Resumo: INSTRUMENTO DE PROCURAÇÃO do tabelião do Público Judicial e Notas da cidade do Rio de Janeiro, João Pedro da Silva, passando, como procuradores de José Alves da Costa, os assistentes em Lisboa: José Caetano de Araújo, Manoel José da Cunha Pereira e Félix Coutinho de Azevedo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaInstrumento
25 Descrição arquivística resultados para Instrumento
Resumo: INSTRUMENTO EM PÚBLICA FORMA passado no Rio de Janeiro, relativo ao requerimento do contratador dos direitos das passagens do registro de Viamão e de Curitiba, capitão Custódio Barroso Basto, reclamando contra as irregularidades das disposições do contrato, quanto às diferentes cobranças da passagem do gado vacum, do cavalar e dos muares, sentindo-se prejudicado. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INSTRUMENTO EM PÚBLICA FORMA passado pelo tabelião do público e judicial do Rio de Janeiro, Custódio da Costa Gouveia, sobre o requerimento do ensaiador da Casa da Moeda do Rio de Janeiro, Domingos Tomé da Costa, que solicita certidão do cargo que ocupa. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INSTRUMENTO EM PÚBLICA FORMA autenticado pelo [ouvidor-geral do Rio de Janeiro], Manoel Amaro Pena de Mesquita Pinto, da provisão régia que confirmava o compromisso dos Irmãos de Mesa […]. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: m. est.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INSTRUMENTO DE JUSTIFICAÇÃO passado pelo escrivão das receitas da Tesouraria e Executoria do Tribunal do Conselho Ultramarino, Luís Gomes Leitão a favor do mestre do navio Santo Antônio e Almas, Jacinto Rodrigues, que segue para o Rio de Janeiro. -- Anexo(s): conhecimento, informação. -- Observações: m. est.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INSTRUMENTO EM PÚBLICA FORMA assinado pelo tabelião Inácio Teixeira de Carvalho certificando que Boaventura da Silva arrendou umas casas térreas a Antônio Rodrigues de Paiva, na cidade do Rio de Janeiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INSTRUMENTO EM PÚBLICA FORMA passado pelo tabelião do Público, Judicial e Notas do Rio de Janeiro, Simão Pereira Barreto, sobre a petição do provedor da Irmandade do Senhor Bom Jesus do Calvário do Rio de Janeiro ao [vice-rei do Estado do Brasil, conde Resende, D. José Luís de Castro], em que solicitam o pagamento do aluguel devido pelo cirurgião-mor do Regimento de Bragança, Antônio Januário Passos; e requerimento do mesmo cirurgião em que pretende pagar mensalmente apenas 1280 réis dos 4480 devidos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INSTRUMENTO EM PÚBLICA FORMA passado pelo tabelião do Público, Judicial e Notas do Rio de Janeiro, Simão Pereira Barreto, referente a portaria do vice-rei do Estado do Brasil, [conde de Resende, D. José Luís de Castro], a José Pereira Leite, fiador de José Soares, ordenando-lhe que procedesse ao pagamento de sua dívida. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INSTRUMENTO EM PÚBLICA FORMA passado por ordem do juiz de Fora do Rio de Janeiro, Baltazar da Silva Lisboa, contendo requerimentos do carcereiro da cadeia do Rio de Janeiro, Antônio da Silveira Vaz, ao [vice-rei do Estado do Brasil, conde Resende, D. José Luís de Castro] sobre os ordenados que lhe são devidos e que a Câmara pôs em dúvida, por serem mais altos do que os dos carcereiros da cidade do Porto. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INSTRUMENTO DE ESCRITURA PÚBLICA passada pelo tabelião Faustino Soares de Araújo, relativa à venda do navio Cana verde, quitada em sociedade pelo outorgante e vendedor, capitão Luís Antônio de Sousa, e pelos compradores da embarcação, os negociantes do Rio de Janeiro Brás Carneiro Leão, Luís Antônio Ferreira e João de Siqueira da Costa. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INSTRUMENTO DE JUSTIFICAÇÃO em pública forma, passado pelo escrivão da Alfândega da vila de Figueira da Foz, Bento da Cunha Serrão, do requerimento do negociante da cidade do Porto e senhorio da corveta Nossa Senhora da Nazaré e São José, Nicolau Joaquim Pereira, que pretende fazer viagem para o Rio de Janeiro e de lá retornar para o Porto ou Lisboa. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INSTRUMENTO DE JUSTIFICAÇÃO passado pelo desembargador José Carvalho de Mateus da Silva Fernão ao capitão da corveta Santo Antônio, Pérola do Sul, José Antônio de Santana. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INSTRUMENTO DE JUSTIFICAÇÃO passado pelo ouvidor do Juízo da Ouvidoria da Alfândega de Lisboa, desembargador Antônio Pedro Torcato Barreto de Mendonça, ao capitão do bergantim Santíssimo Sacramento, José Apolinário Pereira de Morais, atestando que a dita embarcação foi construída em um dos portos do Brasil e seus senhorios Antônio dos Santos e Companhia são do Rio de Janeiro, sem que na dita embarcação tenha parte ou interesse pessoa alguma de nação estrangeira. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INSTRUMENTO DE JUSTIFICAÇÃO passado pelo desembargador juiz da India, Mina, Guiné, Brasil, Cachéu, Cabo Verde, Ilha de São Tomé, Angola, Ilhas do Ultramar, Ilhas adjuntas e terras ultramarinas, José de Carvalho Martins da Silva Ferrão, em favor de Caetano de Araújo Freire, mestre do bergantim português fabricado em Santa Catarina, de que são senhorios João Gomes Barroso e Companhia, comerciantes no Rio de Janeiro, pelo qual se atesta serem todos portugueses e estarem aptos a solicitar passaporte para a embarcação. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INSTRUMENTO DE JUSTIFICAÇÃO passado pelo desembargador juiz da India, Mina, Guiné, Brasil, Cachéu, Cabo Verde, Ilha de São Tomé, Angola, Ilhas do Ultramar, Ilhas adjuntas e terras ultramarinas, José de Carvalho Martins da Silva Fernão, em favor de Pedro dos Passos Monteiro Meneses, mestre do navio português Boa Intenção, de que são senhorios Manoel da Fonseca Maia e Manoel Dias Lima, pelo qual se atesta serem todos portugueses e ser o navio fabricado no Rio de Janeiro e não transportar estrangeiros. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INSTRUMENTO DE JUSTIFICAÇÃO passado pelo desembargador juiz da India, Mina, Guiné, Brasil, Cachéu, Cabo Cruz da Ilha de São Tomé, Angola, Ilhas do Ultramar, Ilhas adjuntas e terras ultramarinas, José de Carvalho Martins da Silva Fernão, referente a João Ferreira Leal, mestre do bergantim português Flor do Cabo, de que são senhorios José Antônio Pinto da Mata e Manoel José do Nascimento, pelo qual se atesta serem todos portugueses e ser o bergantim fabricado em Cabo Frio e não transportar estrangeiros. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INSTRUMENTO DE JUSTIFICAÇÃO passado pelo desembargador juiz da India, Mina, Guiné, Brasil, Cachéu, Cabo Verde, Ilha de São Tomé, Angola, Ilhas do Ultramar, Ilhas adjuntas e terras ultramarinas, José de Carvalho Martins da Silva Fernão, referente a Maurício José da Silva, mestre da corveta portuguesa Sacramento e Remédios, do qual é senhorio José Antônio da Silva Pinto, pelo qual se atesta serem todos portugueses e ser a corveta fabricada [no Rio de Janeiro]. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INSTRUMENTO DE JUSTIFICAÇÃO passado pelo desembargador juiz da India, Mina, Guiné, Brasil, Cachéu, Cabo Verde, Ilha de São Tomé, Angola, Ilhas do Ultramar, Ilhas adjuntas e terras ultramarinas, José de Carvalho Martins da Silva Fernão, referente a João Lopes da Gama é mestre do bergantim Santa Rita São Francisco de Paula, de que são senhorios João Dias Coelho Neto e Jerônimo Pinto Neto, pelo qual se atesta serem todos portugueses e ser o bergantim fabricado no [Rio de Janeiro]. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INSTRUMENTO DE JUSTIFICAÇÃO do capitão do navio Brilhante Aurora, Joaquim Nolasco dos Santos, despachado pelo desembargador e ouvidor do Juízo da Ouvidoria da Alfândega de Lisboa, Antônio Pedro Torcato Barreto, atestando que o referido navio foi construído em um dos portos do Brasil e tem como senhorio Caetano José de Almeida e Silva, do Rio de Janeiro, e cujo capitão é Manoel Joaquim da Silva. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INSTRUMENTO DE JUSTIFICAÇÃO passado pelo doutor Nuno de Faria da Mata e Amorim, a favor de Antônio Francisco Santiago, mestre da corveta portuguesa Nossa Senhora das Brotas, de que são senhorios Luís Antônio Ferreira e Antônio José Lopes, pelo qual se atesta serem negociantes da praça do Rio de Janeiro. -- Anexo(s): lembrete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria