Resumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], D. Francisco de Assis Mascarenhas, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo], solicitando a atribuição de licença de embarque ao alferes da Companhia de Dragões da mesma capitania, José Feliciano de Morais Cid, com destino ao Reino, para frequentar os estudos de Filosofia e Matemática na Universidade de Coimbra ou nas Academias Reais. -- Anexo(s): 2 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaCentro-oeste (Brasil)
10 Descrição arquivística resultados para Centro-oeste (Brasil)
Resumo: OFÍCIO (cópia) do [governador e capitão-general de Goiás], D. Francisco de Assis Mascarenhas, ao [secretário de estado da Fazenda Real e presidente do Erário Régio], Luís de Vasconcelos e Sousa, sobre o plano de melhoramento das rendas do Subsídio Literário, apresentado pelo seu antecessor, D. João Manuel de Meneses, assim como o mapa da Contadoria da Junta da Fazenda Real da capitania, uma relação de reforma dos ordenados dos professores, sobretudo os das primeiras letras, e a criação de uma Aula de Filosofia. -- Anexo(s): 9 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general de Goiás], D. João Manuel de Menezes, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo], sobre a tomada de posse do lugar de secretário de governo pelo bacharel Manuel Joaquim da Silveira Félix; o funcionamento de uma Aula de Filosofia Racional e Moral na comarca de Vila Boa; a organização dos Corpos de Milícias e Ordenanças de Goiás; e a publicação de um bando de apresentação das cartas patentes por confirmar, dos oficiais de Milícias e Ordenanças reformados e efetivos, para a atribuição da aposentadoria. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA do [governador e capitão-general de Goiás], D. João Manuel de Menezes, ao [príncipe regente D. João], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Sá e Melo], sobre a tomada de posse do lugar de secretário do governo pelo bacharel Manuel Joaquim da Silveira Félix; o funcionamento de uma Aula de Filosofia Racional e Moral na comarca de Vila Boa; a organização dos Corpos de Milícias e Ordenanças de Goiás; e a publicação de um bando de apresentação das cartas patentes por confirmar, dos oficiais de Milícias e Ordenanças reformados e efetivos, para a atribuição da aposentadoria. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao príncipe regente D. João, sobre o requerimento do padre Domingos da Mota Teixeira, solicitando uma certidão dos ordenados dos empregos de Professor de Filosofia, de secretário de governo de Goiás, e da côngrua de pároco daquela capital, que fora obrigado a repor na Junta de Fazenda Real de Goiás, por ordem do governador, D. João Manuel de Meneses, e também sobre a carta do mesmo governador acerca do mesmo assunta e a informação do contador geral, Luís José de Brito. -- Anexo(s): 4 docs. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general da capitania de Mato Grosso] Caetano Pinto de Miranda Montenegro ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar] Visconde de Anadia [João Rodrigues de Sá e Melo] sobre a descoberta de quina pelo professor de Filosofia Racional e Moral da Vila de Cuiabá. -- Anexo(s): 4 doc. e 2ª vias. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador e capitão-general da capitania de Mato Grosso] Caetano Pinto de Miranda Montenegro para o [secretário de estado da Marinha e Ultramar] Rodrigo de Sousa Coutinho, informando da continuação das expedições na serra de São Jerônimo, feitas pelo professor de Filosofia Racional, o padre José Manuel de Sequeira; da descoberta da árvore da Quina; e da necessidade de um naturalista hábil. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do padre José Manuel de Sequeira, presbítero secular da Vila de Cuiabá, nomeado professor de Filosofia Racional da referida vila, à rainha D. Maria I] em que pede ordem para pagamento de seu ordenado. -- Anexo(s): 4 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do padre José Manuel de Sequeira, presbítero secular da Vila de Cuiabá, nomeado professor de Filosofia Racional da referida vila, à rainha [D.Maria] em que pede provisão com o ordenado que lhe competirá. -- Anexo(s): treslado de provisão. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA dos oficiais da Câmara de Vila de Cuiabá à rainha [D. Maria I] em que pedem um professor de gramática e outro de filosofia. -- Anexo(s): 2ª via. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria