Resumo: OFÍCIO da Junta Governativa do Piauí, ao secretário de estado dos Negócios do Reino, Felipe Ferreira de Araújo e Castro, sobre a criação de escolas e o aumento dos salários dos mestres das cadeiras de Primeiras Letras das vilas do Piauí, para que estas cadeiras não continuem vagas, em virtude dos insuficientes salários estabelecidos. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaEscolas
50 Descrição arquivística resultados para Escolas
Resumo: ESCRITO da Secretaria da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre se informar ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior], que a dignidade de mestre-escola da Sé do Bispado de Pernambuco foi provida pelo cônego Joaquim de Saldanha Marinho, conforme o decreto de 21 de julho de 1804. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do cônego Lourenço da Câmara Lima ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior], sobre os serviços que tem prestado à Igreja e ao Estado e de sua pretensão ao cargo de Mestre Escola ou Arcedíago da Sé de Pernambuco. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do alferes de Milícias Reformado, Elias Francisco Bastos, ao príncipe regente [D. João], pedindo nomeação para a cadeira e dignidade de mestre-escola da Sé de Olinda para seu filho, o padre Gonçalo Francisco de Bastos. -- Anexo(s): 3 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador da capitania de Pernambuco], Manoel da Cunha Meneses, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, acerca da regulamentação dos estudos das Escolas Menores e Maiores, e sobre a lei que extinguiu a Companhia de Jesus em todo o mundo cristão. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO dos cônegos da Sé de Olinda sobre os motivos do mestre-escola da mesma Sé querer proceder vingança contra o cônego doutoral da Sé. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador da capitania de Pernambuco], Manoel da Cunha e Meneses, ao [secretário de estado do Reino e Mercês], conde de Oeiras, [Sebastião José de Carvalho e Melo], informando seu parecer sobre as queixas feitas pelo capitão Custódio Barata Maldonado contra o mestre-escola da Sé de Olinda, Manoel Bernardo Valente. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do Bispo de Pernambuco, [D. Francisco Xavier Aranha], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre estar vaga a igreja paroquial de São Pedro Gonçalves da vila do Recife, mas que pôs o mestre-escola da Sé de Olinda, Manoel Bernardo Valente, a servir no dito lugar. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do padre e mestre-escola da Sé de Pernambuco, Manoel Bernardo Valente, ao rei [D. José I], pedindo que se junte essa súplica a qualquer petição feita pelo suplicado Custódio Barata Maldonado, a fim de que o governo da capitania de Pernambuco possa informar a verdade sobre ambas. -- Anexo(s): 6 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do [mestre-escola da Catedral de Olinda], presbítero do hábito de São Pedro, padre Bernardo Gomes Correia, ao rei [D. José I], informando que por várias vezes o Bispo de Pernambuco, [D. Frei Luís de Santa Teresa], o tinha prendido, e pedindo que se tomasse testemunhas para deporem sobre seus procedimentos. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do [mestre de escola da Sé de Olinda], Bernardo Gomes Correia, ao rei [D. João V], sobre o procedimento do cônego Francisco Soares de Quintão, amancebado com Ana Bezerra. -- Anexo(s): 3 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei D. João IV, sobre carta do mestre-decampo geral da capitania de Pernambuco, Francisco Barreto, informando que fizera doação de um templo calvinista à Companhia de Jesus, construído pelos holandeses, para que se erguesse escola e recolhimento no Recife. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO da Junta Provisória do Governo da Paraíba, ao [ministro dos negócios do Reino] Filipe Ferreira de Araújo e Castro, informando do estado político em que se encontra a Paraíba, em relação aos decretos e ordens do príncipe regente; e informando, também, da criação da escola elementar e da cadeira de geometria elementar. -- Anexo(s): 10 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos oficiais da Câmara da Paraíba, à rainha [D. Maria I], em que dizem, por ordem de D. José I, de dez de fevereiro de 1772, foi criado um imposto sobre cada arrátel de carne que se cortasse nos açougues, para pagar em cada capitania os mestres das escolas menores e maiores até filosofia; e que, apesar de terem enviado mais de vinte e dois mil cruzados, as portas das escolas continuam fechadas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO da Junta Provisória do Governo do Maranhão, para o Ministro e secretário de estado dos negócios do Reino, Filipe Ferreira de Araújo e Castro, sobre o estabelecimento e a reforma das escolas na dita Província do Maranhão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO da Junta Provisória do governo do Maranhão para o secretário de estado dos Negócios do Reino, Filipe Ferreira de Araújo, sobre a necessidade de criação de escolas no Maranhão. -- Anexo(s): ofício. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AVISO do secretário do Conselho do Almirantado António Pires Álvares de Miranda, para o oficial-maior do Conselho Ultramarino, João Filipe da Fonseca, a remeter o alvará original sobre a criação da Escola de Práticos do Maranhão e Pará, para que o referido documento pudesse ser remetido para o Arquivo da Torre do Tombo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador e capitão-general do Maranhão, D. Diogo de Sousa, para o secretário de estado da Marinha e Ultramar, visconde de Anadia, João Rodrigues de Sá e Melo Souto Maior, sobre a entrega das casas de residência e dos móveis dos bispos ao mestre-escola da Sé, encarregado do governo do bispado. -- Anexo(s): 2ª via, e 1 portaria (cópia). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador e capitão-general do Maranhão e Piauí, D. Diogo de Sousa, para o secretário da Marinha e Ultramar, D. Rodrigo de Sousa Coutinho, sobre as dificuldades que tem havido e há para o estabelecimento das novas escolas régias na dita capitania. -- Anexo(s): 10 docs. (com 2ª via). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do bispo do Maranhão, Joaquim Ferreira de Carvalho, para o secretário de estado da Marinha e Ultramar, D. Rodrigo de Sousa Coutinho, sobre as dúvidas da boa harmonia entre o vigário da igreja de Alcântara, padre Joaquim José de Almeida e Silva, e o mestre escola e vigário geral padre Jorge Aires de São Tiago. Fala ainda sobre o estado geral do bispado do Maranhão. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria