Resumo: OFÍCIO do [padre] Luís José de Albuquerque Cavalcanti Lins ao [conde das Galveias, D. João de Almeida Melo e Castro], enviando congratulações pelos cargos e honrarias reais que tem recebido seu ilustre amigo, solicitando que se resolva o caso de seu irmão concedendo-lhe a carta de aprovação e remetendo a despesa para se pagar as taxas necessárias; informando que continuam sem pagar o seu irmão Antônio, que é administrador do colégio erguido pelos Jesuítas; remetendo melancias, laranjas, doces de pitanga e de mangaba pelo comandante do brigue Lebre, informando que o padre carmelita Francisco Leandro vai à Corte ultimar seu requerimento onde pede a criação de uma cadeira de Filosofia pela qual foi licenciado; e da sua alegria em receber em sua casa visita de D. José Tomás de Meneses. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaFilososfia
36 Descrição arquivística resultados para Filososfia
Resumo: OFÍCIO (1ª via) do [governador da capitania de Pernambuco], Caetano Pinto de Miranda Montenegro, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior], sobre o requerimento do padre [Silvestre José da Costa Gerás] que o acompanha em suas viagens e deseja se estabelecer na dita capitania como vigário da Boa Vista ou como professor das cadeiras [de Filosofia Racional, na vila de Goiana, e de Gramática Latina, no bairro da Boa Vista]. -- Anexo(s): 10 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos oficiais da Câmara de Olinda ao príncipe regente [D. João], sobre o envio da dissertação química a respeito do ar da cidade de Olinda e vila do Recife, feita pelo professor régio de filosofia, frei José da Costa Azevedo, para rebater as afirmações do brigadeiro D. Eugênio de Lócio Seilblitz, contra o estabelecimento do Regimento de Artilharia na dita cidade. -- Anexo(s): 3 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CONSULTA da Mesa da Consciência e Ordens à rainha [D. Maria I], sobre a informação do Bispo de Pernambuco, D. Tomás [da Encarnação Costa e Lima], acerca dos mestres de latinidade, retórica, filosofia e teologia moral e da necessidade de clérigos para o extenso Bispado de Pernambuco, e da falta de professores, havendo apenas dois mestres régios destinados a Goiana e Recife. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do bacharel em Filosofia, Antônio Ferreira de Sousa Vieira, ao rei [D. José I], pedindo provisão para poder advogar nos auditórios da capitania de Pernambuco. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do licenciado em Filosofia do Colégio de Recife, Apolinário Gomes Pessoa, ao rei [D. João V], pedindo provisão para poder advogar nos auditórios da dita vila. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do bacharel formado em Filosofia, Pedro da Silva Durão, ao rei [D. João V], pedindo provisão para advogar nos auditórios da comarca de Alagoas. -- Anexo(s): 3 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos oficiais da Câmara de Olinda ao príncipe regente [D. Pedro], solicitando concessão para que a Universidade de Coimbra aceite o primeiro ano de filosofia cursado no colégio de Olinda, como foi concedido a moradores de outras capitanias. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: m. est.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos oficiais da Câmara da Paraíba, à rainha [D. Maria I], em que dizem, por ordem de D. José I, de dez de fevereiro de 1772, foi criado um imposto sobre cada arrátel de carne que se cortasse nos açougues, para pagar em cada capitania os mestres das escolas menores e maiores até filosofia; e que, apesar de terem enviado mais de vinte e dois mil cruzados, as portas das escolas continuam fechadas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do bacharel em Filosofia e formado em Medicina, Manuel Rodrigues de Oliveira, ao príncipe regente D. João, solicitando ajuda de custo para se deslocar ao Maranhão. -- Anexo(s): 1 bilhete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao príncipe regente D. João, sobre o requerimento do professor substituto da cadeira de Filosofia Racional e Moral da cidade de São Luís do Maranhão, Dionísio Rodrigues Franco, pedindo propriedade da dita cadeira. -- Anexo(s): 7 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do professor régio de Filosofia, Dionísio Rodrigues Franco, ao príncipe regente D. João, solicitando provisão para advogar perpetuamente na Capitania. -- Anexo(s): 1 provisão. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do professor da cadeira de Filosofia e Política, presbítero José da Rocha Luís, para a rainha D. Maria I, queixando-se do baixo valor do seu ordenado, porque o subsídio literário é pouco para pagar a todos os professores. Descreve, ainda, os outros subsídios e colectas a vários produtos como carnes secas e aguardente. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do professor régio de Filosofia, Dionísio Rodrigues Franco, ao príncipe regente D. João, pedindo que se lhe conceda provisão para exercer o ofício de advogado na capitania do Maranhão. -- Anexo(s): 1 bilhete e 1 requerimento. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador D. Fernando António de Noronha para o secretário de estado da Marinha e Ultramar, Luís Pinto de Sousa Coutinho, sobre a frequência da aula de Filosofia no Maranhão. Dá o seu parecer sobre o requerimento incluso do professor de Filosofia na dita Capitania Dionísio Rodrigues Franco. -- Anexo(s): o referido documento e outros 2. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PROVISÃO da rainha D. Maria I, mandando aumentar o ordenado do professor substituto da cadeira de Filosofia Racional e Moral, da cidade de São Luís do Maranhão, Dionísio Rodrigues Franco, como este havia requerido. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos oficiais da Câmara da Bahia ao príncipe regente [D. Pedro], solicitando para os estudantes da Bahia que se graduarem e licenciarem em Filosofia e doutores em Teologia, os mesmos privilégios dos da Universidade de Évora. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO de Manuel Jacinto de Sampaio e Melo, ex-professor de filosofia na cidade de Lamego e senhor do engenho de S.Carlos, na vila da Cachoeira ao príncipe regente [D. João] solicitando o exclusivo para utilizar nos engenhos de açúcar, ao longo de dez anos, um novo modelo de fornalhas fabricado pelo próprio. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (5) do governador [da Bahia], Francisco da Cunha Menezes ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Melo e Meneses Souto Maior], o primeiro, sobre a prorrogação de uma licença concedida ao professor de Filosofia e Moral, Francisco Carneiro de Campos, o segundo, informando sobre uma arribada do brigue Ligeiro, do capitão Francisco Gonçalves de Lima, o terceiro, sobre exportação de amarras de piassaba e mais mercadorias ao Reino, os demais, remetendo um mapa da carga transportada da Bahia ao Reino, respectivamente pelos navios São Manuel Augusto, do capitão José Leite Craveiro e São Manuel Careta, do capitão João Pinto Franco. -- Anexo(s): 2 mapas. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do bacharel em Matemática e Filosofia, Agostinho Descalço, frei José da Sacra Família, solicitando a nomeação de professor substituto das cadeiras que dava na Bahia. -- Anexo(s): requerimento, 2 cartas, 2 provisões. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria