Resumo: DECLARAÇÃO do [contratador do Sal do Brasil], Estevão Martins Torres, sobre o navio Nossa Senhora da Pena e São Francisco, de que é mestre João Luís Ferreira, que segue viagem para a Bahia, pode receber seu despacho pelo respeita ao contrato do sal. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver AHU_CU_005, Cx. 85, D. 7014.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaEuropa
184 Descrição arquivística resultados para Europa
Resumo: DECLARAÇÃO do mestre do navio francês O sucesso Francisco Pereira que se acha confiscado pela Fazenda Real, atestando que recebeu do provedor-mor da Fazenda Real do Brasil Luís Lopes Pegado 98 e meio sacos de tinta e mais materiais. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DECLARAÇÃO do mestre da nau Almirante Nossa Senhora do Pilar António Gonçalves Lisboa atestando que recebeu do provedor-mor da Fazenda Real do Brasil Luís Lopes Pegado 106 fardos contendo várias mercadorias. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DECLARAÇÃO do mestre da nau capitania Nossa Senhora da Penha de França e São Jorge e Manuel Jorge sobre os produtos que recebeu do ex-provedor-mor da Fazenda Real do estado do Brasil Luís Lopes Pegado dos barris e arroubas de salitre líquido. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DECLARAÇÃO do mestre da Nau Almirante Nossa Senhora do Pilar António Gonçalves Lisboa e do segundo piloto José Gonçalves de Azevedo atestando que levam na referida nau vinte e seis caixões com prata. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DECLARAÇÃO de José Nicos Lisboa Corte Real afirmando estar obrigado a tirar a Plácido Gonçalves Maciel um depósito de doze mil réis que assinou no Juízo dos Cativos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DECLARAÇÃO dos oficiais e marinheiros da corveta Santa Ana e Santo António de Almas, vinda da Bahia a resgate de escravos, sobre o ataque e incursão de dois navios ingleses, African Queen of Bristol e Eleezar of Bristol. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DECLARAÇÃO pública do governador do Castelo do Cabo da Costa, Arquimedes Dalzel, sobre a tentativa de ataque de uma canoa holandesa à curveta portuguesa Nossa Senhora da Glória e Sant’ Ana, da Bahia, da qual é capitão João de Deus Lima, e pedindo aos comandantes da Marinha Britânica que protejam a referida curveta e sua carga. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DECLARAÇÃO de Francisco Rodrigues Liberato referente à entrega de um caixote ao contramestre do navio São Manuel, José da Rocha, o qual seria entregue ao governador-geral da Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do arcebispo da Bahia ao Diogo de Mendonça Corte Real sobre a partida dos religiosos que mandou recolher ao Reino. DECLARAÇÃO do capitão da nau Santa Rosa, Manuel Gomes da Silva, por ter recebido a bordo, o monge de São Bento, frei João de Santa Maria, responsabilizando-se por entregá-lo ao secretário de Estado, Diogo de Mendonça Corte Real, em Lisboa. REQUERIMENTO do religioso de São Bento, no Mosteiro da Graça, padre frei António de Jesus Maria, solicitando para não embarcar para o Reino por estar doente. ATESTADO do médico pela Universidade de Coimbra, António Ribeiro Sanches, certificando a doença e a impossibilidade de embarcar do religioso de São Bento, no Mosteiro da Graça, padre frei António de Jesus Maria. ATESTADO do cirurgião, António da Rocha Neves, certificando a doença incurável e a impossibilidade de embarcar do religioso de São Bento, no Mosteiro da Graça, padre frei António de Jesus Maria -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DUPLICATAS dos documentos números 1884 a 1886 (2ª via) . DECLARAÇÃO do capitão da nau Nossa Senhora das Necessidades, João de Melo, por ter recebido a bordo, o padre D. António Rodrigues da Silva. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DECLARAÇÃO do filho de Manuel Dantas Barbosa e Ana Ramos da Assunção, padre Tomás Dantas Barbosa, afirmando que não acusou Plácido Fernandes Maciel de ato criminoso. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do arcebispo da Bahia ao Tomé Joaquim da Costa Corte Real dando informações desfavoráveis sobre o religioso de Santa Tereza, padre D. António Rodrigues da Silva, que foi transitado para o Santo Espírito da França, dos Capuchos de São Francisco, padre D. António da Costa Santa Bárbara, para São Bento da França, e D. Teodoro Manuel de Lima e D. Alexandre Claveto. DECLARAÇÃO do comandante da galera, Jesus Maria José e Sant’Ana, António da Graça Correia Galego, afirmando que recebeu a bordo, sob prisão, o padre D. António da Costa Santa Bárbara, para ser entregue em Lisboa, segundo a ordem do ministro do Ultramar. DECLARAÇÃO do comandante da fragata, Nossa Senhora da Caridade, São Francisco de Paula e Santo António, Inácio Lopes Figueira, afirmando que recebeu a bordo, sob prisão, o padre D. António Rodrigues da Silva, para ser entregue em Lisboa. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do conselheiro Manuel Estêvão de Almeida de Vasconcelos Barberino, sobre o sequestro dos bens de raiz dos religiosos da Companhia de Jesus, que tinham sido adquiridos para a Casa do Noviciado na Bahia, sem autorização régia. SENTENÇA do sequestro dos bens dos Jesuítas. TERMO DA NOMEAÇÃO do licenciado António da Silva Lisboa para secretário e administrador do bens sequestrados dos Jesuítas. TERMO DAS DECLARAÇÕES e avaliações que os avaliadores do Conselho Ultramarino da Bahia, e os mestres das obras, fizeram, relativas ao valor e rendimento anual dos bens sequestrados dos Jesuítas. DUPLICATAS dos documentos números 4492 a 4495 (2ª vias) . -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do conselheiro Manuel Estêvão de Almeida de Vasconcelos Barberino, ao Tomé Joaquim da Costa Corte Real, sobre o sequestro dos bens de raiz dos Jesuítas, adquiridos sem licença régia, pertencentes ao Seminário de Belém da Vila de Cachoeira, na Bahia, na Cachoeira e no Sertão de Itapicuru. SENTENÇA de sequestro de bens de Jesuítas. TERMO DA NOMEAÇÃO de Domingos Rodrigues da Costa Braga para secretário e administrador de bens sequestrados de Jesuítas na Bahia. TERMO DAS DECLARAÇÕES e avaliações que os avaliadores e os mestres-deobras da Bahia, fizeram, relativas ao valor e rendimento anual dos bens sequestrados dos Jesuítas nessa cidade. DUPLICATAS dos documentos números 4500 a 4503 (2ª vias) . -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do conselheiro Manuel Estêvão de Almeida Vasconcelos Barberino ao Tomé Joaquim da Costa Corte Real, sobre o sequestro dos bens de raiz dos Jesuítas, adquiridos sem licença régia, pertencentes ao Seminário de Nossa Senhora da Conceição. SENTENÇA do sequestro dos bens de raiz dos Jesuítas, adquiridos sem licença régia, pertencentes ao Seminário de Nossa Senhora da Conceição. TERMO DA NOMEAÇÃO de José Antunes de Carvalho, para administrar os bens de raiz sequestrados do Seminário de Nossa Senhora da Conceição. TERMO DAS DECLARAÇÕES e avaliações que os avaliadores do Conselho e os mestres-de-obras da Bahia, fizeram, relativas ao valor e rendimento anual dos bens sequestrados do Seminário de Nossa Senhora da Conceição. DESPACHO do conselheiro Manuel Estêvão Barberino sobre o sequestro das roças do Seminário de Nossa Senhora da Conceição. TERMO DAS DECLARAÇÕES e avaliações que os avaliadores do Conselho e os mestres-de-obras da Bahia, fizeram, relativas as roças do Seminário de Nossa Senhora da Conceição. DUPLICATAS dos documentos números 4531 a 4536. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do chanceler, governador Tomás Robi de Barros, ao rei D. José, sobre a prisão do diretor da Fortaleza de Ajudá, Teodósio Rodrigues da Costa, por ter abandonado seu posto, a obrigação de tê-lo feito, pelo governador da Terra, pela ordem do rei Daomé, e que por isso mesmo, deveria ser solto, posto que as forças portuguesas e as do rei Daomé eram desiguais. OFÍCIO do diretor da Fortaleza de Ajudá, Félix José de Gouveia, ao chanceler, governador, sobre as entrevistas que teve com o rei Daomé, as concessões que obteve para a construção de uma bateria na praia, e as razões por ter procedido contra o ex-diretor da mesma fortaleza, Teodósio Rodrigues da Costa. OFÍCIO do diretor da Fortaleza de Ajudá, Félix José de Gouveia, ao chanceler, governador, sobre a ordem do rei Daomé para entregar 6 peças de artilharia. LISTA de objetos de artilharia e munições, pedidos pelo diretor da Fortaleza de Ajudá, Félix José de Gouveia. TERMO do tenente Teodósio Rodrigues da Costa, da violência que sofreu, e da entrega da Fortaleza de Ajudá ao almoxarife António Nunes de Gouveia. AUTO para corpo de delito, da deserção do diretor da Fortaleza de Ajudá, Teodósio Rodrigues da Costa, que o desembargador, ouvidor geral do Crime, doutor Francisco A. de Berquó, mandou fazer. DECLARAÇÃO do diretor, comandante general do Forte de São Luiz de Ajudá, e dos seus conselheiros e oficiais, da intimação feita ao diretor da fortaleza portuguesa, Teodósio Rodrigues da Costa, para embarcar em 3 dias para o Brasil, segundo ordens do rei Daomé. FOLHA corrida de Teodósio Rodrigues da Costa. OFÍCIO do vice-rei, conde dos Arcos, D. Marcos de Noronha, ao Tomé Joaquim da Costa Corte Real, sobre acontecimentos na Fortaleza de Ajudá, com o diretor Teodósio Rodrigues da Costa. ATESTADO do diretor do Forte de Ajudá, Guilherme Revaines, sobre acontecimentos na Fortaleza de Ajudá, com o diretor Teodósio Rodrigues da Costa. REQUERIMENTO de Teodósio Rodrigues da Costa sobre os motivos que o forçaram abandonar o posto de diretor da Fortaleza de Ajudá, sem licença, solicitando sua liberdade ao governador do Estado do Brasil. Provisão do Conselho Ultramarino ordenando ao vice-rei do Brasil que informasse sobre um requerimento de Teodósio Rodrigues da Costa. REQUERIMENTO de Teodósio Rodrigues da Costa ao rei, solicitando para ser remetido para Lisboa para que fosse apurada sua culpa ou inocência. ATA do conselho convocado pelo chanceler, governador Tomás Robi de Barros Barreto, para decidir sobre o requerimento de Teodósio Rodrigues da Costa, que solicitava ser posto em liberdade. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do provedor mor da Fazenda, Manuel de Matos Pegado Serpa, ao Francisco Xavier de Mendonça, sobre a arrematação do contrato das aguardentes da terra e vinhos de mel. CERTIDÃO do pregão em praça pública para a arrematação e do seu deserto, do contrato das aguardentes da terra e vinhos de mel. Provisão mandando abrir arrematação por um ano para os contratos com prazos terminados, porque arrematados na praça de Lisboa. EDITAL para a arrematação do contrato das aguardentes da terra e vinhos de mel, por um ano. CERTIDÃO do preço pelo qual se arrematou, no Conselho Ultramarino, o contrato das aguardentes de terra e vinhos de mel, por 3 anos, principiados em 24 de abril de 1758 e terminados em 1761. CERTIDÃO do preço pelo qual se arrematou, em 1743, 1744 e 1745, o contrato das aguardentes de terra e vinhos de mel. ATESTADO do oficial da Fazenda Real, João de Piza, sobre o voto do provedor mor da Fazenda, Manuel de Matos Pegado Serpa, na arrematação do contrato das aguardentes e vinhos de mel. DECLARAÇÃO do escrivão da Fazenda, Luiz Pereira Franco, expondo os motivos, porque o administrador do contrato das aguardentes, Jerónimo de Araújo Pimenta, só tomou posse mais de um ano depois da arrematação de Manuel Gil. TERMO DA ARREMATAÇÃO do contrato das aguardentes da terra e vinhos de mel, em abril de 1761, do arrematante Francisco Vieira da Silva. AUTOS DA DEVASSA do provedor da Fazenda, para averiguar se houve irregularidade na arrematação do contrato dos dízimos reais, do arrematante Manuel Dias Filgueira. DUPLICATAS dos documentos números 5269 a 5278 (2ª via) . -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO da Mesa da Inspeção ao ministro do Ultramar, sobre o requerimento que Bento Dias de Aragão fez, relativo ao pagamento e preço de uma porção de tabaco, que vendeu a Manuel Marques de Queiroz. ALVARÁ régio que mandou caçar e anular as compras, vendas e arrematações de açúcar e tabaco, no Estado do Brasil, assim judicial como extra-judicial, por preços menores, porque se vendessem no tempo da frota mais próxima? TERMO DAS DECLARAÇÕES de Manuel Marques de Queiroz, sobre a compra de tabaco que fez a Bento Dias de Aragão. ATA da sessão da Mesa da Inspeção que apreciou e deferiu o requerimento de Bento Dias de Aragão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do cabido ao ministro do Ultramar, sobre ter embarcado em um dos navios da frota, sob prisão, o padre João de Santo Alberto. DECLARAÇÃO do capitão da galera Família Sacra, António Correia de Oliveira, e do contra mestre, João Gomes Alcântara, afirmando que receberam a bordo, sob sua guarda, o padre João de Santo Alberto. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria