Previsualizar a impressão Fechar

Mostrar 3 resultados

Descrição arquivística
CARTA do [provedor da Fazenda... Santos, 16 out. 1723.
BR_SPAPESP_PRESGATE_G003_S000_D000295_TXT_MAN · Item · Santos, 16 out. 1723
Parte de Portugal (império). Conselho Ultramarino [Projeto Resgate]

Resumo: CARTA do [provedor da Fazenda Real de Santos], Timóteo Correia de Góes, ao rei [D. João V], dando o seu parecer sobre se a casa que fez o rendeiro da passagem da capela nas terras dos padres da Companhia do Colégio de São Paulo se encontra em sítio cultivável. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria
CARTA do Bispo do Rio... Rio de Janeiro, 03 mai. 1734.
BR_SPAPESP_PRESGATE_G003_S000_D000521_TXT_MAN · Item · Rio de Janeiro, 03 mai. 1734
Parte de Portugal (império). Conselho Ultramarino [Projeto Resgate]

Resumo: CARTA do Bispo do Rio de Janeiro, [D. frei Antônio de Guadalupe], ao rei [D. João V], informando que de acordo com a Constituição do Arcebispado da Bahia se proíbe a concessão de assento a qualquer pessoa secular nas capelas maiores das igrejas, com exceção dos duques, marqueses, condes e governadores de Estado, seguindo as normas do Direito canônico, e nesse sentido, o capitão-mor do Espírito Santo, [Silvestre Cirne da Veiga], não tem direito a um assento nas igrejas matriz e do Colégio daquela capitania, assim como nas capelas maiores de outras igrejas. -- Anexo(s): provisão (cópia) , carta, carta (cópia). -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria
CARTA do [religioso do Colégio... Lisboa, 01 jun. 1756.
BR_SPAPESP_PRESGATE_G003_S000_D001327_TXT_MAN · Item · Lisboa, 01 jun. 1756
Parte de Portugal (império). Conselho Ultramarino [Projeto Resgate]

Resumo: CARTA do [religioso do Colégio de Santo Antão da Companhia de Jesus, padre da Província do Maranhão], Bento da Fonseca, ao rei [D. José], informando sobre as queixas do provedor da Fazenda Real do Maranhão, [Gaspar Gonçalves dos Reis], acerca da falta de índios para servir naquela capitania; sugerindo que, à semelhança do praticado na cidade de Quito e em outras cidades espanholas, fosse permitida a fixação de índios forros e mestiços em bairros próximos de São Luís e Belém do Pará, passando estes a servir contra pagamento de um salário. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver AHU_CU_009, Cx. 30, D. 3086.

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria