Resumo: CORRESPONDÊNCIAS (38 cópias) entre os comissários da 2ª Partida da Demarcação dos Limites da América Meridional, sargento-mor Francisco João Roscio, e o tenente de navio, Diego de Alvear, sobre a demarcação no rio Pepiriguaçú, no que toca às dúvidas se, o rio caudaloso que haviam encontrado, seria ou não, o verdadeiro Pepiri-guaçú, também chamado Pequiri, mencionando-se também o rio Santo Antônio-guaçú; isto porque as observações dos geógrafos presentes apresentavam diferenças relativamente ao estipulado no texto do Tratado de 1777; e outras divergências quanto ao rio Igurei e Iguaçú e quanto à interpretação do tratado e dos mapas de que dispôem as duas comissões também são abordadas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaCorrespondência
17 Descrição arquivística resultados para Correspondência
Resumo: CORRESPONDÊNCIAS (2 cópias) trocadas entre os comissários das Demarcações de Limites da América Meridional, português e espanhol, tratando ambos dos preparativos para a Demarcação na região do rio Paraná. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: 1 doc. em espanhol.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CORRESPONDÊNCIAS (4 cópias) trocadas entre o [vice-rei do estado do Brasil], marquês de Lavradrio, [D. Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcão Eça e Melo Silva e Mascarenhas], e o chefe de esquadra, Roberto Macdouall, sobre o envio das instruções para o combate com o general Pedro de Cevallos nas regiões do sul do Brasil. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CORRESPONDÊNCIAS (4 cópias) do chefe de esquadra Roberto Macdouall, sobre os resultados da reunião entre o general em chefe do exército do sul [tenente-general, João Henrique Bohm] e o capitão de mar e guerra, Antônio Januário do Vale, afirmando que aquele general pretende destruir as embarcações e as fortificações espanholas, antes de outras ações; dá conta das embarcações com que conta e dos mantimentos que elas levam. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CORRESPONDÊNCIAS (4 cópias) do [governador da Ilha de Santa Catarina, coronel de infantaria Francisco Antônio Cardoso de Meneses e Sousa, do [governador do Rio Grande], brigadeiro Inácio Eloi de Madureira, e de Francisco Pinto de Vila Lobos, dirigidos, respectivamente ao governo interino da capitania do Rio de Janeiro, e ao [governador interino do Rio Grande], tenente-coronel Luís Manuel da Silva Paes, e ao mesmo Francisco Antônio Cardoso de Meneses e Sousa, sobre o tratado de paz entre Portugal, Espanha, Inglaterra e França e as diligências para cessarem as hostilidades com as tropas espanholas na região, aludindo-se também ao fato de que os espanhóis estavam a proceder da mesma maneira em relação às tropas portuguesas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CORRESPONDÊNCIAS (2 cópias) do [governador da Ilha de Santa Catarina, coronel de Infantaria Francisco Antônio Cardoso de Meneses e Sousa dirigidos, respectivamente ao governo interino da capitania do Rio de Janeiro, e ao [governador interino do Rio Grande], tenente coronel Luís Manuel da Silva Paes, relatando a chegada, em Santa Catarina, das embarcações enviadas do Rio de Janeiro em socorro ao Rio Grande, comboiadas por um corsário de guerra inglês e descrevendo as estratégias dos diversos comandantes para combater o avanço das tropas do general Pedro de Cevallos. -- Anexo(s): ofício. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CORRESPONDÊNCIAS (9 cópias) do capitão de Dragões Antônio Pinto Carneiro, do provedor Félix Gomes de Figueiredo, do [coronel de Infantaria e governador da Ilha de Santa Catarina], Francisco Antônio Cardoso de Meneses e Sousa e do coronel comandante do Regimento de Dragões, Francisco Barreto Pereira Pinto, dirigidos ao governo interino da capitania do Rio de Janeiro, tratando: da movimentação das tropas, da invasão dos espanhóis no Rio Grande e Santa Catarina, dando notícias das derrotas e das vitórias dos portugueses, de como têm procurado obter conhecimento das manobras inimigas, dos pedidos de embarcações de guerra, armamentos e munições e da paz que se celebrava, na Europa, entre Espanha, Portugal, Inglaterra e França. -- Anexo(s): ofício. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CORRESPONDÊNCIAS (4 cópias) do coronel-comandante do Regimento de Dragões, Francisco Barreto Pereira Pinto, do comandante da Trincheira de Santa Teresa, coronel de Dragões, Tomás Luiz Osório, do governador do Rio Grande, brigadeiro Inácio Eloi de Madureira, e dirigidos, o primeiro, ao [1º comissário português da Demarcação dos Limites da América Meridional], conde de Bobadela, [Gomes Freire de Andrade] e os demais aos governo interino da capitania do Rio de Janeiro, tratando: dos ataques, defesas e manobras realizadas para combater os invasores espanhóis no Rio Grande, sob o comando do [general e comissário principal espanhol da Demarcação dos Limites da América Meridional], D. Pedro Cevallos, anexando-se mapas e relações relativas aos soldados, armamentos e prisioneiros. -- Anexo(s): 2 mapas, 4 relações, 9 ofícios. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CORRESPONDÊNCIAS (4 cópias) do [comandante da Trincheira de Santa Teresa, coronel de Dragões], Tomás Luiz Osório, e do [governador do Rio Grande de São Pedro], brigadeiro Inácio Eloi de Madureira, dirigidos ao [1º comissário português da Demarcação dos Limites da América Meridional], conde de Bobadela, [Gomes Freire de Andrade], tratando de manobras militares no Rio Grande do Sul, Colônia do Sacramento e Montevideu, fazendo referência aos choques com os espanhóis, à rendição de Colônia do Sacramento e ao embate com tropas do [general e comissário principal espanhol da Demarcação dos Limites da América Meridional], D. Pedro Cevallos. -- Anexo(s): 3 ofícios, 4 relações. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CORRESPONDÊNCIAS (9 cópias) do [comissário principal espanhol da Demarcação dos Limites da América Meridional], marquês de Valdelírios, [D. Gaspar de Munive León Garabito Tello y Espinosa], ao [comissário português da 1ª Partida da Divisão de Limites da América Meridional], José Custódio de Sá e Faria, sobre as atividades da demarcação dos limites nos vários trechos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: doc. em espanhol.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CORRESPONDÊNCIAS (12 cópias) trocadas entre [1º comissário da Demarcação dos Limites da América Meridional], Gomes Freire de Andrade, [general e comissário principal espanhol da Demarcação dos Limites da América Meridional], Pedro de Cevallos e o [tenente-coronel], Eduardo Wal, sobre a evacuação dos Sete Povos das Missões; a retirada de uma parte dos índios com o padre Diogo de Obregosa; das fugas dos índigenas por não quererem evacuar a área e serem transportados para a banda do Uruguai, bem como as más influências sob os ditos índios dos peões, negros e paulistas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: 4 docs. em espanhol.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CORRESPONDÊNCIAS (14 cópias) entre os comissários da Demarcação dos Limites da América Meridional, portugueses e espanhóis, sobre a evacuação dos Sete Povos das Missões; a ajuda do padre Diogo Obregosa para levar os índios a uma parte do Uruguai; a recusa de alguns grupos indígenas em evacuar a área; os assaltos e vandalismos praticados contra os índios que se encontravam com o padre Diogo Obregosa, ocorridos no lugar de Víboras; bem como discussões acerca das estratégias para a Demarcação dos Limites. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: 8 docs. em espanhol.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CORRESPONDÊNCIAS (15 cópias) trocadas pelos comissários da Demarcação dos Limites, português e espanhol, sobre a situação da demarcação dos limites; pagamento das tropas militares; deserção; expulsão dos indígenas da área dos Sete Povos das Missões. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: 8 docs. em espanhol.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CORRESPONDÊNCIAS (5 cópias) trocadas entre o [comissário principal espanhol da Demarcação dos Limites da América Meridional], marquês de Valdelírios, [D. Gaspar de Munive León Garabito Tello y Espinosa], e o [1º comissário da Demarcação dos Limites da América Meridional], Gomes Freire de Andrade, sobre a recusa dos índios em evacuarem os Sete Povos das Missões, área que deveria ser entregue aos portugueses; e os esforços do padre Altamirano e do padre Alonso Fernandes em demovê-los da resistência. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: 3 docs. em espanhol.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CORRESPONDÊNCIA (cópia) do do ouvidor-geral [da capitania do Pará], Luís José Duarte Freire, para o [governador e capitão-general do Estado do Maranhão e Pará, Francisco Pedro de Mendonça Gorjão] sobre o pedido de auxilio militar para proceder às prisões do ex-ouvidor-geral da capitania de São Luís do Maranhão, dr. Francisco Raimundo de Morais Pereira e do soldado daquela capitania João Rodrigues, considerando também culpados manuel Gomes, sobrinho do exalmoxarife Filipe Marques da Silva e um preto chamado Domingos, escravo de Lourenço Belfort. -- Anexo(s): 2ª via. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CORRESPONDÊNCIA (7 cópias) de Francisco Saraiva da Cunha, do governador da Nova Colónia do Sacramento, [Vicente da Silva da Fonseca], de Guilherme Kelly, do coronel de Dragões, José Inácio de Almeida, dos prisioneiros Joaquim Pereira da Silva, Inácio Gonçalves Pereira e António Francisco, e do comandante de campo, D. Francisco de Grael, sobre o conflito com os espanhóis na região da Colónia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: conjunto de documentos numerado de 2 a 8.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (2) do comandante de frota, Manuel de Mendonça e Silva, o 1º, ao [Francisco Xavier de Mendonça Furtado] sobre o carregamento de navios, de madeiras, desertores, incidentes na partida, informações sobre a viagem até Lisboa, etc. O 2º, ao Governo Interino, sobre a partida da frota. DOCUMENTOS (3) relativos ao carregamento de madeiras de navios de frota. OFÍCIO do Governo Interino ao comandante da frota, sobre tripulantes desertores que tinham se escondido com a ajuda de pessoas. AUTOS (2) de conferências, o 1º, do comandante da frota e capitães e mestres de navios, da época da partida para o Reino e o carregamento dos navios, o 2º, dos governadores interinos, comandante da frota e vogais da Mesa da Inspeção, sobre sobre um pedido de comerciantes. AUTOS DA REUNIÃO dos governadores interinos, comandante da frota e Mesa da Inspeção, realizada para deliberarem sobre o carregamento dos navios da frota. CORRESPONDÊNCIA do Governo Interino, comandante da frota e Mesa da Inspeção, sobre a partida e carregamento da frota. REPRESENTAÇÃO de negociantes da Bahia, solicitando o adiamento da partida da frota, por causa das dificuldades no embarque das mercadorias. RELAÇÃO da gente de mar e infantaria que desertou da nau Nossa Senhora do Monte do Carmo, durante sua estada na Bahia. AUTOS DA REVISTA do capitão de frota, de mar e guerra, Manuel de Mendonça e Silva, e do desembargador Rodrigo Coelho Machado Torres, nos equipamentos dos navios mercantes da frota. DIÁRIO da viagem da frota que partiu da Bahia, em 22 de Julho de 1764, do capitãode-mar-e-guerra, Manuel de Mendonça e Silva. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria