Resumo: CARTA do [governador e capitão-general de Goiás], D. João Manuel de Menezes, ao [príncipe regente D. João], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo], sobre a tomada de posse do lugar de secretário do governo pelo bacharel Manuel Joaquim da Silveira Félix; o funcionamento de uma Aula de Filosofia Racional e Moral na comarca de Vila Boa; a organização dos Corpos de Milícias e Ordenanças de Goiás; e a publicação de um bando de apresentação das cartas patentes por confirmar, dos oficiais de Milícias e Ordenanças reformados e efetivos, para a atribuição da aposentadoria. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaFilososfia
18 Descrição arquivística resultados para Filososfia
Resumo: CARTA DE NOMEAÇÃO do governador e capitão-general da capitania de São Paulo, presidente da Junta da Administração e Arrecadação da Fazenda Real e Inspetor dos Estudos, Antônio Manuel de Melo Castro e Mendonça, provendo o bacharel Francisco Vieira Goulart na cadeira de Filosofia Racional e Moral, da cidade de São Paulo, de acordo com o Bispo da mesma capitania (D. Mateus de Abreu Pereira) . -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do Bispo de São Paulo, D. Mateus (de Abreu Pereira) , ao (ministro e secretário de Estado da Marinha e Domínios Ultramarinos) , D. Rodrigo de Sousa Coutinho, na qual diz que deseja saber se a nomeação dos professores de gramática Latina, Filosofia e Retórica, naquele bispado, pertence aos bispos ou aos governadores, ou a ambos. -- Anexo(s): aviso. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do (governador e capitão-general da capitania de São Paulo) , D. Luís Mascarenhas, a (D. João V) sobre as dificuldades dos paulistas em mandarem os filhos estudar para fora da capitania, tudo se resolvendo desde que, contra a réplica dos oficiais da Câmara, o porto do Cubatão continuasse na posse dos padres professos da Companhia (de Jesus) , residentes na mesma capitania. Aceita o Rei, sob a sua proteção, o colégio dos mesmos e concede-lhes três mil cruzados de pensão anual para sustento de dezesseis padres com o encargo de lecionarem as cadeiras de Filosofia, Moral e Gramática, sem porem de lado os exercícios das missões. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA de Bacharel graduado em filosofia, passada a Antonio Nunes, pelo Reitor do Colégio da Companhia de Jesus do Rio de Janeiro. -- Anexo(s) de: n.º 7274. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do Bispo eleito do Rio de Janeiro, D. José [Caetano da Silva Coutinho], ao príncipe regente [D. João], recomendando para a vaga de tesoureiro-mor da catedral do Rio de Janeiro, a candidatura do presbítero secular daquele Bispado, padre Feliciano José Alves Ferreira, exercendo ainda as funções de professor de Filosofia Racional e Moral, e considerando a pessoa mais habilitada para o cargo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do professor de Grego, João Marques Pinto, e do professor de Retórica, Manoel Inácio da Silva Alvarenga, à rainha [D. Maria I], relembrando a lei de 1772 que restaurou no reino e nas colônias as escolas de Retórica, Filosofia e Língua Grega; relatando a escassez de alunos no Rio de Janeiro, a rivalidade entre ensino religioso e leigo; a campanha de difamação feita pelos eclesiásticos contra os professores e dos estudos de Humanidades. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos oficiais da Câmara da cidade do Rio de Janeiro ao rei [D. Pedro II] solicitando que aos estudantes naturais desta praça que vão estudar na Universidade de Coimbra, seja dado um ano de equivalência, pela graduação em Filosofia e pelo tempo que têm de permanecer no Reino, à semelhança do que foi concedido aos de Pernambuco e Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos oficiais da Câmara de Olinda ao príncipe regente [D. João], sobre o envio da dissertação química a respeito do ar da cidade de Olinda e vila do Recife, feita pelo professor régio de filosofia, frei José da Costa Azevedo, para rebater as afirmações do brigadeiro D. Eugênio de Lócio Seilblitz, contra o estabelecimento do Regimento de Artilharia na dita cidade. -- Anexo(s): 3 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos oficiais da Câmara de Olinda ao príncipe regente [D. Pedro], solicitando concessão para que a Universidade de Coimbra aceite o primeiro ano de filosofia cursado no colégio de Olinda, como foi concedido a moradores de outras capitanias. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: m. est.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos oficiais da Câmara da Paraíba, à rainha [D. Maria I], em que dizem, por ordem de D. José I, de dez de fevereiro de 1772, foi criado um imposto sobre cada arrátel de carne que se cortasse nos açougues, para pagar em cada capitania os mestres das escolas menores e maiores até filosofia; e que, apesar de terem enviado mais de vinte e dois mil cruzados, as portas das escolas continuam fechadas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA (minuta) dando conta que sua Alteza Real permitia a Manuel Joaquim Ribeiro, professor de Filosofia, mudar a sua aula da cidade de Mariana para Vila Rica. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do bispo de Mariana, D. fr. Manuel da Cruz, para destinatário desconhecido, participando a execução da ordem régia de não permitir nenhum aluno a assistir aulas de Filosofia sem própria licença. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do bispo de Mariana, D. fr. Manuel da Cruz, para ... participando a execução da ordem régia de despedir o professor de Filosofia e substituí-lo por um novo. -- Anexo(s): carta. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos oficiais da Câmara de Vila de Cuiabá à rainha [D. Maria I] em que pedem um professor de gramática e outro de filosofia. -- Anexo(s): 2ª via. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do professor da cadeira de Filosofia e Política, presbítero José da Rocha Luís, para a rainha D. Maria I, queixando-se do baixo valor do seu ordenado, porque o subsídio literário é pouco para pagar a todos os professores. Descreve, ainda, os outros subsídios e colectas a vários produtos como carnes secas e aguardente. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos oficiais da Câmara da Bahia ao príncipe regente [D. Pedro], solicitando para os estudantes da Bahia que se graduarem e licenciarem em Filosofia e doutores em Teologia, os mesmos privilégios dos da Universidade de Évora. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do desembargador Tomás Roby de Barros Barreto sobre a reforma do ensino, e a execução na capitania, do alvará e instruções de 28 de julho de 1759. CARTA do desembargador Tomás Roby de Barros Barreto ao definidor geral, frei Inácio das Neves, solicitando informações da vida e costumes, de cada um dos concorrentes das cadeiras de Gramática Latina e Retórica. RELAÇÃO dos concorrentes às cadeiras de Gramática Latina e Retórica, que prestaram prova perante o desembargador, chanceler da Relação, Tomás Roby de Barros Barreto, e os examinadores, padres mestres, religioso de São Francisco, frei Leonardo da Conceição, religioso Carmelita Calçado, Joaquim de Almeida, e religioso Carmelita Descalço, frei Silvestre. CERTIDÃO do notário apostólico, frei Inácio das Neves, sobre a vida e costumes dos concorrentes às cadeiras de Gramática Latina e Retórica. REQUERIMENTO de Manuel Coelho de Carvalho solicitando licença para lecionar gratuitamente no curso de Filosofia, para que seus alunos possam conclui-lo. REQUERIMENTO dos alunos do curso de Filosofia da Bahia solicitando que o ex-Jesuíta, padre Manuel Maciel, continue lecionando no mesmo curso. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria