Resumo: CERTIDÃO do tabelião Manuel Francisco Ribeiro da Maia, sobre a provisão da rainha [D. Maria I], ao corregedor da comarca de Goiás, ordenando que seja informada se o presbítero José Gonçalves Correa, substituto da escola de ler, escrever, contar e de catecismo do arraial de Meiaponte, cumpre exatamente as suas obrigações no emprego para o qual foi nomeado. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaInstituições educacionais
11 Descrição arquivística resultados para Instituições educacionais
Resumo: CERTIDÃO do grau de bacharel conferido a Antonio Nunes Velho no Colégio do Rio de Janeiro. -- Anexo(s) de: n.º 7771. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO do reitor do Colégio dos Jesuítas em Olinda, Manoel Correia, atestando o bom procedimento do sargento-mor Matias Vidal de Negreiros, filho de André Vidal de Negreiros. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO do provincial da Companhia de Jesus da Província do Maranhão, Manuel Ferreira, referente ao número de religiosos da Companhia de Jesus que se encontram nesta Província, suas respectivas missões, colégios, casas e residências. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: Documento impresso.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (2) o 1º, do governador, conde de Azambuja, ao Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre o requerimento da Mesa da Misericórdia da Bahia, que solicitava a entrega de uma quantia da herança de António Dias de Jesus, que teria sido incluida no sequestro dos bens da Companhia de Jesus, o 2º, da Junta da Administração da Fazenda e Fisco Real, ao conde, governador, sobre esse mesmo assunto. CERTIDÕES (2) a 1ª, do escrivão da Junta da Administração da Fazenda, José Golarte da Silveira, expondo que não encontrou referência ao dinheiro pedido pela Mesa da Misericórida, nos autos de inventário e sequestro dos bens dos padres da Companhia de Jesus, a 2ª, das verbas do testamento de António Dias de Jesus, que declarou que tinha depositado dinheiro no Colégio da Companhia de Jesus, em nome do reitor, padre Simão Marques, e que tinha instituido a Santa Casa de Misericórida, sua testamenteira universal. REQUERIMENTO do provedor e irmãos da Santa Casa da Misericórdia, solicitando, como testamenteiros de António Dias de Jesus, a entrega de dinheiro. MANDADO do provedor da Misericórdia, Sebastião Borges de Barros, ao escrivão, ordenando que passasse uma certidão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do conselheiro Manuel Estêvão Barberino ao ouvidor da Comarca do Espírito Santo, recomendando diligência, segundo ordens régias, relativas ao sequestro dos bens dos Jesuítas. DESPACHO do conselheiro Manuel Estêvão Barberino, sobre o sequestro dos bens dos Jesuítas. CARTA do conde de Bobadela ao conselheiro Manuel Estêvão de Almeida de Vasconcelos Barberino, sobre a expulsão dos Jesuítas e o sequestro dos seus bens, participando que mandou o desembargador João Pedro de Souza Sequeira Ferraz desempenhar tal comissão na capitania do Espírito Santo. CERTIDÃO do desembargador Joaquim José Andrade, do valor das avaliações dos bens sequestrados dos Jesuítas, próximos a vila Nova Abrantes, engenho e terras do Passé, engenho de Cotigipe, terras da Cana Brava e Umbuzeiro, Mocumbé, e Partido, e rendimentos anuais do Colégio da Companhia da Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do chanceler da Relação da Bahia, Tomás Roby de Barros Barreto, ao rei D. José, sobre o sequestro, inventário, venda e administração dos bens dos Jesuítas, avaliação das suas livrarias, relíquias do padre José de Anchieta, etc. CARTA RÉGIA do rei [D. JOÃO V]ao chanceler da Relação da Bahia, Tomás Roby de Barros Barreto, encarregando-o de realizar o sequestro e inventário dos bens dos Jesuítas. CERTIDÃO do juiz de fora do Cível e Crime da Bahia, João Ferreira de Bettencourt, sobre as diligências relativas ao sequestro e inventário dos bens dos Jesuítas. CARTA do desembargador Tomás Roby de Barros Barreto ao vice-rei, marquês do Lavradio, sobre o sequestro e inventário dos bens dos Jesuítas. CARTA do marquês do Lavradio ao desembargador, chanceler Tomás Roby, em resposta a uma outra. PORTARIA do vice-rei, marquês do Lavradio, ao chanceler da Relação, ordenando que remetesse para o Juízo da Inconfidência, em Lisboa, o dinheiro da venda do sequestro dos bens dos Jesuítas. PORTARIA do vice-rei, marquês do Lavradio, ao chanceler da Relação, ordenando que remetesse para Lisboa, as relíquias do padre Anchieta, que estavam no colégio que foi dos Jesuítas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO emitida pelo secretário e mestre de Cerimônia da Universidade de Coimbra, Miguel Carlos da Mouta e Silva, constando o ano em que Pedro Nolasco Ferreira de Andrade formou-se na faculdade de canones. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO sobre o requerimento do reverendo reitor do colégio da cidade da Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO do escrivão da Coroa Real e Casa da Suplicação, Luis Paradis a declarar que é escrivão de uns autos de agravo ordinário que veio do Juízo dos Feitos da Coroa, e Fazenda Real da Relação da cidade da Bahia, sendo o agravante o reverendo padre reitor do Colégio da companhia de Jesus da Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CERTIDÃO do reitor do Colégio de Stº Antão da cidade de Lisboa Padre Luiz da Costa, da companhia de Jesus, ao rei [D. João V] certificando que recebeu uma devassa da cidade da Bahia sobre a morte do capitão João Dornela de Vasconcelos por alguns escravos do Engenho do Conde pertencente a referida companhia. -- Anexo(s): aviso. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria