Resumo: REPRESENTAÇÃO do Senado da Câmara da vila de Aracati à rainha [D.Maria I], em que se queixam do professor de gramática, Teodósio Luís da Costa Moreira, e pedem um professor digno para a cadeira de gramática, pois todas as vilas têm excelentes professores. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaCeará
6 Descrição arquivística resultados para Ceará
Resumo: REQUERIMENTO do professor de gramática latina na vila de Fortaleza, João da Silva Tavares, ao [príncipe regente, D. João], a pedir para continuar no exercício da profissão, com o mesmo ordenado. -- Anexo(s): requerimento e certidão. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA da Câmara da vila de Fortaleza ao [príncipe regente, D. João], sobre o mau procedimento do professor de Gramática Latina, da mesma vila, o pardo João da Silva Tavares. -- Anexo(s): cópia, carta e informação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO de João da Silva Tavares, professor régio de Gramática Latina na vila de Fortaleza, ao [príncipe regente, D. João], a pedir providências contra as queixas que dele fez a Câmara da referida vila, sugerindo inclusive o seu degredo por mau comportamento, uma vez comprovado que tudo não passou de calúnias. -- Anexo(s): certidão. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do [governador do Ceará], João Carlos Augusto d’ Oeynhausen e Gravenburg, ao [secretário de estado dos Negócios da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, João Rodrigues de Sá e Melo, sobre o requerimento do professor de Gramática Latina da vila de Fortaleza, João da Silva Tavares, em que pede carta de propriedade da referida cadeira. -- Anexo(s): 2ª via, requerimentos, cópia de provisão e certidões. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do padre João Rufo de Freitas da Costa, professor régio de Gramática Latina na vila do Aquiraz, ao [príncipe regente, D. João], a pedir para permanecer na dita cadeira na vila de Aracati. -- Anexo(s): requerimento e lembrete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria