Item BR_SPAPESP_PRESGATE_G023_S001_D002617_TXT_MAN - CARTA da junta (da Administração... São Paulo, 30 out. 1772.

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Código de referência

BR_SPAPESP_PRESGATE_G023_S001_D002617_TXT_MAN

Título

CARTA da junta (da Administração... São Paulo, 30 out. 1772.

Data(s)

  • São Paulo, 30 out. 1772 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

Textual: 1 maço(s), manuscrito + microfilme, digital.

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Nome do produtor

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

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Âmbito e conteúdo

Resumo: CARTA da junta (da Administração e Arrecadação da Fazenda Real da capitania de São Paulo) para (D. José I) , expondo o mau procedimento do provedor José Honório de Valadares (e Aboim) , que, mandou seqüestrar os bens do almoxarife Bento de Castro Carneiro que tinha administrado o ramo dos dízimos da vila de Santos. Além dos bens daquele, também mandou seqüestrar os bens dos herdeiros dos oficiais da Câmara que o elegeram, por se dever dinheiro à Fazenda Real. A ordem real de 21 de Agosto de 1770 manda averiguar. Da averiguação se conclui que o provedor José Honório de Valadares (e Aboim) , com o escrivão José Anastácio de Oliveira, prejudicava a Fazenda Real e seus vassalos, para indenizar a casa e a herdeira de José de Godoi Moreira, o qual tinha a responsabilidade, pelo que foi injustíssimo o seqüestro feito ao referido almoxarife e aos herdeiros dos oficiais da Câmara. Na "falsa conta" dada pelo provedor José Honório, vê-se que este verificou as "contas" ao provedor José de Godoi Moreira, e que os bens não chegaram para as dívidas, o que não era verdade, visto que se ocultaram alguns bens, quando do seqüestro que mandou fazer o governador, Alexandre Luís de Sousa Meneses, no falecimento de José Godói Moreira. A Junta pede resolução do Rei, sobre se se há de proceder só contra os bens do defunto provedor. -- Anexo(s): 3 certidões, 3 traslados de instrumento em pública forma, portaria, ofício. -- Observações: [dado não informado].

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português

Sistema de escrita do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    Zona de documentação associada

    Existência e localização de originais

    Portugal. Ministério da Cultura. Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas. Arquivo Histórico Ultramarino (AHU)

    Existência e localização de cópias

    São Paulo (estado). Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP): microfilme, digital (tif, pdf).

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    Zona das notas

    Nota

    Código de identificação, no catálogo eletrônico (PDF), não adota sequência numérica, mas alfanumérica.

    Identificador(es) alternativo(s)

    Código de processamento (APESP)

    ID Geral: 087455

    Número de catálogo eletrônico (AHU)

    AHU_CU_023_01 2615

    Código remissivo [1] (AHU)

    [Dado não disponível]

    Código remissivo [2] (AHU)

    AHU-São Paulo-MGouveia, cx. 28, doc. 2615.

    Código definitivo (AHU)

    AHU_CU_023-01, Cx. 28, D. 2615

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso - Assuntos

    Pontos de acesso de género

    Zona do controlo da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da instituição

    Regras ou convenções utilizadas

    Estatuto

    Nível de detalhe

    Detalhado

    Datas de criação, revisão, eliminação

    Línguas e escritas

      Script(s)

        Fontes

        Área de ingresso