Resumo: DESPACHO do [conselheiro] Alexandre de Metelo de Sousa Meneses, servindo como presidente [do Conselho Ultramarino], determinando o envio de ordens ao ouvidor de Paranaguá, bacharel Manuel dos Santos Lobato, e na sua ausência ao bacharel Antônio dos Santos Soares, que serviu como ouvidor daquela comarca, e na de ambos ao bacharel Gaspar da Rocha Pereira, para que se mande tirar a residência ao juiz de fora da vila de Itú, o bacharel Agostinho Luís Ribeiro Vieira, e aos oficiais que com este serviram, e tomando-se para escrivão Miguel das Águias Cordeiro, que serve de escrivão da Alfândega e Matrícula de Santos e no seu impedimento proceda-se à nomeação de outro escrivão, o mesmo sucedendo na nomeação do meirinho. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaEDUCAÇÃO
49 Descrição arquivística resultados para EDUCAÇÃO
Resumo: DESPACHO do [conselheiro] que serve de presidente do [Conselho Ultramarino], Alexandre Metelo de Sousa, ordenando que se tire residência do bacharel Manuel Amaro Pena de Mesquita Pinto do tempo e a seus oficiais do tempo que serviu de juiz de fora do Rio de Janeiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DESPACHO do presidente do [Conselho Ultramarino, conde de Cunha, D. Antônio Álvares da Cunha], para que se passe ordem ao desembargador da Relação do Rio de Janeiro, Francisco Xavier Saraiva de Lucena e, em sua falta ou impedimento, ao bacharel João Ribeiro Guimarães para tirar a residência ao bacharel Francisco Sales Ribeiro do tempo que serviu de ouvidor da comarca do Espírito Santo e mais cargo que tiver servido, e a seus oficiais; sendo escrivão desta diligência Fernando José Ribeiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DESPACHO do conselheiro, servindo de presidente, do Conselho Ultramarino Alexandre Metelo de Sousa Meneses para se passar ordem ao bacharel Domingos João Viegas para tirar residência ao bacharel Joaquim Alves Moniz do tempo que serviu de ouvidor-geral de Alagoas e cargos anexos, a seus oficiais e ao escrivão Domingos de Abreu e Lima, e na falta do sindicante servirá o bacharel Amaro Luís de Mesquita, na deste o bacharel Tomás da Silva Pereira, e na deste o bacharel António José Pereira Barroso. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DESPACHO do conselheiro, servindo de presidente, do Conselho Ultramarino Alexandre Metelo de Sousa Meneses para se passar ordem ao ouvidor da comarca de Pernambuco para tirar residência ao bacharel Manuel de Gouveia Álvares do tempo que serviu de ouvidor-geral de Alagoas e cargos anexos, e a seus oficiais, e na falta do sindicante servirá o bacharel Francisco Manuel de Sousa com o escrivão José António Pereira. -- Anexo(s): carta. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DESPACHO do Conselho Ultramarino a ordenar que o Juiz dos Órfãos da cidade da Bahia e atualmente ouvidor de Sergipe d’El-Rei tire a residência ao bacharel José Mendes de Aragão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DESPACHO do conselheiro do Conselho Ultramarino Alexandre Metelo de Sousa Menezes ao rei [D. João V] mandando passar ordens ao desembargador [provedor-mor da Fazenda Real] Manuel António da Cunha Souto Maior para tomar residência ao bacharel Rodrigo dos Reis Correia do tempo que serviu como juiz do crime da cidade da Bahia. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DESPACHO do conselheiro do Conselho Ultramarino Alexandre Metelo de Sousa mandando passar ordem para o chanceler da Relação da Bahia tirar residência ao bacharel Manuel Ferreira de Oliveira do tempo em que serviu como juiz de fora da cidade da Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DESPACHO do conselheiro do Conselho Ultramarino Alexandre Metelo de Sousa Menezes ordenando passar ordens ao [provedor-mor da Fazenda Real da Bahia] Manuel António da Cunha de Souto Maior para que tire residência do bacharel Rodrigo dos Reis Correia do tempo que serviu como juiz do crime da cidade da Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DESPACHO do conselheiro do Conselho Ultramarino Alexandre Metelo de Sousa Menezes ordenando passar ordens ao desembargador Américo José de Magalhães para tirar residência ao bacharel João Batista de Oliveira, do tempo em que serviu de juiz dos Órfãos da Bahia e mais cargos que serviu. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DESPACHO do conselheiro do Conselho Ultramarino para que o bacharel Joaquim José de Andrade tire a residência ao ouvidor da Bahia da parte do sul e tomará para escrivão a Joaquim Alberto Duarte e para meirinho nomeará pessoa que lhe achar melhor. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DESPACHO do Conselho Ultramarino para que o desembargador Joaquim José de Andrade e em seu impedimento o desembargador José Ferreira Cardoso, tirar a residência ao bacharel José Gomes Ribeiro, do tempo que tem servido de juiz de fora da vila da Cachoeira. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DESPACHO do [governador e capitão-general da Bahia, D. Fernando José de Portugal] concedendo licença ao bacharel Manuel Vieira de Mendonça, que serviu de juiz do crime da Bahia, para que possa seguir a viagem para a Corte. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do conselheiro Manuel Estêvão Barberino ao ouvidor da Comarca do Espírito Santo, recomendando diligência, segundo ordens régias, relativas ao sequestro dos bens dos Jesuítas. DESPACHO do conselheiro Manuel Estêvão Barberino, sobre o sequestro dos bens dos Jesuítas. CARTA do conde de Bobadela ao conselheiro Manuel Estêvão de Almeida de Vasconcelos Barberino, sobre a expulsão dos Jesuítas e o sequestro dos seus bens, participando que mandou o desembargador João Pedro de Souza Sequeira Ferraz desempenhar tal comissão na capitania do Espírito Santo. CERTIDÃO do desembargador Joaquim José Andrade, do valor das avaliações dos bens sequestrados dos Jesuítas, próximos a vila Nova Abrantes, engenho e terras do Passé, engenho de Cotigipe, terras da Cana Brava e Umbuzeiro, Mocumbé, e Partido, e rendimentos anuais do Colégio da Companhia da Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REPRESENTAÇÃO da Irmandade do Santíssimo Sacramento ao rei, solicitando para ser conservada na catedral e não, transferida para a Igreja do Colégio dos Jesuítas, como pretendia o cabido, enquanto durassem as repações da Sé. PORTARIAS (2) da Irmandade do Santíssimo Sacramento ao seu escrivão Manuel de Moura Negrão, ordenando que passasse cópias de documentos. OFÍCIOS (2) do cabido da Sé da Bahia à Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, o 1º, sobre sua mudança para a igreja do Colégio dos Jesuítas, para que a irmandade pudesse acompanhá-lo, e para que pudesse fazer sua residência onde estava o corpo capitular, o 2º, solicitando aumento do auxílio que recebia, por causa da assistência em festividades. CARTA RÉGIA do rei [D. JOÃO V]determinando que o cabido da Bahia celebrasse os ofícios divinos na igreja do colégio que foi dos padres da Companhia de Jesus, enquanto durasse a reedificação da Sé. TERMO DA RESOLUÇÃO tomada pela Mesa e Junta da Irmandade do Santíssimo Sacramento, que decidiu sobre a passagem dessa irmandade para a igreja do colégio dos padres da Companhia PETIÇÃO da Irmandade do Santíssimo Sacramento ao arcebispo da Bahia, solicitando autorização para permanecer na igreja da Sé e não, ser transferida para a igreja do Colégio dos Jesuítas. DESPACHO do arcebispo da Bahia sobre o pedido da Irmandade do Santíssimo Sacramento para permanecer na igreja da Sé. OFÍCIO da Irmandade do Santíssimo Sacramento, em resposta a um ofício do cabido sobre sua mudança para o Colégio dos Jesuítas. PETIÇÕES (2) da Irmandade do Santíssimo Sacramento, a 1ª, ao governador, capitão general da Bahia, conde de Azambuja, solicitando para que fosse feita uma vistoria no edifício da Sé para averiguar se existia perigo dos ofícios divinos serem feitos ali, a 2ª, ao cabido, solicitando autorização para o Corpo de Deus percorrer a freguesia. AUTOS DEVISTORIA na Sé da Bahia, que expôs que não existia perigo para celebra-se ali os ofícios divinos. TERMO DA RESOLUÇÃO da Mesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento, que decidiu suspender os sermões dos terceiros domingos dos meses, para diminuir despesas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DESPACHO do Presidente do Conselho Ultramarino, Alexandre de Metelo de Sousa Meneses a ordenar que o Bacharel Pedro Cardoso de Novaes Pereira e em sua ausência o Ouvidor da Comarca da Bahia e na de ambos o Bacharel Bernadino Falcão Gouveia tire residência do Bacharel Mateus Nunes José de Macedo que serviu de Ouvidor Geral da Comarca da Capitania do Espírito Santo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DESPACHO do Conselho Ultramarino para o regedor do crime da Corte da Casa da Suplicação, desembargador José Vaz de Carvalho, pedindo o parecer sobre os requerimentos do bacharel Matias da Silva e Freitas e de António Baldês da Silva. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: doc. incomp.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DESPACHO de Francisco Duarte dos Santos para a Secretaria de Estado da Marinha e Ultramar, sobre a queixa do provedor da Fazenda Real do Maranhão, Inácio Gabriel Lopes Furtado, contra o bacharel Francisco Raimundo de Morais Pereira, ex-ouvidor da dita capitania. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DESPACHO do conselheiro Alexandre Metelo de Sousa e Menezes para o secretário do Conselho Ultramarino, sobre ordem dirigida ao bacharel Tomás da Silva Pereira, e, em sua falta, ao ouvidor do Maranhão bacharel João da Cruz Dinis Pinheiro. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DESPACHO do presidente do Conselho Ultramarino para a Secretaria do Conselho Ultramarino, para se passar provisão ao bacharel Manuel Sacramento, provido no lugar de ouvidor do Maranhão, a fim de este tirar residência ao governador, Francisco Pedro de Mendonça Gorjão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria