados para Matemática
Resumo: OFÍCIOS (4) do governador [da Bahia], Francisco da Cunha Menezes ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Melo e Meneses Souto Maior], o primeiro, sobre a licença dada ao cadete do Segundo Regimento de Infantaria, João Borges de Barros, para cursar aulas na Faculdade de Matemática da Universidade de Coimbra, o segundo, informando que o intendente da Marinha e Armazéns Reais, capitão-de-mar-e-guerra José Francisco de Perné, tinha embarcado com a família ao Reino, o terceiro, que o capitão-de-mar-e-guerra, Henrique da Fonseca Souza Prego, exercia o lugar de intendente da Marinha, o quarto, sobre exportação de madeiras ao Reino. -- Anexo(s): relação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (3) do governador [da Bahia], Francisco da Cunha Menezes ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Melo e Meneses Souto Maior], o primeiro, informando sobre uma chegada da charrua Ativo, que era comandada pelo primeiro-tenente da Marinha, António Rodrigues de freitas, o segundo, informando que tinha mandado assentar praça de alferes, no Segundo Regimento de Infantaria, a António Basílio Tavares Leitão, embora tivesse uma licença para formar-se em Matemática na Universidade de Coimbra, o terceiro, informando que o bergantim espanhol, São Pio, tinha arribado à Bahia. -- Anexo(s): autos de diligências. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [vice-rei do Estado do Brasil], D. Fernando José de Portugal e Castro, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior], sobre ter conhecimento da concessão de licença com vencimento de soldo ao cabo de esquadra de Infantaria do Rio de Janeiro, Augusto César Guimarães, para frequentar os estudos de matemática na Universidade de Coimbra, bem como os estudos na Academia Real da Marinha, com a obrigação de remeter no fim de cada ano letivo a certidão e atestado de seus respectivos mestres. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], D. Francisco de Assis Mascarenhas, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo], solicitando a atribuição de licença de embarque ao alferes da Companhia de Dragões da mesma capitania, José Feliciano de Morais Cid, com destino ao Reino, para frequentar os estudos de Filosofia e Matemática na Universidade de Coimbra ou nas Academias Reais. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria