Resumo: AVISO do [secretário de estado], Antônio de Sousa de Macedo, ao [secretário do Conselho Ultramarino], Manuel Barreto Sampaio, ordenando que o Conselho satisfaça a dúvida sobre se conceder ajuda de custo aos governadores, quando passam ao Brasil. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AVISO do [secretário de estado], Pedro Sanches Farinha ao [secretário do Conselho Ultramarino], Manuel Barreto de Sampaio, sobre a consulta referente à proposição de engenheiros para o Estado do Brasil. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AVISO do [secretário das Mercês e Expediente], Francisco de Sousa Mexia, ao [presidente do Conselho Ultramarino], conde [de São Vicente] general da Armada, [Manuel Carlos da Cunha e Távora], remetendo a consulta da Junta do Comércio para ser resolvida, a fim de que se entregue aos administradores da Junta no Brasil o dinheiro que for necessário, pertencente ao Conselho Ultramarino. -- Anexo(s): consulta (minuta) , informações, lista, pareceres (minutas). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AVISO do [secretário de estado], Diogo de Mendonça Corte Real, ao [secretário do Conselho Ultramarino], André Lopes de Lavre, remetendo cartas do governador de capitão-general das Minas [Gerais, D. Lourenço de Almeida], ordenando que se consulte o que parecer. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AVISO (cópia) do [secretário de estado], Diogo de Mendonça Corte Real, recomendando o pagamento de uma tença efetiva de um dos almoxarifados do Reino junto com o hábito de Santiago, a Inácio Rodrigues, filho de Antônio Rodrigues, que serviu em vários ofícios no Brasil e por último como fiel do ouro e ensaiador da Casa da Moeda do Rio de Janeiro, em recompensa pelos serviços que prestou naquela capitania, assim como em Pernambuco e na Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AVISO do [secretário de estado], Diogo de Mendonça Corte Real, ao [secretário do Conselho Ultramarino], André Lopes de Lavre, ordenando que o Conselho Ultramarino escreva ao ouvidor da comarca do Rio das Mortes para obrigar José de Oliveira Paes a pagar os novos direitos antes de entrar na serventia do ofício de escrivão da Ouvidoria da comarca do Rio das Mortes. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AVISO de [secretário de estado], Diogo de Mendonça Corte Real, ao [secretário do Conselho Ultramarino], André Lopes de Lavre, ordenando que lhe envie segunda vez, o alvará da confirmação do contrato do Sal do Brasil, arrematado por Bento da Cunha Lima -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AVISO do [secretário de estado], Diogo de Mendonça Corte Real, ao [conselheiro do Conselho Ultramarino], Antônio Rodrigues da Costa, ordenando parecer sobre requerimento de Manuel Machado Jaques que solicita a serventia do ofício de inquiridor, contador e distribuidor de Vila Rica do Ouro Preto, por ter acabado o tempo de Matias Lopes da Silveira; ou o ofício de escrivão da Paraibuna. -- Anexo(s): requerimento, provisões (traslados) , atestados, certidões. -- Observações: ver parecer em AHU-Minas Gerais, Cx. 15, Doc. 13.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AVISO do secretário de estado, [Diogo de Mendonça Corte Real], ao [secretário do Conselho Ultramarino], Manuel Caetano Lopes de Lavre, ordenando que por hora não se lavre o alvará em forma de lei, [pelo qual, os diamantes que viessem do Estado do Brasil deveriam ser enviados nos cofres das naus de guerra]. -- Anexo(s): lembrete, escritos. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AVISO do [secretário de estado], Diogo de Mendonça Corte Real, ao [secretário do Conselho Ultramarino], Manuel Caetano Lopes de Lavre, ordenando que se reforme a consulta do requerimento do escrivão das Fazendas dos Defuntos e Ausentes do Sabará, Antônio da Fonseca, a respeito de se declarar que não deve pagar a terça parte do rendimento do dito ofício. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver consulta em AHU-Minas Gerais, Cx. 29, Doc. 80.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AVISO do [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Antônio Guedes Pereira, ao [conselheiro do Conselho Ultramarino], José de Carvalho e Abreu, ordenando se reforme a consulta sobre a conta que deu o governador e capitão-general do Rio de Janeiro e das Minas Gerais, [Antônio Gomes Freire de Andrade], sobre o requerimento do tenente coronel [de Dragões da capitania de Minas Gerais], José de Morais Cabral, solicitando ajuda de custo ao superintendente de Goiás. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver carta em AHU-Minas Gerais, cx. 37, doc. 12.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AVISO do [secretário de estado dos Negócios Estrangeiros e Guerra], Marco Antônio de Azevedo Coutinho, ao [conselheiro do Conselho Ultramarino], José de Carvalho e Abreu, determinando que se passasse as ordens necessárias às Casas da Moeda do Brasil para que fizessem o ensaio do ouro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AVISO do [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Antônio Guedes Pereira, ao [conselheiro do Conselho Ultramarino], José de Carvalho e Abreu, remetendo cópia do decreto a respeito do ofício de tabelião do Público, Judicial e Notas da vila de São José, comarca do Rio das Mortes, que não obstante estar dividido em dois deve pagar os mesmos direitos e terças partes que pagava antes; ordenando a sua execução. -- Anexo(s): decreto (cópia). -- Observações: ver requerimento em AHU-Minas Gerais, Cx. 42, Doc. 107.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AVISO do [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Diogo de Mendonça Corte Real ao [presidente do Conselho Ultramarino], marquês de Penalva, [D. Estevão de Meneses], ordenando que se consulte o que parecer do requerimento de Domingos da Costa Barbosa. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AVISO do [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Diogo de Mendonça Corte Real, ao [presidente do Conselho Ultramarino], marquês de Penalva, [D. Estevão de Meneses], ordenando consulta sobre carta do [governador de Goiás], conde dos Arcos, [D. Marcos de Noronha]. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AVISO do [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Diogo de Mendonça Corte Real, ao [presidente do Conselho Ultramarino], marquês de Penalva, [D. Estevão de Meneses], determinando que a partida das frotas do Rio de Janeiro e Maranhão seja no dia 26 do corrente, e que para tal se expeçam os negócios destas repartições com brevidade. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AVISO (minuta) do [governador do Rio de Janeiro e Minas Gerais, Gomes Freire de Andrade], ao intendente [do Sabará], desembargador Domingos Nunes Vieira, nomeando-o ouvidor da comarca do Serro do Frio, ordenando que passe imediatamente ao arraial do Tejuco para executar as ordens que envia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AVISO (minuta) do [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Diogo de Mendonça Corte Real, ao correio-mor do Reino, encaminhando ordem para que a correspondência recebida através das frotas de Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia e Maranhão seja acondicionada pelos respectivos oficiais em sacos e malas fechadas, sendo as chaves entregues aos ministros presentes à visita do ouro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AVISO do [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Diogo de Mendonça Corte Real, ao [presidente do Conselho Ultramarino], marquês de Penalva, [D. Estevão de Meneses], ordenando que se não embarque mais de 200 quintais de pólvora na nau Nossa Senhora da Natividade pela muita equipagem e degredados que leva. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AVISO do [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Diogo de Mendonça Corte Real, ao [presidente do Conselho Ultramarino], marquês de Penalva [D. Estevão de Meneses], ordenando que os negócios e deliberações referentes às frotas de Pernambuco e do Rio de Janeiro sejam despachados com brevidade. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria