Resumo: DUPLICATAS dos documentos números 3587 a 3606 (2ª via) . DOCUMENTOS anexados ao documento número 3607 (?) -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaDocumento
13 Descrição arquivística resultados para Documento
Resumo: DOCUMENTOS (4) (?) sobre a avaliação dos bens e rendimentos anuais do Seminário de Belém. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DOCUMENTOS (9) sobre os registros da ordem régia que determinou que em todos os navios de guerra, que fossem ao Porto da Bahia, houvesse cofre para transportar o dinheiro da Fazenda Real e de particulares, enviados ao Reino. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DOCUMENTOS (5) relativos aos registros, em repartições públicas, da CARTA RÉGIA do rei [D. João V]de 13 de novembro de 1759, que mandou adicionar 7 artigos aos regimentos dos comandantes das esquadras e naus de guerra, que fossem aos domínios ultramarinos. OFÍCIO do provedor mor da Fazenda, Manuel de Matos Pegado Serpa, ao vice-rei, marques do Lavradio, solicitando instruções sobre os vencimentos que se deviam abonar ao arcebispo resignatário, D. José Botelho de Matos. CERTIDÃO do escrivão do Tesouro da Fazenda Real, José Inácio de Alvarenga Abreu de Lima, dos vencimentos pagos ao arcebispo resignatário, D. José Botelho de Matos. OFÍCIO do vice-rei, marques do Lavradio, ao provedor mor da Fazenda, em resposta a um outro ofício. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do chanceler da Relação, José Carvalho de Andrade, ao Francisco Xavier de Mendonça, sobre a fundação e rendimento do Convento e Hospital da Vila da Cachoeira, Província de São João de Deus. OFÍCIO do ministro do Ultramar, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, ao chanceler da Bahia, ordenando-lhe que informasse sobre a fundação do Convento e Hospital da Vila da Cachoeira, Província de São João de Deus. DOCUMENTOS (cópias) sobre a doação do Hospital da Vila da Cachoeira aos padres da Ordem de São João de Deus. PROCURAÇÃO do provincial da Ordem de São João de Deus nos Reinos de Portugal e Algarve, frei Bartolomeu da Conceição, conferindo ao religioso da mesma ordem, frei João de São Tomás, poderes para aceitar a doação do Hospital da Vila da Cachoeira. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do cabido da Bahia ao rei, sobre o requerimento do provedor e irmãos da Santa Casa da Misericórdia, solicitando para que fosse retirada de lá, a depositada por ordem régia, D. Tereza de Jesus Maria, que era casada com Francisco Manuel da Silva. DOCUMENTOS (traslados) sobre a retirada de D. Tereza de Jesus Maria. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos governadores interinos, Gonçalo Xavier de Barros e Alvim e José Carvalho de Andrade, ao ministro do Ultramar, sobre a partida da frota, e a expedição enviada à Serra dos Montes Altos para a construção e montagem das fábricas de salitre. TERMO DA CONFERÊNCIA do desembargador, chanceler Tomás Robi de Barros Barreto, com o tenente-coronel, engenheiro Manuel de Saldanha Cardoso, e com o capitão Francisco da Cunha e Araújo, sobre a exploração do salitre, e a construção da fábrica na Serra dos Montes Altos. CARTAS (2) do desembargador Tomás Robi de Barros Barreto ao chanceler José Carvalho de Andrade, solicitando uma conferência. INSTRUÇÃO ao superintendente das fábricas reais de salitre na Serra dos Montes Altos. DOCUMENTOS (23) sobre a organização da expedição enviada à Serra dos Montes Altos, e o estabelecimento de 2 fábricas reais para o refino do salitre. INSTRUÇÃO sobre as novas fábricas na Serra dos Montes Altos, e os trabalhos dos negros na exploração do salitre. OFÍCIOS (3) do juiz de fora de Cachoeira, José Gomes Ribeiro, ao Governo Interino da Bahia, sobre os preparativos, fornecimento de cavalos e viveres, para a expedição da Serra dos Montes Altos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTAS (2) do ouvidor geral do Crime da Bahia, Fernando José da Cunha Pereira, ao rei, sobre a identidade de Manuel Luiz Cerqueira, que pretendeu passar-se por José Policarpo de Azevedo. AUTUAÇÃO de 5 cartas mostradas pelo desembargador, ouvidor geral do crime, antes de entrar na diligência do exame e perguntas que fez ao preso Manuel Luiz de Cerqueira. AUTOS (2) de exames feitos ao preso Manuel Luiz Cerqueira. PASSAPORTE de Manuel Luiz Cerqueira. ATESTADOS (2) da Junta do Comércio de Lisboa sobre, o primeiro, Manuel Luiz Cerqueira, o segundo, José Pereira da Costa. AUTOS (2) de perguntas do desembargador, ouvidor geral do crime, aos homens de negócios, o primeiro, João Batista Teixeira, o segundo, João Rodrigues de Almeida, sobre a identidade de Manuel Luiz Cerqueira. CARTAS PARTICULARES (9) a 1ª, de Bento José Alves a João Batista Teixeira, recomendando Manuel Luiz Cerqueira, a 2ª, de João Fernandes de Amorim ao seu sobrinho, Manuel Luiz Cerqueira, dando notícias da família, a 3ª e a 4ª, de João Fernandes de Amorim a João Rodrigues de Almeida, fazendo referências a Manuel Luiz Cerqueira, as 5 últimas de Manuel Luiz Cerqueira, José Francisco Góis, e Ana Maria de São Pedro. CARTA PARTICULAR (extrato) de Bento José Alves, sobre Manuel Luiz Cerqueira. AUTOS DE PERGUNTAS (7) de testemunhas sobre a identidade de Manuel Luiz Cerqueira. CERTIDÃO do escrivão, coronel Rodrigo de Argolo Vargas Cirne de Menezes, do registro de moradores de casas da Santa Casa da Misericórdia da Bahia. DOCUMENTOS (5?) relativos às diligências do ouvidor geral do Crime para averiguar a identidade de Manuel Luiz Cerqueira. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DOCUMENTOS (25) sobre os serviços de exploração do salitre, o fornecimento de mantimentos para os operários, e irregularidades do intendente das fábricas, Luiz A. de Almeida Pimentel. TERMOS (4) do exame do desembargador, intendente geral do ouro, doutor João Bernardo Gonzaga: em terras salitrosas, na Serra dos Montes Altos, Boa Vista, na Lapa do Conde, no Cuiaté, requerendo do tenente-coronel, Manuel Cardoso de Saldanha, sua presença na fábrica para assistir a manufatura do salitre. TERMO DA RESOLUÇÃO do desembargador, intendente geral do ouro, doutor João Bernardo Gonzaga e tenente-coronel, Manuel Cardoso de Saldanha, sobre o levantamento das caldeiras da fábrica de salitre. TERMO DA AVALIAÇÃO de 4 escravos que tinham pertencido ao falecido, mestre de campo, Pedro Leolino Mariz. CERTIDÕES (3) a primeira, do ajuste do transporte do salitre da fábrica dos Montes Altos para a Vila da Cachoeira, a segunda, do aluguel de cavalos para a condução do salitre, e a terceira, do exame do desembargador João Bernardo Gonzaga nas contas do tesoureiro João da Graça Correia. RELAÇÕES (2) a primeira, do salitre produzido na Serra dos Montes Altos, de 13 de março em diante, a segunda, dos materiais distribuidos por ordem verbal do intendente geral das fábricas de salitre, Luiz António de Almeida Pimentel, de 12 de novembro de 1761 a 14 de janeiro de 1762. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (2) do comandante de frota, Manuel de Mendonça e Silva, o 1º, ao [Francisco Xavier de Mendonça Furtado] sobre o carregamento de navios, de madeiras, desertores, incidentes na partida, informações sobre a viagem até Lisboa, etc. O 2º, ao Governo Interino, sobre a partida da frota. DOCUMENTOS (3) relativos ao carregamento de madeiras de navios de frota. OFÍCIO do Governo Interino ao comandante da frota, sobre tripulantes desertores que tinham se escondido com a ajuda de pessoas. AUTOS (2) de conferências, o 1º, do comandante da frota e capitães e mestres de navios, da época da partida para o Reino e o carregamento dos navios, o 2º, dos governadores interinos, comandante da frota e vogais da Mesa da Inspeção, sobre sobre um pedido de comerciantes. AUTOS DA REUNIÃO dos governadores interinos, comandante da frota e Mesa da Inspeção, realizada para deliberarem sobre o carregamento dos navios da frota. CORRESPONDÊNCIA do Governo Interino, comandante da frota e Mesa da Inspeção, sobre a partida e carregamento da frota. REPRESENTAÇÃO de negociantes da Bahia, solicitando o adiamento da partida da frota, por causa das dificuldades no embarque das mercadorias. RELAÇÃO da gente de mar e infantaria que desertou da nau Nossa Senhora do Monte do Carmo, durante sua estada na Bahia. AUTOS DA REVISTA do capitão de frota, de mar e guerra, Manuel de Mendonça e Silva, e do desembargador Rodrigo Coelho Machado Torres, nos equipamentos dos navios mercantes da frota. DIÁRIO da viagem da frota que partiu da Bahia, em 22 de Julho de 1764, do capitãode-mar-e-guerra, Manuel de Mendonça e Silva. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do Governo Interino ao Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre o movimento das tropas espanholas na Colónia do Sacramento, a continuação da guerra, os reforços militares requisitados do Rio de Janeiro, as dificuldades do recrutamento das tropas, a chegada do governador da Bahia, o conde de Azambuja, etc. OFÍCIOS (2) do vice-rei do Estado do Brasil ao Governo Interino da Bahia, sobre o movimento das tropas castelhanas na Colónia, e solicitando a remessa de tropas para o Rio de Janeiro, para reforçar os regimentos reduzidos pela guerra. DOCUMENTOS (3) sobre a escolha e ajuste da embarcação que conduziria as tropas ao Rio de Janeiro. DUPLICATAS dos documentos números 6780 a 6782 (2ª via) . -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTAS (18) a 1ª, do chanceler José Carvalho de Andrade ao Francisco Xavier de Mendonça Furtado, relatando a prisão do provedor mor da Fazenda, Manuel de Matos Pegado Serpa, por ter recebido da Índia, carregamentos de fazendas, com prejuízo para a Fazenda, e contra disposição do regimento que proibia aos oficiais negociarem, e informando das buscas e sequestros de documentos na sua casa, a 2ª e 3ª, do vice-rei da Índia, conde da Ega, ao provedor mor, Manuel de Matos Pegado Serpa, solicitando que se interessasse pelos seus negócios, e sobre remessa de fazendas e dinheiro, isenção de direitos, venda de fazendas, etc. Da 4ª a 12ª, da condessa da Ega, ao Manuel de Matos Pegado Serpa, sobre assuntos particulares e os motivos do procedimento criminal contra esse, a 13ª, de Manuel Teixeira da Fonseca e Paiva ao Manuel de Matos Pegado Serpa, sobre remessas de dinheiro por conta do conde da Ega, da 14ª a 18ª (rascunhos) do provedor da Fazenda, Manuel de Matos Pegado Serpa, ao conde e condessa da Ega. ALVARÁ do vice-rei da Índia, conde da Ega, Manuel de Saldanha de Albuquerque, ao provedor mor da Fazenda na Bahia, Manuel de Matos Pegado Serpa, constituindo-o seu procurador. PROCURAÇÃO do conde da Ega, Manuel de Saldanha de Albuquerque, a sua mulher, a condessa da Ega, D. Ana Ludovina de Almada, conferindo-lhe, antes de partir para a Índia, plenos poderes para administrar sua casa e bens. CARREGAÇÕES (2) a 1ª, da condessa da Ega, D. Ana Ludovina de Almada, ao Manuel de Matos Pegado Serpa, feita para a Bahia, por sua conta e risco, na galera Bom Jesus de Vila Nova e Almas, do capitão António Leornardo de Mendonça, a 2ª, de Marcos Gonçalves de Faria, de Lisboa, por sua conta e risco, e Manuel Francisco Serra, da Bahia, no navio Nossa Senhora Rainha dos Anjos Sant'Ana e Almas, do capitão Vitorino Correia. REGISTROS (2) dos efeitos que o vice-rei da Índia, conde da Ega, remeteu para o Reino de Portugal pela nau Nossa Senhora da Caridade e São Francisco de Paula, do capitão-de-mar-e-guerra, Severino Xavier Nogueira. DOCUMENTOS (15) os seis 1ºs. de despesas, contas e recibos, o 7º, 8º e 9º de oficiais da nau Nossa Senhora da Caridade e São Francisco de Paula, expondo que se obrigavam a pagar, na Bahia, a Manuel de Matos Pegado Serpa, quantias que declaravam terem recebido do conde da Ega, do 10º ao 14º, de relações de louças e fazendas, contas correntes e despesas, enviadas da Índia para Bahia, o 15º, também de oficiais daquela nau, declarando que tinham recebido de Manuel Teixeira da Fonseca e Paiva, mil xerafins (moeda da Índia) para serem entregues ao provedor mor da Bahia, Manuel de Matos Pegado Serpa. CONTA da cobrança das letras assinadas por Domingos de Araújo, Manuel Cardoso, António Ferreira e José dos Santos da Costa, com quantias recebidas de Manuel Teixeira da Fonseca e Paiva, e remessa do produto feita pelo provedor mor, Manuel de Matos Pegado Serpa. CONHECIMENTOS (9) de quantias recebidas nos cofres de navios para serem entregues a condessa da Ega, em Lisboa. RELAÇÃO das fazendas que saíram a bordo da nau da Índia, Santo António e Justiça, do capitão Francisco Bettencourt Perestrelo, para a Alfândega da Bahia. AUTO DO EXAME, averiguação, separação e inventário de papéis sequestrados de Manuel de Matos Pegado Serpa. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA RÉGIA (cópia de capítulo) do rei[D. Filipe III], sobre a gente estrangeira que o governadorCATÁLOGO DE DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS REFERENTES À BAHIA-LF geral, Diogo Luís de Oliveira levou nos três navios para o Brasil. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria