Resumo: ESCRITO do [secretário do Conselho Ultramarino], André Lopes de Lavre, ao [secretário das Mercês e Expediente], Bartolomeu de Sousa Mexia, ordenando que as ordens sobre a nomeação do superintendente para as casas de fundição das Minas sejam mandadas para assinar, caso estejam conformes à resolução real. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver consulta em AHU-Minas Gerais, Cx. 2, Doc. 11.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaEuropa Meridional
297 Descrição arquivística resultados para Europa Meridional
Resumo: ESCRITO de [Cardoso] da Silva sobre a remessa da carta do provedor-mor do Brasil. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [secretário de estado], Diogo de Mendonça Corte Real, ao [secretário do Conselho Ultramarino], André Lopes de Lavre, para que sejam passados os despachos necessários ao novo ouvidor de São Paulo, Francisco Galvão da Fonseca, que está de partida. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: SOBRESCRITO dirigido ao conselheiro do Conselho Ultramarino, Alexandre Metello de Sousa Meneses, contendo uma informação sobre a criação do lugar de secretário do Estado do Brasil em fevereiro de 1644. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [secretário do Conselho Ultramarino], Manuel Caetano Lopes de Lavre, ao [secretário de estado], Diogo de Mendonça Corte Real, remetendo relação das consultas resolvidas da capitania de Pernambuco e que se encontram com o dito secretário para serem expedidas as ordens necessárias, para que sejam devolvidas a secretaria do conselho. -- Anexo(s): relação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do secretário de estado, Diogo de Mendonça Corte Real, ao secretário do Conselho Ultramarino, Manuel Caetano Lopes de Lavre, remetendo algumas consultas, ainda não registradas, que deveriam retornar, para que o fossem; entre elas, a relativa às fortificações da vila de Santos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver AHU_CU_023-01, doc. 902.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO de Martinho de Barros ao [secretário do Conselho Ultramarino], Manuel Caetano Lopes de Lavre, remetendo cartas para serem analisadas pelo dito conselho, referentes a Colônia do Sacramento, Minas Gerais e Goiás. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [secretário do Conselho Ultramarino], Manuel Caetano Lopes de Lavre, ao [secretário de estado do Reino e Mercês], Pedro da Mota e Silva, solicitando que fosse ordenado ao tesoureiro da Casa da Moeda que entregasse ao do Conselho Ultramarino a quantia necessária para a compra de munições e apetrechos de guerra destinados às praças do Rio de Janeiro, Santos, Colônia [do Sacramento], Bahia e Maranhão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO de João de Leiro ao [conselheiro do Conselho Ultramarino], Alexandre de Gusmão, sobre a entrega de vários papéis relativos à administração do Estado do Maranhão [e Grão-Pará]. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [conselheiro do Conselho Ultramarino], Manuel Caetano Lopes de Lavre, ao [ministro do Conselho de Estado], cardeal da Mota, [D. João de Mota e Silva], remetendo a relação dos contratos do sal, dos caminhos, dos dízimos, das passagens, da aguardente e vinhos, do azeite doce e do tabaco de São Paulo e Minas Gerais; e o da dízima da Alfândega do Rio de Janeiro. -- Anexo(s): relação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do secretário em exercício da Junta dos Três Estados, João dos Santos Leite Bressane, ao [secretário do Conselho Ultramarino], Manoel Caetano Lopes de Lavre, solicitando que se mande passar ordem ao ouvidor geral da comarca do Rio das Mortes para que informe o rendimento anual do ofício de escrivão dos Órfãos da vila de São José. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver aviso em AHU-Minas Gerais, Cx. 35, Doc. 70.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [secretário da Junta dos Três Estados], Domingos Ferreira de Abreu, ao [secretário do Conselho Ultramarino], Manuel Caetano Lopes de Lavre, solicitando que o Conselho Ultramarino proceda à avaliação do ofício de escrivão da Câmara, Judicial e Notas de Cabo Frio, que foi concedido por três anos a Ricardo Teixeira de Macedo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [secretário da Junta dos Três Estados], Domingos Ferreira de Abreu, ao [secretário do Conselho Ultramarino], Manuel Caetano Lopes de Lavre, solicitando que o Conselho Ultramarino informe sobre o rendimento do ofício de escrivão do juiz do Crime da cidade da Bahia, para o qual foi nomeado Faustino Pires Chaves, por tempo de três anos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [secretário do Tribunal da Junta dos Três Estados], Domingos Ferreira de Abreu, ao [secretário do Conselho Ultramarino], Manuel Caetano Lopes de Lavre, solicitando que o Conselho Ultramarino proceda à avaliação do ofício de tabelião do arraial de Crixás, [na capitania de Goiás], concedido a Luís Pires de Carvalho por tempo de três anos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [secretário do Tribunal da Junta dos Três Estados], Domingos Ferreira de Abreu, ao [secretário do Conselho Ultramarino], Manuel Caetano Lopes de Lavre, solicitando que o Conselho Ultramarino proceda à avaliação do ofício de tabelião e escrivão dos Órfãos de São Romão, distrito do Sabará, concedido a Antônio Francisco Lima por tempo de três anos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [secretário da Junta dos Três Estados], Domingos Ferreira de Abreu, ao [secretário do Conselho Ultramarino], Manuel Caetano Lopes de Lavre, solicitando informação sobre o rendimento dos ofícios de partidores dos Órfãos da Bahia, para os quais foram nomeados Aleixo Rodrigues Branco e Mateus de Almeida. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [secretário em exercício da Junta dos Três Estados], João dos Santos Leite Bressane, ao [secretário do Conselho Ultramarino], Manuel Caetano Lopes de Lavre, solicitando envio de ordem ao provedor da comarca do Rio das Mortes para que o mesmo informe sobre o rendimento do ofício de meirinho da Provedoria dos Ausentes da dita comarca, informação requerida por Teresa Maria de Jesus, viúva de Luís da Silva de Carvalho, fiador de João Pereira de Andrade. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [secretário da Junta dos Três Estados], João dos Santos Leite Bressane, ao [secretário do Conselho Ultramarino], Joaquim Miguel Lopes de Lavre, ordenando que se passe ordem ao provedor da Fazenda Real da cidade da Bahia, [Manuel Antônio da Cunha Souto Maior], para que por inquirição de testemunhas com todo o segredo informe todo o rendimento que possui o alcaidemor de Maragogipe, José Pires de Carvalho e Albuquerque. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do [secretário interino da Junta dos Três Estados], José Correia de Sousa, ao [secretário do Conselho Ultramarino], Joaquim Miguel Lopes de Lavre, ordenando que se passe ordem ao chanceler da Repartição da Bahia para que por inquirição de testemunhas informe o rendimento que tem o ofício de escrivão das Sesmarias daquela cidade. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: ESCRITO do secretário da Junta dos Três Estados, José Correia de Sousa, ao [secretário do Conselho Ultramarino], Joaquim Miguel Lopes de Lavre, solicitando ordem ao ouvidor de São Paulo para que informe o rendimento dos ofícios de escrivão da Câmara e Almotaçaria da cidade de São Paulo e escrivães das câmaras, assim como tabeliães das vilas de Guaratinguetá, Taubaté, Mogí das Cruzes, Jundiaí e Parnaíba, em resposta aos requerimentos de Antônio da Silva de Araújo e José de Sousa e Silva. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria