Resumo: OFÍCIO (cópia) do [vice-rei do Prata], Juan José de Vertiz, a Francisco de Assis de Acuña, sobre a demarcação dos limites entre as terras espanholas e portuguesas na América, trazendo a notícia da chegada de engenheiros e geógrafos portugueses ao Rio Grande de São Pedro com a função de demarcarem desde o arroio Chuí até o rio Uruguai e continuando pelo Peperíguaçú até o Salto Grande do Paraná; critica a lentidão dos trabalhos e que alguns detalhes da demarcação deveriam ser melhor discutidos entre as respectivas comissões. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: doc. em espanhol.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaBuenos Aires (Argentina)
8 Descrição arquivística resultados para Buenos Aires (Argentina)
Resumo: OFÍCIO (2ª via) do [vice-rei do estado do Brasil], Luís de Vasconcelos e Sousa, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, sobre o envio das cópias de cartas do comissário Vicente José de Velasco Molina, datadas de Buenos Aires, tratando dos problemas causados pelos rebeldes José Gabriel Tupac Amaru e pelos irmãos Dámaso, Nicolas e Tomás Catari; remete também notícias referentes a uma expedição que se dirigiu à província de Cochabamba para combater aqueles rebeldes. -- Anexo(s): 4 cartas, notícia. -- Observações: 3 documentos anexos estão em espanhol.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO (2ª via) do [vice-rei do estado do Brasil], Luís de Vasconcelos e Sousa, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Martinho de Melo e Castro, encaminhando cópia de carta, em espanhol, referente a acontecimentos passados em várias regiões dos domínios espanhóis na América, entre elas, as revoltas encabeçadas por José Gabriel Tupac Amaru e por Dámaso Catari. -- Anexo(s): 2 cartas, notícia, sentença. -- Observações: 3 documentos anexos estão em espanhol.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do alferes do Regimento de Infantaria de Toledo, Ignacio Varela y Palomo, ao [vice-rei do estado do Brasil], marquês de Lavadrio, [D. Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcão Eça e Melo Silva e Mascarenhas], relatando acontecimentos, desde sua prisão pelos portugueses em agosto de 1777, afirmando que, estando enfermo fora muito bem tratado em Maldonado; que fora depois mandado para Porto Alegre, onde ficou em um calabouço; estando muito doente, fora mandado para a casa de um tenente e depois enviado ao Rio Grande; acabou indo para a Ilha das Enxadas, onde se achava em companhia de outros oficiais espanhóis, recebendo as mesmas regalias dadas aos oficiais do navio San Agustín. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do tenente Jose Fechain ao [vice-rei do estado do Brasil], marquês de Lavradio, [D. Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcão Eça e Melo Silva e Mascarenhas], sobre o bom tratamento dado aos prisioneiros na ilha das Enxadas, assim como a toda a oficialidade do navio San Agustín. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: doc. em espanhol.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO de Felix Iriarte ao [vice-rei do estado do Brasil], marquês de Lavradio, [D. Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcão Eça e Melo Silva e Mascarenhas], agradecendo os favores recebidos e informando que tinha sido muito bem tratado no hospital e que, ao sair dali, passara a receber meio soldo mensal na ilha em que se acha; agradece, também, os recursos que o destinatário lhe enviara para deslocar-se para Buenos Aires com sua tropa. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: doc. em espanhol.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO (cópia) do [comissário dos Negócios de Portugal em Buenos Aires], Vicente José de Velasco Molina, ao [vice-rei do estado do Brasil], marquês de Lavradio, [D. Luís de Almeida Portugal Soares de Alarcão Eça e Melo Silva e Mascarenhas], relatando seus entendimentos com o marquês de Tabrierniga, ajudante de ordens do vice-rei do Prata, Juan José de Vertiz, sobre os prisioneiros recolhidos no Rio Grande, quanto à sua recondução às suas terras de origem; trata também, da necessidade de se reporem navios e barcos que foram tomados em combate. -- Anexo(s): 2 cópias de ofícios, relação das embarcações apresadas, relação do estado geral dos militares do exército. -- Observações: uma das relações está em espanhol.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO (cópia) sobre os prisioneiros, dois homens pardos libertos, que haviam se salvado de um naufrágio e que tinham sido encaminhados à casa do capitão de milícias, D. Domingos Peres, onde passaram a trabalhar como escravos, de onde fugiram, achando-se na casa do [comissário dos Negócios de Portugal em Buenos Aires, Vicente José de Velasco Molina], aguardando uma solução para o caso. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria