Resumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei [D. Pedro II], sobre requerimento do reitor do Colégio dos Jesuítas da Bahia, padre Cristóvão Colaço, queixando-se dos vizinhos do seu engenho existente em Petanga, de lhes roubarem a lenha e paus grandes, indispensáveis ao funcionamento do mesmo engenho, solicitando que os responsáveis sejam enviados para Angola. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaBahia
91 Descrição arquivística resultados para Bahia
Resumo: CARTA do governador-geral do Brasil, Matias da Cunha ao rei [D. Pedro II], sobre a necessidade de recolher ao Colégio dos Jesuítas, D. Diogo, potentado negro de Angola, para ser doutrinado na forma que se lhe havia ordenado. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao príncipe regente [D. Pedro], sobre requerimento dos reitores do Colégio da Companhia de Jesus, solicitando se lhes faça demarcação e tombo das terras que têm no distrito da Bahia e limites de Sergipe do Conde. -- Anexo(s): aviso. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CONSULTA do Conselho Ultramrino ao príncipe regente [D. Pedro], sobre requerimento do padre da Companhia de Jesus, João Pimenta, procurador geral da província do Brasil, solicitando licença para levarem 10 moios de sal, cada ano, para gastos dos colégios. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA de Manuel de Almeida Peixoto ao rei [D. Afonso VI], escrita do Colégio dos Jesuítas, onde se refugiou, por ser perseguido pelo governador-geral do Brasil e vice-rei, conde de Óbidos, [D. Vasco de Mascarenhas] que acusa de faltas graves, entre outras a de ter mandado prender o cura da Sé, que foi levado entre soldados, pelo caminho mais longo, para ser visto pelo povo e judeus. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei [D. Afonso VI], sobre José de Melo de Vasconcelos, acerca da morte na Bahia do capitão Antônio de Freitas de Melo, acusando o desembargador João Vanvessen de não prender os culpados, Antônio de Brito de Castro que se refugiou no Colégio dos Jesuítas e seus filhos, amparados em Pernambuco por João Fernandes Vieira e pelo governador Francisco de Brito Freire. -- Anexo(s): carta. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do jesuíta, procurador-geral daprovíncia do Brasil, Simão de Vasconcelos, ao rei [D. João IV], solicitando confirmação duma mercê que o rei [D. Filipe III] de Castela fez ao Colégio da Bahia para poderem plantar em suas terras e navegar para o reino vinte mil quintais de gengibre, em 15 anos, para pagamento de dívidas, licença para navagar para o reino pau-brasil, durante 8 anos, ou sal do reino para o Brasil, e mais côngruas para os religiosos que servem de párocos nas aldeias dos índios. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: CARTA RÉGIA (cópia de capítulo) do rei [D. Filipe III], sobre requerimento do padre jesuíta, Luís Lobo, solicitando o pagamento aos colégios que a Companhia de Jesus tem no Brasil. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO de João Francisco do Livramento, director do Colégio dos Meninos Órfãos da Bahia, ao príncipe regente [D. João], solicitando carta de propriedade da capela de São José de Ribamar, para a instalação do referido Colégio. -- Anexo(s): alvará, bilhete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do mestre de campo, Teodósio Gonçalves da Silva, sobre a edificação de dois colégios para meninos órfãos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (3) do arcebispo da Bahia, frei António Correia ao [secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar] D. Rodrigo de Sousa Coutinho, o 1º informando terem sido realizadas exéquias por alma do Papa Pio VI e um Te-Deum pela Papa Pio VII, na Catedral, o 2º, informando dos crimes praticados pelo padre D. Luís de Seabra Vanicelli e sobre a pretensão do padre Guilherme José da Silva Nolete à igreja de Sergipe d’El-Rei, e o 3º, informando da adaptação do antigo Colégio dos Jesuítas para a instalação do Hospital Militar e do Seminário. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador D. Fernando José de Portugal, ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos] D. Rodrigo de Souza Coutinho, sobre o tratamento dos soldados doentes nas enfermarias da Santa Casa da Misericórdia, em virtude de um contrato de 1754, que não devia continuar vigorando, porque dada a falta de recursos, o tratamento era feito em más condições, sendo necessária a construção de um hospital militar no Colégio dos Jesuítas. -- Anexo(s): carta. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (2) do arcebispo da Bahia, dom frei António Correia, ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos] D. Rodrigo de Souza Coutinho, sobre a resolução do governador de estabelecer um hospital no edifício onde tinha funcionado o Colégio dos Jesuítas, antes destinado à seminário. -- Anexo(s): memória, ofício (minuta). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do arcebispo dom frei António Correia ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos] D. Rodrigo de Souza Coutinho, informando favoravelmente sobre o requerimento do mestre de campo, Teodósio Gonçalves Silva e da sua mulher, dona Ana de Souza de Queiroz e Silva, que solicitavam licença para fundarem um seminário ou colégio de meninos órfãos e um recolhimento de meninas órfãs, no antigo noviciado dos jesuítas, junto à Capela de Nossa Senhora da Lapa. -- Anexo(s): requerimento. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador D. Fernando José de Portugal ao D. Rodrigo de Souza Coutinho felicitando-o por ter sido nomeado ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos, e sobre sua camaradagem no Colégio dos Nobres e na Universidade de Coimbra. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do professor régio de retórica, Francisco Ferreira Paes da Silveira, solicitando a confirmação régia da portaria que lhe concedia moradia nas dependências do “antigo” Colégio dos Jesuítas. -- Anexo(s): instrumento em pública forma. -- Observações: a data do despacho é 1790, Agosto, 25.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO de Francisco Ferreira Paes da Silveira ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar] Martinho de Melo e Castro sobre uma casa de educação estabelecida no Colégio dos Jesuitas, e a descoberta das plantas arapobaca e macotinha. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador D. Rodrigo José de Menezes ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar] Martinho de Melo e Castro, sobre o estabelecimento de um colégio no antigo Convento dos Jesuítas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do arcebispo dom frei António Correia ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar] Martinho de Melo e Castro, sobre provimento de igrejas, recomendando para a da Cachoeira o padre Raimundo José de Carvalho e Miranda, e a compra de um colégios jesuíta, que os terceiros dominicanos queriam fazer. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador, marquês de Valença, ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar] Martinho de Melo e Castro, sobre a fundação e extinção do Colégio das Artes, e as vantagens de estabelecê-lo novamente. -- Anexo(s): aviso, memória, provisão, requerimento. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria