Resumo: DIÁRIO de viagem do astrônomo Francisco José de Lacerda e Almeida de Vila Bela para a cidade de São Paulo, descrevendo o percurso por terras e rios, por ordem do governador e capitão general da capitania de Mato Grosso, Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, realizada entre 13 de Setembro de 1788 e 8 de Janeiro de 1789. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver plantas no Nº. 314 do IV Colóquio, AHU-Santa Catarina, Cartografia 1234, e AHU_CU_017-01, D. 391.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaDiário
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Resumo: OFÍCIO do vice-rei, conde dos Arcos, ao Diogo de Mendonça Corte Real, participando ter recebido carta do governador interino da capitania do Rio de Janeiro, José António freire de Andrada, e a chagada da fragata de guerra Nossa Senhora da Conceição e São Vicente, comandada por Rodrigo Inácio de Barros Alvim, para comboiar a frota, que deveria ter chegado e da qual não tinha notícia. OFÍCIO do vice-rei, conde dos Arcos, ao Diogo de Mendonça Corte Real enviando a carta que recebeu de Gomes freire de Andrada, escrita do Campo das Estâncias de São Luiz, e felicitando-o pela vitória das armas portuguesas. CARTA de Gomes freire de Andrada ao vice-rei, conde dos Arcos, referindo o auxílio prestado pelas tropas portuguesas às espanholas, e os sucessos no combate com os índios. DIÁRIO da marcha dos Exércitos de suas Majestades fidelíssima e católica, do dia 1 de fevereiro de 1756 em diante, e seus sucessos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (2) do comandante de frota, Manuel de Mendonça e Silva, o 1º, ao [Francisco Xavier de Mendonça Furtado] sobre o carregamento de navios, de madeiras, desertores, incidentes na partida, informações sobre a viagem até Lisboa, etc. O 2º, ao Governo Interino, sobre a partida da frota. DOCUMENTOS (3) relativos ao carregamento de madeiras de navios de frota. OFÍCIO do Governo Interino ao comandante da frota, sobre tripulantes desertores que tinham se escondido com a ajuda de pessoas. AUTOS (2) de conferências, o 1º, do comandante da frota e capitães e mestres de navios, da época da partida para o Reino e o carregamento dos navios, o 2º, dos governadores interinos, comandante da frota e vogais da Mesa da Inspeção, sobre sobre um pedido de comerciantes. AUTOS DA REUNIÃO dos governadores interinos, comandante da frota e Mesa da Inspeção, realizada para deliberarem sobre o carregamento dos navios da frota. CORRESPONDÊNCIA do Governo Interino, comandante da frota e Mesa da Inspeção, sobre a partida e carregamento da frota. REPRESENTAÇÃO de negociantes da Bahia, solicitando o adiamento da partida da frota, por causa das dificuldades no embarque das mercadorias. RELAÇÃO da gente de mar e infantaria que desertou da nau Nossa Senhora do Monte do Carmo, durante sua estada na Bahia. AUTOS DA REVISTA do capitão de frota, de mar e guerra, Manuel de Mendonça e Silva, e do desembargador Rodrigo Coelho Machado Torres, nos equipamentos dos navios mercantes da frota. DIÁRIO da viagem da frota que partiu da Bahia, em 22 de Julho de 1764, do capitãode-mar-e-guerra, Manuel de Mendonça e Silva. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DIÁRIO DE VIAGEM que a expedição destinada à diligência das demarcações fez do rio Negro até à Vila Bela entre 1 de Setembro de 1781 e 28 de Fevereiro de 1782. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DIÁRIO da viagem do brigadeiro José Custódio de Sá e Faria da cidade de São Paulo à praça de Nossa Senhora dos Prazeres do rio Iguatemi . Saiu de São Paulo a 3 de Outubro de 1774 em direção do porto da freguesia de Araritaguaba, acompanhado de oficiais e de 22 soldados de artilharia do Rio de Janeiro. Passando pela aldeia dos Pinheiros e costeando o rio Tietê chegaram a uma fazenda de (D. José I) , que pertenceu aos jesuítas, chamada Araçariguama, e daí dirigiram-se à vila de (Nossa Senhora da Candelária de) Itu. Dirigiram-se depois para a freguesia de Araritaguaba. Embarcaram em 10 canoas com 56 pilotos e remadores, levando também 19 presos para o Iguatemi e começaram a navegação do rio.. Continuando a navegar, chegam à cachoeira "Pirapora" e à dos Pilões e passaram por Curusuguasá, por Forquilha e por uns pequenos recifes Garcia e Matias Pires; de novo passaram um barranco Iaguacuará, os rochedos Itapema pequena e "Itapema grande. Na praia de Capivari pararam por causa da chuva; continuando a navegar, passaram a barra do rio Sorocaba. Passaram depois pela cachoeira das Pederneirase dirigiram-se para o noroeste, rumo aos serros de Araraquara, passaram a barra do rio dos Lanções e várias cachoeiras.. Depois passaram as barras dos rios Jaguaraí, Jacaré pipira e outras cachoeiras.. Prosseguindo na viagem, passaram o Ribeirão do Rio Morto de Avanhandava e muitas barras de ribeirões e cachoeiras, aaté atingir salto de Itapura., Encontraram mais adiante, o rio dividido em dois braços À direita desagua o rio Pernambuco que vem do rio Paraná, no qual existe a cascata Urubupungá. Deixando o rio Tietê, começaram a navegar o Paraná.. Prosseguindo, entraram pelo rio Pardo, por onde navegam os comerciantes que vem do Cuiabá e de Mato Grosso. Tem grande número de cascatas, o que obriga a passar as canoas em carros, no sítio de Camapuã até se lançarem no rio Cochim que deságua no Taquari . Descendo este, entram no rio Paraguai , e subindo-o, chegara ao Cuiabá que os conduz do Jaurú para o Mato Grosso Continuando, chegaram à barra do rio "Paraná pané". Passaram por várias ilhas na costa ocidental.. O rio Paraná é muito largo no sítio onde o rio Ivinheima deságua. Chegaram depois à barra do rio Ivaí, que vem dos campos de Tibagi e Garapuava. Por detrás de umas ilhas que contornaram, deságua o rio Amambaí, cuja nascente é próxima da do Iguatemi, Começaram a subir este e, após terem remado algumas léguas, chegaram à guarda da Forquilha, que tem um sargento e 12 homens e fica à direita, antes de chegar à junção do rio Escopil com o Iguatemi. Aqui tomaram oito homens para ajudarem os trabalhos das canoas. Tendo eles partido, chegou o sargento da guarda com quatro desertores: dois soldados de Infantaria e dois aventureiros que estavam a construir uma canoa para fugirem para São Paulo. Assim que avistaram as canoas da expedição, vieram oferecer-se para ir nelas. Aqui chegaram ao capitão Joaquim de Meira de Sequeira 15 homens que se tinham perdido da Forquilha, para ajudarem a passar as cachoeiras. Passaram mais duas cachoeiras, a última das quais, a do Ribeirão custou muito a passar, depois por outras-e na do "Urubú" encontra-se o capitão de aventureiros acima referido, Joaquim de Meira com 26, que semeiam milho, mandioca e feijão por conta de (D. José I) para sustento da tropa da praça de Nossa Senhora dos Prazeres. Passaram sem dificuldades a cachoeira Paiol e o ribeirão das "Bogas" e chegaram à praça de Nossa Senhora dos Prazeres do Iguatemi, terminando assim esta viagem. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: DIÁRIO da Demarcação dos Limites entre Portugal e Espanha na América, de autoria capitão engenheiro Alexandre Eloi Portelli, correspondendo ao trecho entre Monte Grande até a entrada da partida portuguesa, em São João Batista, descrevendo as operações de colocação dos marcos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaInquérito policial sobre o movimento subversivo em São Paulo. Depoimentos de testemunhas, declarações, bilhetes, diário de Eduardo Gomes, etc. Inquérito da tentativa de suícidio do Tte Orlando Leite Ribeiro.
São Paulo (estado). Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo