Resumo: REPRESENTAÇÕES (2) dos oficiais da câmara da vila de Santo Amaro das Brotas, da comarca de Sergipe d’Elrei ao príncipe regente [D. João] solicitando a criação de uma cadeira de gramática latina e outra de primeiras letras, indicando para professor da primeira, o padre Félix Pacheco Álvares da Silva, e da segunda o licenciado João de Góis e Melo. -- Anexo(s): provisões, informações, provimento, atestado. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaBahia
32 Descrição arquivística resultados para Bahia
Resumo: OFÍCIOS (2) do governador [da Bahia], Francisco da Cunha Menezes ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Melo e Meneses Souto Maior], o primeiro, informando que tinha mandado dar baixa do serviço militar a Joaquim José Duarte, o segundo, sobre os provimentos dos professores João Lourenço Barbosa, Marcelino Vieira do Espírito Santo e João Floriano da Silva nas cadeiras de Gramática Latina e Primeiras Letras, que eram dos professores, padres Francisco Marinho de Sampaio, Francisco Ceslau de Almeida Pacheco e professor Joaquim José da Costa. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (7) do governador [da Bahia], Francisco da Cunha Menezes ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar], visconde de Anadia, [João Rodrigues de Melo e Meneses Souto Maior], o primeiro, informando que tinha comunicado ao cabido que em obediência às ordens recebidas, a direção da música nas festividades da Sé competiria ao mestre de capela, o segundo, sobre as ordens transmitidas ao juiz privativo da administração dos bens do conde da Ponte para tomar posse das suas terras, o terceiro, informando que tinha mandado dar baixa do serviço militar a Domingos dos Santos Silva Guimarães, o quarto, informando que tinha dado instruções ao ouvidor de Jacobina para obter o vírus das bexigas que tinha aparecido no gado vacum das margens do Rio de São Francisco, através de uma pessoa idónea, de modo a que pudesse ser usado como vacina, o quinto, informando que tinha nomeado Manuel José Correia, professor da cadeira de Gramática Latina da Vila de Nossa Senhora da Purificação e Santo Amaro, o sexto, sobre a promoção de oficiais de regimento de artilharia, o sétimo, remetendo um mapa da carga transportada da Bahia ao Reino pelo navio Nossa senhora da Glória, que era comandado pelo capitão António Martins Gomes. -- Anexo(s): mapa. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do professor de Gramática Latina da Bahia, José Francisco Cardoso, solicitando a confirmação régia da sua legitimação de modo a que pudesse habilitar-se como herdeiro universal do seu pai, o padre Gonçalo Cardoso de morais. -- Anexo(s): escritura de filiação e legitimação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do professor de gramática latina José Francisco Cardoso ao príncipe regnete [D. João], solicitando prorrogação da licença no reino por mais um ano. -- Anexo(s): certidão, bilhete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do professor de gramática latina Francisco Cardoso ao príncipe regente [D. João], solicitando a propriedade do ofício de tabelião de notas da vila da Cachoeira, em remuneração dos serviços prestados por seu tio Bernardo José Jordão, como soldado, ajudante de infantaria, engenheiro, tenente de infantaria e artilharia, e capitão da Fortaleza Grande de Santo António da Barra. -- Anexo(s): requerimento. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do professor de gramática latina na Bahia, Francisco Marinho de Sampaio ao príncipe regente [D. João], solicitando a sua jubilação com o ordenado por inteiro, pago pelo subsídio literário. -- Anexo(s): certidões, atestados, sentença de justificação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do professor de gramática latina José Francisco Cardoso à rainha [D. Maria I], solicitando prorrogação da licença para tratar no reino dos seus negócios particulares. -- Anexo(s): requerimento, bilhete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (3) do [governador e capitão general da Bahia], D. Fernando José de Portugal ao [secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar], D. Rodrigo de Sousa Coutinho, o 1º participando ter desertado Albino Gomes, feitor do Engenho da Ponte, propriedade do desembargador João Ferreira Betencourt e Sá, o 2º, informando da licença concedida ao professor régio de Gramática Latina José Francisco Cardoso para continuar a reger a sua cadeira e nomear substituto pago à sua custa, o 3º, sobre o litígio judicial, pendente no juízo dos Feitos da Fazenda acerca da propriedade de uns terreno e casas contíguas ao Ârsenal. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador e capitão general da Bahia, D. Fernando José de Portugal, ao secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar, D. Rodrigo de Sousa Coutinho, informando da mercê concedida ao professor de Gramática Latina, José Francisco Cardoso, da serventia do ofício de Escrivão da Chancelaria ou outro equivalente que esteja vago. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTOS (2) do professor substituto da Cadeira de Gramática Latina da Vila de São João de Água Fria, José Teles de Menezes, solicitando prorrogação de licença para exercê-la. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTOS (3) do professor régio de Gramática Latina na Bahia, José Francisco Cardoso, solicitando licença para tratar de negócios particulares no Reino. -- Anexo(s): certidão, despacho. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (2) do governador D. Fernando José de Portugal, ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos] D. Rodrigo de Souza Coutinho, o primeiro, informando que tinha autorizado o professor Pedro António Neto Cavalcante a continuar regendo sua cadeira de Gramática Latina, o segundo, sobre uma conspiração que tinha abortado e as medidas que tinha tomado para punir seus autores. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do governador D. Fernando José de Portugal, ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos] D. Rodrigo de Souza Coutinho, informando sobre uma carta da Câmara da Vila de Santo Amro das Brotas, que solicitava a criação de uma cadeira de Gramática Latina e de Primeiras Letras, propondo para a primeira, o professor, padre Félix Pacheco Alvares da Silva, e a segunda, o licenciado João de Góis e Melo. -- Anexo(s): carta, certidão (instrumento em pública forma) requerimento (instrumento em pública forma). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO do professor secular, de Gramática Latina, Comissário do Santo Ofício, Francisco Marinho de Sampaio, que alegando serviços e idade, solicitava jubilação e aposentadoria. -- Anexo(s): 8 requerimentos, 2 certificados, certificado (instrumento em pública forma). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (2) do governador D. Fernando José de Portugal ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos] D. Rodrigo de Souza Coutinho, o primeiro, sobre a exportação de pólvora, o segundo, o requerimento do professor de Gramática Latina de Itapagipe, Bernardino das Neves, solicitando licença para continuar na cadeira. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTOS (2) do professor régio de Gramática Latina, José Francisco Cardoso, solicitando documentos relativos aos seus serviços. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: a data do documento é [ant. 1798, Agosto, 29].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTOS (2) do professor régio de Gramática Latina, José Francisco Cardoso, que alegando serviços e falta de saúde, solicitava jubilação. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: a data do documento é [ant. 1798, Agosto, 23].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (3) do governador D. Fernando José de Portugal ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos] D. Rodrigo de Souza Coutinho, o primeiro, informando favoravelmente sobre o requerimento do professor interino de Gramática Latina, Francisco Ceslau de Almeida, que solicitava o exercício da cadeira por mais seis anos, o segundo, desfavoravelmente sobre o do capitão das Ordenanças da Freguesia de São Pedro Velho, João Quirino Gomes, que solicitava reforma, o terceiro, desfavoravelmente sobre os do tenente-coronel agregado ao Regimento Auxiliar da Cachoeira, João Marques da Silva, que solicitava promoção ao posto de coronel, e do cirurgião ajudante, José Caetano de Sá, que solicitava uma mercê ordinária, alegando que aquele tenente-coronel não deveria preterir o também tenente-coronel, Bernardino José Cavalcanti e Albuquerque e nem o coronel Gonçalo Marinho Falcão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (3) do governador D. Fernando José de Portugal ao [ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos] D. Rodrigo de Souza Coutinho, o primeiro, informando que tinha avisado aos professores de Latim, que podiam adotar a gramática que julgassem melhor para o ensino dos discípulos, o segundo, que tomaria providências para evitar o comércio de contrabando pelos navios, o terceiro, sobre a reforma e a licença para ir ao Reino solicitada pelo sargento-mor dos Auxiliares da Vila da Cachoeira, Joaquim José Franco Ferreira Gil. -- Anexo(s): ofício. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria