Resumo: REQUERIMENTO do presbítero secular, bacharel Domingos da Mota Teixeira, ao príncipe regente [D. João], solicitando a entrega dos papéis e documentos que juntou ao requerimento solicitando o pagamento dos ordenados relativos aos empregos que exerceu em Vila Boa, os quais fora obrigado a repor aos cofres reais. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaEstudantes
2403 Descrição arquivística resultados para Estudantes
Resumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], D. Francisco de Assis Mascarenhas, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo], remetendo o seu parecer anual sobre os procedimentos dos diversos ministros e bacharéis empregados na administração e defesa da capitania, nomeadamente o intendente do Ouro da Casa de Fundição de Vila Boa de Goiás, Florêncio José Morais Cid, que já havia solicitado a mercê de reforma do dito lugar, por motivos de doença. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], D. Francisco de Assis Mascarenhas, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo], sobre o sistema de ensino público administrado na capitania, diferente de outras capitanias da América Portuguesa, destacando o reduzido rendimento do Subsídio Literário, a dificuldade de pagamento dos ordenados dos professores, e o reduzido número de alunos para frequentar as escolas. -- Anexo(s): 22 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], D. Francisco de Assis Mascarenhas, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo], sobre a nomeação interina do bacharel Luís Martins Basto no cargo de secretário do governo da capitania, por falecimento do bacharel Joaquim Moreira de Carvalho, e pela prisão do seu efetivo, o bacharel Manuel Joaquim da Silveira Félix. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], D. João Manuel de Menezes, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo], sobre a prisão do secretário do governo, bacharel Manuel Joaquim da Silveira Félix, acusado de roubo e falsificação dos emolumentos das patentes militares, e a nomeação do bacharel Joaquim Moreira de Carvalho, para ocupar, interinamente, o seu lugar. -- Anexo(s): 4 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DECRETO do príncipe regente D. João nomeando interinamente o bacharel José Amado Grehon, no lugar de secretário de governo de Goiás, atendendo à suspensão de Manuel Joaquim da Silveira Félix. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], D. João Manuel de Menezes, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo], sobre a tomada de posse do lugar de secretário de governo pelo bacharel Manuel Joaquim da Silveira Félix; o funcionamento de uma Aula de Filosofia Racional e Moral na comarca de Vila Boa; a organização dos Corpos de Milícias e Ordenanças de Goiás; e a publicação de um bando de apresentação das cartas patentes por confirmar, dos oficiais de Milícias e Ordenanças reformados e efetivos, para a atribuição da aposentadoria. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do [governador e capitão-general de Goiás], D. João Manuel de Menezes, ao [príncipe regente D. João], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo], sobre a tomada de posse do lugar de secretário do governo pelo bacharel Manuel Joaquim da Silveira Félix; o funcionamento de uma Aula de Filosofia Racional e Moral na comarca de Vila Boa; a organização dos Corpos de Milícias e Ordenanças de Goiás; e a publicação de um bando de apresentação das cartas patentes por confirmar, dos oficiais de Milícias e Ordenanças reformados e efetivos, para a atribuição da aposentadoria. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO de Manuel Pinto Coelho, ao príncipe regente [D. João], solicitando o envio de cópia certificada da Provisão de nomeação do bacharel Florêncio José de Morais Cid, como seu sucessor no lugar de intendente do Ouro da Casa de Fundição de Vila Boa de Goiás. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do ex-ouvidor-geral de Goiás, António de Liz, ao príncipe regente [D. João], solicitando a anulação do processo de residência elaborado pelo ouvidor-geral de Mato Grosso, bacharel Manuel Joaquim Ribeiro Freire, a pedido do governador D. João Manuel de Menezes. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], D. João Manuel de Menezes, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, sobre as acusações contra o ex-intendente do Ouro da Casa de Fundição de Vila Boa, bacharel José Inácio Álvares de Castro Silva da Ribeira, e a ordem para libertar o acusado por falta de provas de culpa. -- Anexo(s): 9 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do governador e capitão-general D. João Manuel de Menezes, ao príncipe regente [D. João], sobre as acusações contra o ex-intendente do Ouro da Casa de Fundição de Vila Boa, bacharel José Inácio Álvares de Castro Silva da Ribeira, e a ordem para libertar o acusado por falta de provas de culpa. -- Anexo(s): 3 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do ouvidor-geral de Goiás, Manuel Joaquim de Aguiar Mourão, ao príncipe regente [D. João], sobre as injúrias do governador e capitão-general de Goiás, D. João Manuel de Menezes, contra sua pessoa e o cargo que ocupa, com a conivência do secretário de governo, Felipe Nery Monteiro de Mendonça; acerca de sua transferência para outro lugar e nomeação de um sucessor; e remetendo a conclusão da residência do ex-ouvidor e provedor dos Defuntos e Ausentes de Goiás, bacharel António de Lis. -- Anexo(s): 107 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO de Ana Francisca Xavier Leite, viúva do tenente João Bonifácio, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, remetendo requerimento solicitando medidas que protejam a sua família das tentativas de extorsão de bens por parte do bacharel Joaquim Moreira de Carvalho e de seu pai, Manuel Moreira de Carvalho, deixando a suplicante e seus filhos desamparados e sem sustento. -- Anexo(s): 4 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], Tristão da Cunha Meneses, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, sobre a disputa judicial entre o professor de Latinidade, Bartolomeu António Cordovil e o bacharel Joaquim Moreira de Carvalho, tendo por objeto um escrito contendo palavras ofensivas à Sua Majestade. -- Anexo(s): 3 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do ouvidor-geral de Goiás, António de Liz, ao príncipe regente [D. João], sobre uns autos entre o bacharel Joaquim Moreira de Carvalho e o professor de Latinidade, Bartolomeu António Cordovil, ambos residentes no arraial de Meiaponte, acerca de um papel que apareceu nas mãos do dito professor, e que continha comentários danosos à autoridade de Sua Majestade e ao primeiro ministro de estado; e acerca do caráter destes dois contendores. -- Anexo(s): 8 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino, ao príncipe regente D. João, sobre requerimentos dos bacharéis, o ex-intendente do Ouro de Goiás, José Carlos Pereira e o ex-intendente do Ouro da comarca dos Rio da Mortes de Minas Gerais, José Carlos Pinto de Sousa, solicitando o pagamento do que se lhes ficou devendo do tempo em que serviram os respectivos lugares, e que estes pagamentos lhes sejam repassados pelo Erário Régio para se evitar a demora de o receberem nas ditas capitanias. -- Anexo(s): 42 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do soldado da Companhia de Dragões da capitania de Goiás, António Silvestre Moreira, à rainha [D. Maria I], solicitando licença de três anos com praça viva, sem vencimento de soldo, registrando-se a dita licença na Provedoria Geral de Goiás, em virtude de necessidade que tem de ficar em companhia de suas cinco irmãs donzelas e de seus pais idosos, no arraial de Meiaponte, visto seu irmão, bacharel Joaquim Moreira de Carvalho, ter de viajar até a corte. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do bacharel Tomé da Costa Pereira de Abreu, à rainha [D. Maria I], solicitando provimento para poder servir nos ofícios de procurador da Fazenda Real de Goiás e escrivão da Provedoria-Geral da dita capitania. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], Tristão da Cunha Meneses, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, sobre os maus procedimentos do intendente do Ouro da [Casa de Fundição de Vila Boa] e ouvidor interino, bacharel José Inácio Álvares de Castro, em detrimento da população de Goiás. -- Anexo(s): 13 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria