Resumo: PROVISÃO do príncipe regente D. João, para o ouvidor-geral de Goiás, [Joaquim Teotônio Segurado], ordenando a realização de novas avaliações de todos os empregos, ofícios, bens da Coroa e capelas existentes na mesma capitania, incluindo os cargos de ouvidor, de governador e demais cargos da Secretaria de Governo, e a outros empregos e ofícios que não fossem indubitavelmente eclesiásticos ou militares, com uma antiguidade de vinte anos. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaBrasil
1337 Descrição arquivística resultados para Brasil
Resumo: PROVISÃO (cópia) do príncipe regente [D. João], ao governador e capitão-general de Goiás, D. João Manuel de Meneses, sobre a criação de juízes letrados nas vilas e distritos da mesma capitania, destacados para a administração da Justiça. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PROVISÃO do príncipe regente D. João, ao governador e capitão-general de Goiás, D. João Manuel de Menezes, solicitando o seu parecer sobre a criação dos Corpos e Oficiais de Ordenanças nos domínios ultramarinos portugueses, nomeadamente na capitania de Goiás. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PROVISÃO do príncipe regente D. João, ao governador e capitão-general de Goiás, D. João Manuel de Menezes, solicitando o parecer sobre o requerimento do capitão Francisco José Tinoco de Almeida, solicitando a confirmação da compra e aforamento de uma engenhoca estabelecida nas terras dos índios da nova Vila de São José d’El-Rei, capitania do Rio de Janeiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PROVISÃO do rei [D. José], ao provedor da Fazenda Real de Goiás [Joaquim José Freire de Andrade], mandando remeter a sentença proferida no juízo da Executoria-Geral das Dívidas Pretéritas sobre a causa do agravo ordinário que veio da Relação do Rio de Janeiro para se executar na forma que nela se determina. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PROVISÃO do rei D. José, a António Vieira da Silva, confirmando a carta de sesmaria no lugar chamado Olhos D’Água, caminho de Cavalcante, junto ao ribeirão da Mutuca, capitania de Goiás. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PROVISÃO (cópia) do rei D. José, ao governador e capitão-general de Goiás, [barão de Mossâmedes], José de Almeida de Vasconcelos [de Soveral e Carvalho], ordenando o estabelecimento de uma Junta de Administração e Arrecadação da Fazenda Real, visando evitar as perniciosas consequências que têm resultado da defeituosa forma que se tem praticado na capitania de Goiás. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PROVISÃO do rei D. José, ao governador e capitão-general de Goiás, [conde de São Miguel, D. Álvaro José Xavier Botelho de Távora], ordenando que consultando o ouvidor-geral de Goiás, [António da Cunha Sotomaior], informe como será conveniente formar o novo regimento para a repartição das terras minerais. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PROVISÃO do rei D. José, ao ouvidor-geral de Goiás, António da Cunha Sotomaior, ordenando que o governador e capitão-general de Goiás, [conde de São Miguel, D. Álvaro José Xavier Botelho de Távora], o de Mato Grosso, e o do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade, ouvindo o guarda-mor Pedro Dias Pais Leme, informem como será conveniente formar o novo regimento para a repartição das terras minerais. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PROVISÃO (cópia) do rei D. José, ao [governador e capitão-general de Goiás], conde de São Miguel, [D. Álvaro José Xavier Botelho de Távora], determinando que se estude a melhor maneira de se conseguir a redução pacífica dos índios Acroás e Caiapós, e em não conseguindo, se existe justa causa para lhes fazer guerra. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PROVISÃO (cópia) do rei D. José ao governador e capitão-general de Goiás, conde dos Arcos, [D. Marcos de Noronha], ordenando se ajuste com António Gomes Leite a redução pacífica do índios Acroás, debaixo dos mesmos prêmios e circunstâncias que se observaram com o coronel António Pires de Campos e com as cláusulas que por morte deste se ajustou condicionalmente com o seu irmão Manuel de Campos Bicudo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PROVISÃO (cópia) do rei D. José, ao governador e capitão-general de Goiás, conde dos Arcos, [D. Marcos de Noronha], determinando que se leve em conta na Provedoria da Fazenda Real a despesa feita por António Pires de Campos, com o estabelecimento de uma aldeia de índios Araxás no rio Claro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PROVISÃO do rei D. José ao governador e capitão-general de Goiás, conde dos Arcos, [D. Marcos de Noronha], mandando que continue com zelo e acerto a promover a redução indígena; aprovando as despesas da Fazenda Real com o estabelecimento de duas aldeias na capitania de Goiás, e que os povos concorram com o pagamento de Vencesláu Gomes da Silva, o qual castigou e reduziu os índios bravos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PROVISÃO do rei [D. João V], ao intendente e provedor da Fazenda Real de Goiás, determinando que os contratos das passagens na capitania de Goiás sejam arrematados pelo mesmo preço de trinta e uma oitavas de ouro. -- Anexo(s): 1doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PROVISÃO do rei D. João V determinando ao ouvidor-geral de Goiás, [Manuel Antunes da Fonseca], que observe, na prisão de eclesiásticos em cadeias seculares, o respeito que lhes é devido. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PROVISÃO (cópia) do rei [D. João V], ao provincial da Companhia de Jesus da província do Brasil, ordenando que sejam enviados missionários às Minas de Goiás para domesticarem, civilizarem e doutrinarem os índios Acroás nas vizinhanças dos arraiais de Natividade e Remédios. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PROVISÃO do rei D. João V, ao intendente e provedor da Fazenda Real de Goiás, [Sebastião Mendes de Carvalho], sobre uma carta dos oficiais da Câmara de Vila Boa, solicitando auxílio para o aumento e reedificação da matriz de Santa Ana da mesma vila. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PROVISÃO do rei D. João V, ao ouvidor-geral de Goiás, [Agostinho Pacheco Teles], ordenando que este informe quais os rendimentos e despesas da Câmara de Vila Boa e as festividades reais comemoradas durante o ano. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PROVISÃO (cópia) do rei D. João V, ao governador e capitão-general de São Paulo, conde de Sarzedas , [D. António Luís de Távora], ordenando-lhe que passe às Minas de Goiás e nelas determine o lugar mais adequado para a criação de uma vila. -- Anexo(s): 1 doc. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: PROVISÃO (minuta da) de (D. João V) pela qual ao provedor da Fazenda da praça de Santos, Timóteo Correia de Gois que manda remeter por intermédio do provedor da Fazenda do Rio de Janeiro, Bartolomeu de Sequeira Cordovil a quantia de seiscentos mil réis, da ajuda de custo que concedeu ao ouvidor-geral da vila de Paranaguá (Pernagua) bacharel Antônio Alvares Lanhas Peixoto. Segue-se no mesmo documento: -- Anexo(s): provisão (minuta). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria