Resumo: PARECER do Conselho Ultramarino sobre a informação do capitão de Infantaria da guarnição do Rio de Janeiro, Manuel do Rego da Silva, acerca do estado da artilharia e a necessidade de ferro e carretas, encarregando-se ao governador nomeado para esta praça, D. Manuel Lobo, para prover estes materiais e incumbir ao dito capitão que forme uma escola de artilheiros. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: m. est.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaInstituições educacionais
146 Descrição arquivística resultados para Instituições educacionais
Resumo: CARTA dos oficiais da Câmara da cidade do Rio de Janeiro ao rei [D. Pedro II] solicitando que aos estudantes naturais desta praça que vão estudar na Universidade de Coimbra, seja dado um ano de equivalência, pela graduação em Filosofia e pelo tempo que têm de permanecer no Reino, à semelhança do que foi concedido aos de Pernambuco e Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do reitor do Colégio da Companhia [de Jesus], Mateus de Moura, ao rei [D. Pedro II] sobre o envio de cinco índios líderes de uma rebelião no Rio Grande [do Norte] para a aldeia denominada São Lourenço, próxima ao Rio de Janeiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: m. est.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei D. Pedro II sobre carta do governador do Rio de Janeiro, António Pais de Sande, acerca do procedimento do reitor do Colégio da Companhia de Jesus desta capitania, padre Francisco de Matos, que serviu de exemplo para os outros prelados na caridade e assistência aos doentes de bexigas. -- Anexo(s): carta. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do [reitor do Colégio da Companhia de Jesus], padre Francisco de Matos, ao rei [D. Pedro II] solicitando uma casa de recolhimento para mulheres donzelas e isenção dos impostos lançados pela Câmara do Rio de Janeiro para se fixar o soldo do governador. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: m. est.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do ouvidor-geral do Rio de Janeiro, Manuel de Sousa Lobo, ao rei [D. Pedro II] sobre a reunião que teve com o governador, Artur de Sá e Meneses, e com os oficiais da Câmara na qual o governador solicitou que não se prendessem os quarenta cidadãos a pedido do padre reitor do Colégio dos Jesuítas, do provincial do Carmo, do provincial de São Francisco e do abade de São Bento, por se correr o risco de rebelião na capitania. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: m. est.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PARECER do [Conselho Ultramarino], sobre a carta do reitor do Colégio da Companhia de Jesus do Rio de Janeiro, comunicando as dúvidas que houve entre o patriarca de Alexandria e o padre Antônio de Magalhães, a respeito a quem deveria ser responsável pela entrega do presente enviado pelo imperador da China ao rei de Portugal. -- Anexo(s): parecer (minuta). -- Observações: ver AHU_CU_Consultas do Rio de Janeiro, cód. 233, fl. 265.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO de mestre de escola, Manoel Fernandes Batalha, ao rei [D. José], solicitando ordens para que o Bispo de Rio de Janeiro, [D. frei Antônio do Desterro], possa representá-lo como seu procurador junto do serviço real, para obter resposta a uma consulta acerca da passagem do suplicante para a freguesia do padroado de Santa Rita no Rio de Janeiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do padre Antônio José Correia, bacharel graduado na Universidade de Coimbra, ao rei [D. José], solicitando prorrogação de sua licença, por mais um ano, para continuar a advogar nos auditórios do Rio de Janeiro. -- Anexo(s): bilhete e provisão (cópia). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO das religiosas do Real Mosteiro de Odivelas, Ana Felícia de [Faria], Luíza Rita de [Faria], Teresa Helena de [Faria], Teodora Francisca de [Faria], do frei Lourenço da Purificação, opositor na Universidade de Coimbra, de Antônio Lopes Carneiro, e dos estudantes na mesma Universidade, Manoel Lopes Carneiro e José Lopes Carneiro, ao rei D. José, solicitando decreto para que o desembargador da [Relação do Rio de Janeiro], Inácio da Cunha de Thoar, ou outro ministro daquela Relação, atuasse como juiz privativo dos litígios que ocorressem em relação a herança deixada pelo pai dos suplicantes, Francisco Lopes Carneiro, tendo sido nomeado como tutor testamenteiro, Bernardo Pereira de Faria, solicitando ainda que fossem exigidas as contas do referido testamenteiro, de forma a viabilizar as execuções necessárias. -- Anexo(s): bilhete. -- Observações: inserido decreto.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do advogado dos auditórios da cidade do Rio de Janeiro, João da Costa Maia, bacharel formado na Universidade de Coimbra, ao rei [D. José], solicitando a sua nomeação para o cargo de curador-geral dos Órfãos daquela cidade. -- Anexo(s): carta, ofício, provisão (cópia) , requerimento (cópia). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do padre Antônio José dos Reis Pereira e Castro ao rei [D. José], solicitando alvará de mantimentos para cobrar a côngrua correspondente ao cargo de mestre-escola da Sé do Rio de Janeiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador interino do Rio de Janeiro e Minas Gerais], José Antônio Freire de Andrade, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Tomé Joaquim da Costa Corte Real, remetendo alguma correspondência que manteve com o reitor do Colégio Jesuíta no Rio de Janeiro e com o [governador do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo], conde de Bobadela, [Gomes Freire de Andrade], [a respeito da proibição da passagem e estabelecimento dos padres da Companhia em terras do sul]. -- Anexo(s): aviso (cópia) , ofícios (cópias) , relação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [chanceler da Relação do Rio de Janeiro], João Soares Tavares, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Tomé Joaquim da Costa Corte Real, informando ter recebido os papéis que pertenceram ao falecido desembargador Inácio de Sousa Jacóme Coutinho, aos quais mandou juntar o decreto de 6 de Outubro de 1758, relativo aos autos de agravo do reitor do Colégio daquela cidade com os oficiais da Câmara de Cabo Frio, cuja sentença proferida a favor do referido reitor mandou revogar. -- Anexo(s): certidão. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do ouvidor-geral do Rio de Janeiro, Manoel da Costa Mimoso, ao rei [D. João V], sobre as queixas dos índios catequizados da aldeia de Santo Antônio da Paraíba do Sul, nos Campos dos Goitacases, no que concerne a causa que têm contra o padre da Companhia do Colégio do Espírito Santo. -- Anexo(s): provisão (cópia) , cartas (cópias) , requerimentos (cópias). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do Bispo do Rio de Janeiro, [D. frei Antônio do Desterro], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Tomé Joaquim da Costa Corte Real, informando a importância dos párocos ensinarem artes e ciências à população, enquanto não abrem escolas públicas; referindo que as práticas de ensino na Ilha de Santa Catarina e na [Nova] Colônia do Sacramento, estavam a ser ministradas nas antigas instalações dos padres jesuítas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo], conde de Bobadela, [Gomes Freire de Andrade], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Tomé Joaquim da Costa Corte Real, informando que mandou prender e aplicar as penas publicadas em bando contra um mercador da cidade, Manoel Antônio, e contra o caixeiro dos padres jesuítas, Francisco Pereira, acuados por tentativa de ocultar alguns bens pertencentes à Companhia de Jesus, como duas caixas de açúcar e quatro pacotes de panos de linho e estopa; referindo ainda ter recebido do capitão de uma embarcação vinda de Angola, José Vieira de Araújo, algumas letras passadas pelo padre José Franco Leal, para serem pagas a José Rodrigues Batalha, relativas a uma quantia pertencente ao Colégio de Luanda, bem como para outros padres da Companhia; comentando que seria conveniente proceder-se a uma segunda inventariação dos bens daquela Companhia, uma vez que alguns particulares haviam ocultado vários pertences daqueles Padres, que deveriam ter sido confiscadoss. -- Anexo(s): ofício, autos de declaração, auto de abertura e auto de denúncia (traslado). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do chanceler da Relação do Rio de Janeiro, João Alberto de Castelo Branco, ao [secretário de estado do Reino e Mercês], conde de Oeiras, [Sebastião José de Carvalho e Melo], informando que na passagem para a Ilha de Santa Catarina, o desembargador José Mascarenhas Pacheco, lhe havia entregue uma correspondência dirigida ao governador do Rio de Janeiro, [Minas Gerais e São Paulo, conde de Bobadela, Gomes Freire de Andrade], determinando que os reitores dos Colégios do Rio de Janeiro, da Vila de Santos, de São Paulo e do Espírito Santo entregassem relações exatas dos bens pertencentes aos Colégios, bem como as licenças e faculdades régias concedidas; comentando que nem todos o fizeram, alegando que os seus papéis e títulos haviam sido já confiscados; referindo as medidas tomadas para proceder a uma averiguação minunciosa dos fatos, bem como das relações entre esses Colégios e as populações indígenas deles dependentes; solicitando instruções acerca da matéria. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo], conde de Bobadela, [Gomes Freire de Andrade], ao [secretário de estado interino da Marinha e Ultramar], Francisco Xavier de Mendonça Furtado, informando o confisco dos bens do Colégio e a reclusão dos padres Jesuítas no Rio de Janeiro; referindo ter dado ordens para que fossem inventariados todos os bens dos Colégios daquela cidade, da vila de Santos, de São Paulo, do Espírito Santo, de Paranaguá e de [São Salvador de] Campos dos Goitacazes, e o reconhecimento do estado das aldeias de São Barnabé e Tabagi; comentando a carta remetida pelo conselheiro, Manoel Estevão de Almeida de Vasconcelos Barbarino, que se encontrava na cidade da Bahia. -- Anexo(s): lista, recibo. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do [governador interino do Rio de Janeiro], mestre-de-campo, Manoel de Freitas da Fonseca, ao rei [D. João V], informando que o [ex-]governador do Rio de Janeiro, Luís Vaia Monteiro, tinha avisado o reitor do Colégio da Companhia de Jesus, que por ordem régia o novo caminho entre São Paulo e o Rio de Janeiro deveria continuar a ser pago pelos padres da referida Companhia, ficando esta ainda responsável pelo destino de uma aldeia indígena chamada Itinga, de sua propriedade; indicando que o reitor havia já destinado um padre para continuar com a obra. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria