Resumo: Sobre publicação de informações do movimento revolucionário. Papel com o timbre do Corpo Escolar da Força Pública. -- Observações: manuscrito.
Instituto Histórico e Grográfico de São Paulo (IHGSP)Instituições educacionais
104 Descrição arquivística resultados para Instituições educacionais
Resumo: Desabafo e crítica sobre situação do Exército. Timbre do Gabinete do Ajudante/Colégio Militar -- Observações: manuscrito.
Instituto Histórico e Grográfico de São Paulo (IHGSP)Resumo: CARTA do [provedor da Fazenda Real de Santos], Timóteo Correia de Góes, ao rei [D. João V], dando o seu parecer sobre se a casa que fez o rendeiro da passagem da capela nas terras dos padres da Companhia do Colégio de São Paulo se encontra em sítio cultivável. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do Bispo do Rio de Janeiro, [D. frei Antônio de Guadalupe], ao rei [D. João V], informando que de acordo com a Constituição do Arcebispado da Bahia se proíbe a concessão de assento a qualquer pessoa secular nas capelas maiores das igrejas, com exceção dos duques, marqueses, condes e governadores de Estado, seguindo as normas do Direito canônico, e nesse sentido, o capitão-mor do Espírito Santo, [Silvestre Cirne da Veiga], não tem direito a um assento nas igrejas matriz e do Colégio daquela capitania, assim como nas capelas maiores de outras igrejas. -- Anexo(s): provisão (cópia) , carta, carta (cópia). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do [religioso do Colégio de Santo Antão da Companhia de Jesus, padre da Província do Maranhão], Bento da Fonseca, ao rei [D. José], informando sobre as queixas do provedor da Fazenda Real do Maranhão, [Gaspar Gonçalves dos Reis], acerca da falta de índios para servir naquela capitania; sugerindo que, à semelhança do praticado na cidade de Quito e em outras cidades espanholas, fosse permitida a fixação de índios forros e mestiços em bairros próximos de São Luís e Belém do Pará, passando estes a servir contra pagamento de um salário. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver AHU_CU_009, Cx. 30, D. 3086.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA (cópia) do padre João de Paiva ao reitor do colégio de Coimbra padre Nuno da Cunha sobre as impressões que um eremita da Bahia possuía a respeito da Ordem dos Fransciscanos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos oficiais da Câmara de Camamú ao rei [D. João V] informando sobre a queixa dos moradores da referida vila referente as opressões a que estão sujeitos pelos padres do colégio da cidade da Bahia, que tentam despejá-los dos lugares onde moram desde a fundação da vila. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do senado da câmara da Bahia ao rei [D. João V] sobre o descaso dos reitores padres do colégio da Companhia de Jesus da Bahia em introduzir no cais do Lixa e Sodré uma corda de um cais a outro para demarcarem a dita enseada e fabricarem casas ou qualquer outra obra. -- Anexo(s): 2 documentos. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do rei [D. João V] ao reitor do colégio da Companhia de Jesus informando sobre o alvará de sucessão do governo e capitania-geral do estado do Brasil e ordenando a guarda sigilosa do mesmo alvará e os procedimentos para a sua abertura. -- Anexo(s): 2ª via da carta régia. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do solicitado Francisco de Sales Rodrigues ao rei [D. João V] sobre o embargo imposto ao subsídio dos vinhos pertencente ao Colégio dos Jesuítas da Bahia . -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do provedor-mor da Alfândega Domingos da Costa de Almeida ao rei [D. João V] comunicando o registo nos livros da Alfândega da provisão real que trata dos embargos postos pelo reitor do colégio da Companhia de Jesus à provisão que dispõe sobre o direito do subsídio dos vinhos comprados na forma declarada nessa mesma provisão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do chanceler da Relação, Manuel António da Cunha Souto-Maior, referindose à alienação do desembargador Diogo Vieira de Souza, e participando o seu falecimento no dia 20 de julho, no Hospital dos Agostinhos, e ter ficado sepultado, a seu pedido, no colégio dos padres da Companhia. -- Anexo(s): 2 documentos. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do reitor do Colégio da Companhia de Jesus, Tomás Linceo, participando ter cumprido as ordens sobre a guarda dos documentos da sucessão do governo, e que tendo partido nesse dia para o Reino, o vice-rei, conde de Atouguia, tomaria posse o Governo Interino, composto segundo ordens de sua Majestade, pelo arcebispo D. José Botelho de Matos, desembargador e chanceler da Relação Manuel António da Cunha Souto-Maior e Coronel Lourenço Monteiro. -- Anexo(s): 1 carta (2ª via). OFÍCIO do provedor mor da Fazenda sobre a remessa de madeiras pelos navios da frota, destinadas às obras do Paço Real da Corte. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do provedor mor da Fazenda, Manuel de Matos Pegado Serpa, participando ter sido paga ao procurador do Colégio da Companhia, padre Felipe de Almeida, a despesa feita com a construção do cofre destinado a guarda dos papéis relativos a sucessão do Governo. -- Anexo(s): 1 documento. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do reitor do Colégio da Companhia de Jesus da Bahia, Tomás Linceo, ao Diogo de Mendonça Corte Real, sobre o desejo do rei de manter o cofre dos depósitos garais do Estado, sempre guardado no tal colégio. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do arcebispo da Bahia ao Diogo de Mendonça Corte Real informando que não tinha notícia da chegada do vice-rei, e que o bispo de São Tomé ficaria hospedado no Colégio dos Jesuítas, esperando navio que o conduzisse a sua Diocese. CARTA do arcebispo da Bahia ao Diogo de Mendonça Corte Real comunicando que em conformidade com as ordens recebidas, embarcaria no 1º navio para Buenos Aires, o religioso espanhol da Ordem de São Francisco, frei José Camelo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do reitor do Colégio dos Jesuítas, Tomás Linceo, ao Diogo de Mendonça Corte Real, participando que na sua passagem pela Bahia, com destino ao Rio de Janeiro, o bispo das Ilhas de São Tomé e Príncipe, D. António Nogueira, se hospedaria por poucos dias no referido colégio. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do bispo das Ilhas de São Tomé e Príncipe, D. António Nogueira, ao Diogo de Mendonça Corte Real, informando sua chegada à Bahia, sua hospedagem no Colégio dos Jesuítas, a má acomodação na nau Nossa Senhora da Natividade e obrigação de seguir para o Rio de Janeiro, pois capitão da nau, Francisco Miguel Aires, não quis conduzi-lo à Ilha do Príncipe. -- Anexo(s): 2 documentos. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do desembargador Tomás Roby de Barros Barreto ao diretor geral dos estudos [D. Tomás de Miranda] sobre o sequestro e inventário dos bens dos Jesuítas, a implantação de um método de estudos, os ordenados dos professores, as escolas da capitania da Bahia, etc. RELAÇÃO das classes nos “Pateos” dos estudos da Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do cabido da Bahia ao rei D. José, sobre a posse da igreja e colégio dos Jesuítas na Vila de São Jorge, em Ilhéus, e a renúncia dos votos para poderem continuar nos domínios portugueses, de 42 padres da Companhia e 2 leigos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria