Mostrar 11 resultados

Descrição arquivística
BR_SPAPESP_PRESGATE_G005_S000_D002885_TXT_MAN · Item · Lisboa, 17 abr. 1728
Parte de Portugal (império). Conselho Ultramarino [Projeto Resgate]

Resumo: TERMO DE ARREMATAÇÃO que arrematou Eugênio da Silva do contrato da caixas de açúcar tabaco da cidade da Bahia assinado pelo porteiro do Conselho Ultramarino Valentim Veiga da Fonseca. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria
BR_SPAPESP_PRESGATE_G005_S000_D005126_TXT_MAN · Item · [s.l.], 23 dez. 1737
Parte de Portugal (império). Conselho Ultramarino [Projeto Resgate]

Resumo: ARREMATAÇÃO da condição 2.ª do contrato do sal do estado do Brasil de Manuel de Bastos Viana por tempo de seis anos e da arrematação de Bento da Cunha Lima por tempo de três anos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria
BR_SPAPESP_PRESGATE_G005_S001_D000944_TXT_MAN · Item · Almerim, 08 jul. 1754 a 17 dez. 1758
Parte de Portugal (império). Conselho Ultramarino [Projeto Resgate]

Resumo: CARTA do conselheiro António de Azevedo Coutinho ao Sebastião José de Carvalho e Melo sobre o andamento das execuções das dívidas à Fazenda Real, as dificuldades de vender as propriedades dos ofícios de Justiça e Fazenda a pessoas idóneas, a conveniência de começar as execuções no Rio de Janeiro e Minas Gerais, e lembrando o desembargador Tomás Roby de Barros Barreto para substituilo na Bahia até o fim da cobrança das dívidas. CERTIDÕES (2) do rendimento dos direitos que os escravos que saíram da Bahia para as Minas no triênio de 1748-51, pagaram, e da importância que os contratadores Estêvão Martins (?) e filhos deviam à Fazenda Real. CERTIDÕES (4) do rendimento dos dízimos da Alfândega da Bahia nos anos de 1723 a 1727, e da importância que o contratador Vasco Lourenço Veloso devia à Fazenda Real. RELAÇÃO das receitas que a Fazenda Real cobrava na Bahia em 1758. AUTOS DEARREMATAÇÃO do contrato dos dízimos reais da capitania da Bahia, do arrematante Caetano de freitas Carvalho. AUTOS DEARREMATAÇÃO do contrato da dízima do tabaco e gêneros embarcados na Bahia por um ano, desde 1 de julho de 1757, do arrematante José Vieira Torres. AUTOS DEARREMATAÇÃO do contrato do imposto que cada escravo pagava na Alfândega da Bahia, no triênio de 1757-60, do arrematante Manuel Inácio Ferreira. AUTOS DECONFERÊNCIA e procedimento contra o tesoureiro geral da cidade da Bahia, Domingos Cardoso dos Santos, seu escrivão Manuel Fernandes da Costa, e outros. REGIMENTO particular dado ao provedor mor da Fazenda da capitania da Bahia, cavalheiro fidalgo da Casa Real, António Cardoso de Barros. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria
BR_SPAPESP_PRESGATE_G005_S001_D001250_TXT_MAN · Item · Lisboa, 03 mar. 1736 a 27 jun. 1761
Parte de Portugal (império). Conselho Ultramarino [Projeto Resgate]

Resumo: OFÍCIO do provedor mor da Fazenda, Manuel de Matos Pegado Serpa, ao Francisco Xavier de Mendonça, sobre a arrematação do contrato das aguardentes da terra e vinhos de mel. CERTIDÃO do pregão em praça pública para a arrematação e do seu deserto, do contrato das aguardentes da terra e vinhos de mel. Provisão mandando abrir arrematação por um ano para os contratos com prazos terminados, porque arrematados na praça de Lisboa. EDITAL para a arrematação do contrato das aguardentes da terra e vinhos de mel, por um ano. CERTIDÃO do preço pelo qual se arrematou, no Conselho Ultramarino, o contrato das aguardentes de terra e vinhos de mel, por 3 anos, principiados em 24 de abril de 1758 e terminados em 1761. CERTIDÃO do preço pelo qual se arrematou, em 1743, 1744 e 1745, o contrato das aguardentes de terra e vinhos de mel. ATESTADO do oficial da Fazenda Real, João de Piza, sobre o voto do provedor mor da Fazenda, Manuel de Matos Pegado Serpa, na arrematação do contrato das aguardentes e vinhos de mel. DECLARAÇÃO do escrivão da Fazenda, Luiz Pereira Franco, expondo os motivos, porque o administrador do contrato das aguardentes, Jerónimo de Araújo Pimenta, só tomou posse mais de um ano depois da arrematação de Manuel Gil. TERMO DA ARREMATAÇÃO do contrato das aguardentes da terra e vinhos de mel, em abril de 1761, do arrematante Francisco Vieira da Silva. AUTOS DA DEVASSA do provedor da Fazenda, para averiguar se houve irregularidade na arrematação do contrato dos dízimos reais, do arrematante Manuel Dias Filgueira. DUPLICATAS dos documentos números 5269 a 5278 (2ª via) . -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria
BR_SPAPESP_PRESGATE_G005_S001_D001346_TXT_MAN · Item · Bahia, 28 ago. a 28 set. 1761
Parte de Portugal (império). Conselho Ultramarino [Projeto Resgate]

Resumo: CARTA da Junta da Arrecadação e Administração da Fazenda Real, ao rei, sobre a arrematação, por José de Souza Reis, da propriedade do ofício de guarda-mor do tabaco. AUTOS DA ARREMATAÇÃO do ofício de guarda-mor do tabaco. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria
BR_SPAPESP_PRESGATE_G005_S001_D001473_TXT_MAN · Item · Bahia, 27 nov. 1761 a 23 jun. 1762
Parte de Portugal (império). Conselho Ultramarino [Projeto Resgate]

Resumo: OFÍCIO da Junta da Administração da Fazenda Real ao Francisco Xavier de Mendonça Furtado, remetendo a relação dos ofícios cujas propriedades foram arrematadas, com os respectivos autos de arrematação. RELAÇÃO das pessoas que arremataram as propriedades de ofícios, com os respectivos preços das arrematações. TERMOS DE ARREMATAÇÃO (13) da propriedade hereditária dos ofícios de escrivão da Ementa da Alfândega da Bahia, por João Tavares de Almeida, escrivão da Ouvidoria e Correição da cidade de Piraíba do Norte, por António Rodrigues Campos, tabelião, escrivão dos Órfãos, Câmara e Almotaçaria da Vila de Santo Amaro das Brotas, Comarca de Sergipe de El’rei, pelo capitão Sebastião Gaspar de Almeida Boto, 2º feitor da Abertura da Alfândega da Bahia, pelo capitão António Leite Ferreira, guarda-mor da Alfândega da Bahia, por Luiz Coelho Ferreira, escrivão da Ouvidoria da Correição da Câmara de Sergipe de El’rei, por João de Campos, juiz da Balança do Tabaco da Bahia, por Jacinto Tomás de Faria, inquiridor e contador dos Auditórios da Bahia, pelo capitão José António Troiano, escrivão dos Feitos da Fazenda Real na Bahia, por Adriano Antunes Ferreira, tabelião público judicial e notas na Bahia, por António Barbosa de Oliveira, escrivão do Registro do Tabaco na Bahia, por Bernardo Pereira Coutinho, tabelião, escrivão da Câmara e Orfãos da Vila do Cairu, por Joaquim da Silva e Souza, e secretário do Estado do Brasil, pelo doutor José Pires de Carvalho e Albuquerque. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria
OFÍCIO do provedor mor, Manuel... Bahia, 22 mai. 1764.
BR_SPAPESP_PRESGATE_G005_S001_D001639_TXT_MAN · Item · Bahia, 22 mai. 1764
Parte de Portugal (império). Conselho Ultramarino [Projeto Resgate]

Resumo: OFÍCIO do provedor mor, Manuel de Matos Pegado Serpa, ao Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre a desertificação da arrematação do contrato da saída dos escravos, que eram despachados para as Minas, e que por isso tinha sido resolvido pela Fazenda Real, que se cobrassem os respectivos direitos. EDITAL anunciando a arrematação do contrato da saída dos escravos, por um ano, desde 1 de Julho próximo. CERTIDÃO dos pregões feitos para anunciar a arrematação do contrato da saída dos escravos. AUTOS DA ARREMATAÇÃO do contrato da saída dos escravos, que eram despachados para as Minas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria
BR_SPAPESP_PRESGATE_G005_S001_D001645_TXT_MAN · Item · Lisboa, 19 set. 1689 a 01 jul. 1764
Parte de Portugal (império). Conselho Ultramarino [Projeto Resgate]

Resumo: OFÍCIO do provedor mor da Fazenda, Manuel de Matos Pegado Serpa, ao Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre a arrematação dos contratos dos dízimos reais, tabacos, açúcares, e saídas dos escravos para as Minas, e o alcance que o arrematante do contrato das baleias fez. EDITAIS (2) anunciando a arrematação do contrato dos dízimos reais, um deles por um ano. CERTIDÃO dos pregões feitos para anunciar a arrematação do contrato dos dízimos reais. PROVISÕES (2) régias, a 1ª, ordenando que fossem postos em arrematação, os contratos cujos prazos das arrematações em Lisboa tivessem terminado, a 2ª, determinando que as arrematações dos contratos fossem feitos um mês antes de terminado o prazo da última arrematação. AUTOS DEARREMATAÇÃO do contrato dos dízimos reais e da resolução tomada pelo Conselho da Fazenda, por não ter existido quem o tomasse. AUTOS DA REUNIÃO da Mesa da Fazenda, presidida pelo arcebispo e governador geral do Estado do Brasil, dom frei Manuel da Ressureição, pela qual foi resolvida a forma de cobrança dos direitos do açúcar, por ter ficado deserta a arrematação. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria
OFÍCIO do provedor da Fazenda,... Bahia, 11-19 jul. 1768.
BR_SPAPESP_PRESGATE_G005_S001_D001968_TXT_MAN · Item · Bahia, 11-19 jul. 1768
Parte de Portugal (império). Conselho Ultramarino [Projeto Resgate]

Resumo: OFÍCIO do provedor da Fazenda, José Ferreira Cardoso da Costa, ao Francisco Xavier de Mendonça Furtado, informando que um contrato tinha sido arrematado pelos comerciantes, Clemente José da Costa, António Cardoso dos Santos, e Frutuoso Vicente Viana. TERMO DA ARREMATAÇÃO do contrato dos dízimos reais, de julho de 1768 a junho de 1768, adjudicado aos comerciantes, Clemente José da Costa, António Cardoso dos Santos, e Frutuoso Vicente Viana. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria
OFÍCIO do provedor mor da... Bahia, 21 mar. 1769.
BR_SPAPESP_PRESGATE_G005_S001_D002006_TXT_MAN · Item · Bahia, 21 mar. 1769
Parte de Portugal (império). Conselho Ultramarino [Projeto Resgate]

Resumo: OFÍCIO do provedor mor da Fazenda, José Ferreira Cardoso da Costa, ao Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre a arrematação da renda dos dízimos reais, por 3 anos, por uma quantia livre para a Fazenda Real. AUTOS DA ARREMATAÇÃO adjudicada a Clemente José da Costa e a seus sócios, António Cardoso dos Santos e Frutuoso Vicente Viana. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria