Mostrar 3 resultados

Descrição arquivística
OFÍCIO do Bispo do Rio... Rio de Janeiro, 04 mar. 1800.
BR_SPAPESP_PRESGATE_G017_S000_D013147_TXT_MAN · Item · Rio de Janeiro, 04 mar. 1800
Parte de Portugal (império). Conselho Ultramarino [Projeto Resgate]

Resumo: OFÍCIO do Bispo do Rio de Janeiro [D. José Joaquim Justiniano Mascarenhas Castelo Branco] ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, informando seu parecer sobre o requerimento dos professores da cidade do Rio de Janeiro, João Marques Pinto e Manoel Inácio da Silva Alvarenga, denunciando as irregularidades existentes nos estudos de filosofia racional, retórica e teologia moral, e solicitando a tomada de providências a esse respeito. -- Anexo(s): ofício. -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria
BR_SPAPESP_PRESGATE_G017_S000_D013247_TXT_MAN · Item · Rio de Janeiro, 20 abr. 1800
Parte de Portugal (império). Conselho Ultramarino [Projeto Resgate]

Resumo: OFÍCIO do [vice-rei do Estado do Brasil], conde de Resende, [D. José Luís de Castro], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, sobre a representação feita pelos professores de Retórica, Teologia, Filosofia e Língua Grega, João Marques Pinto e Manoel Inácio da Silva, informando o estado em que os professores régios encontraram a freqüência e aproveitamento daqueles Estudos na capitania, referindo-se ao abandono a que foram deixadas essas matérias pelos eclesiásticos responsáveis até então pelo ensino das mesmas. -- Anexo(s): representação (cópia). -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria
OFÍCIO do Bispo do Rio... Rio de Janeiro, 28 mar. 1802.
BR_SPAPESP_PRESGATE_G017_S000_D014097_TXT_MAN · Item · Rio de Janeiro, 28 mar. 1802
Parte de Portugal (império). Conselho Ultramarino [Projeto Resgate]

Resumo: OFÍCIO do Bispo do Rio de Janeiro, [D. José Joaquim Justiniano Mascarenhas Castelo Branco], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior], informando seu parecer sobre o requerimento do beneditino conventual, padre Antônio de São José Bastos, solicitando prorrogação da licença de permanência na Corte a fim de continuar seus estudos como opositor da cadeira de teologia na Universidade de Coimbra. -- Anexo(s): lembrete, aviso (cópia) , requerimento (cópia). -- Observações: [dado não informado].

Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria