Resumo: REQUERIMENTO do chefe de esquadra graduado da Real Armada, Manuel do Canto Castro Mascarenhas, ao príncipe regente D. João, solicitando aviso dirigido ao brigadeiro comandante da Brigada Real da Marinha do Maranhão, autorizando a dispensa de dois cadetes, João do Canto Castro Mascarenhas e Francisco do Canto Castro Mascarenhas, filhos do suplicante, do serviço do Batalhão, para se matricularem, respectivamente, no Colégio das Nobres e em curso de aperfeiçoamento das Letras. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaMaranhão
24 Descrição arquivística resultados para Maranhão
Resumo: OFÍCIO do conselheiro do Conselho Ultramarino, D. Diogo de Sousa, para o secretário de estado da Marinha e Ultramar, visconde de Anadia João Rodrigues de Sá e Melo Souto Maior, a aconselhar o estabelecimento de um colégio na cidade de São Luís do Maranhão, indicando o padre Manuel Inácio de Carvalho para seu director. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do cadete do Regimento de Linha do Maranhão, Manuel Raimundo Correia de Faria, para o príncipe regente D. João, solicitando o beneplácito de Sua Alteza Real para frequentar os estudos de Engenharia no colégio da Academia das Ciências. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do juiz presidente, José Tomás da Silva Quintanilha, para a rainha D. Maria I, sobre o requerimento feito pelo sargento-mor, António Pereira da Silva, já falecido, e outros para a instituição de um seminário na casa de Nossa Senhora de Madre de Deus. E uma vez que é necessário dinheiro para instituir e manter o colégio, o juiz presidente sugere várias formas para obter o dinheiro necessário. -- Anexo(s): vários docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador da capitania do Maranhão], Joaquim de Melo e Póvoas, para o [secretário de estado dos Negócios do Reino], marquês de Pombal, [Sebastião José de Carvalho e Melo], referente ao estabelecimento, na cidade de São Luís do Maranhão, de um colégio para a educação dos filhos dos principais, capitães-mores, sargentos-mores e dos capitães dos índios, e à ordem recebida para serem repartidas pelos moradores da capitania do Maranhão as fazendas que pertenceram à Companhia de Jesus. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do bispo do Maranhão, D. fr. António de São José, ao rei D. José, sobre a incorporação da biblioteca do colégio de Nossa Senhora da Luz à Mitra da Catedral de São Luís do Maranhão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do bispo do Maranhão, D. fr. António de São José, ao rei D. José, sobre as providências tomadas para a união à Mesa episcopal do colégio de Nossa Senhora da Luz, dos jesuítas, situado na cidade de São Luís do Maranhão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador da capitania do Maranhão, Joaquim de Melo e Póvoas, para o secretário de estado da Marinha e Ultramar, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre as casas de Nossa Senhora da Madre Deus e o seminário nas Aldeias Altas servirem como Colégio dos Nobres daquela capitania. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do bispo do Maranhão, D. fr. António de São José, para o secretário de estado da Marinha e Ultramar, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre a administração do Colégio dos Jesuítas de São Luís. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do governador e capitão-general do Estado do Pará, Maranhão e Rio Negro, Manuel Bernardo de Melo e Castro, ao rei D. José, sobre a doação de livros pertencentes à casa de Santo António de Alcântara ao Colégio dos Nobres. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do governador e capitão-general do Estado do Pará, Maranhão e Rio Negro, Manuel Bernardo de Melo e Castro, ao rei D. José, sobre a construção de colégios nas casas da Madre de Deus e Aldeias Altas, na capitania do Maranhão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador da capitania do Maranhão, Joaquim de Melo e Póvoas, para o (secretário de estado da Marinha e Ultramar, Francisco Xavier de Mendonça Furtado) , sobre a destinação do colégio jesuíta de Nossa Senhora da Luz do Maranhão, (de sua igreja, sacristia, ornamentos e alfaias) para servir de sede do bispado. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador e capitão-general do Estado do Pará, Maranhão e Rio Negro, Manuel Bernardo de Melo e Castro, ao secretário de estado da Marinha e Ultramar, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre a doação da livraria do Colégio de Nossa Senhora da Luz, da cidade de São Luís, ao bispo do Maranhão, D. fr. António de São José. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO do provincial da Companhia de Jesus da Província do Maranhão, Manuel Ferreira, referente ao número de religiosos da Companhia de Jesus que se encontram nesta Província, suas respectivas missões, colégios, casas e residências. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: Documento impresso.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do reitor do colégio da Companhia de Jesus no Maranhão, João Ferreira, para a Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar, sobre a Junta das Missões, sobre hostilidades e insultos provocados pelo gentio Guegué. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do padre procurador do colégio da Companhia de Jesus da cidade de São Luís do Maranhão ao rei D. João V, solicitando que se lhe restituam os panos de algodão e que se ordene ao almoxarife que mantenha as casas da Companhia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do provedor-mor da Fazenda Real do Maranhão, Inácio Gabriel Lopes Furtado, ao rei D. João V, sobre o pedido do administrador do contrato dos subsídios, Inácio Gomes Leitão, referente à falsificação do selo com que se costumam marcar os panos, para se fazer uma devassa do caso e se punirem os responsáveis, nomeadamente os padres do Colégio da Companhia de Jesus da cidade de São Luís do Maranhão. -- Anexo(s): 1 requerimento. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO dos religiosos da Companhia de Jesus do Colégio da cidade de São Luís do Maranhão para o rei D. João V, em que solicitam, tal como se costuma passar pelo Desembargo do Paço, autorização régia para cortar carne em açougue particular. -- Anexo(s): vários docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do reitor do colégio de Nossa Senhora da Luz da Companhia de Jesus, João Tavares, ao rei D. João V, em que solicita que se possa marcar e tombar as terras e bens do colégio. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do procurador geral das missões dos Colégios do Maranhão e Pará da Companhia de Jesus, padre João Teixeira, ao rei D. João V, em que solicita que se ordene ao governador daquele Estado para repor na aldeia de Arucará e Mortigura todos os casais de índios que nelas assistiam, e que se castigasse quem impediu ou alterou as determinações da Junta das Missões. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria