Resumo: AUTO DE DESOBEDIÊNCIA passado pelo provedor e contador da Fazenda Real e juiz da Alfândega e comissário, Bento Bandeira de Melo, contra o procurador da Coroa e Fazenda Real, Cosme Peres de Gusmão, por não ter provisão e por se não achar registrado nos Livros dos Registros desta provedoria. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver carta em AHU_CU_014, Cx. 11, D. 938.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaAuto
942 Descrição arquivística resultados para Auto
Resumo: AUTOS dos papéis de serviços do capitão do Regimento dos Dragões da Companhia do coronel Diogo Osório Cardoso, da Nova Colônia do Sacramento, Manuel Félix Correia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver AHU_CU_012, Cx.4, D.413.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTOS da prisão dos soldados da praça de São Luís do Maranhão, João Fernandes, Francisco de Azevedo Cardoso e João Rodrigues. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO da busca feita no convento de Nossa Senhora das Mercês de São Luís do Maranhão para realizar a prisão de João Francisco. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO DE JUSTIFICAÇÃO do requerimento de Domingos Tomé da Costa, passado pelo desembargador da Relação do Porto e corregedor do Cível de Lisboa, doutor Manuel de Novais e Silva Leitão. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: m. est.; ver consulta em AHU_CU_005, Cx. 71, D. 6011.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO de residência que mandou fazer o ouvidor-geral da comarca da Paraíba e juiz sindicante, João Rodrigues Colaço, ao doutor Domingos Monteiro da Rocha do tempo que foi ouvidor da Paraíba. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: doc. incompleto.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO DE DEVASSA feito pelo comissário do Santo Ofício e vigário colado da igreja de Nossa Senhora da Conceição da vila de Guarapari, Bispado do Rio de Janeiro, Antônio Esteves Ribeira, ao procedimento, vida e costumes dos religiosos da Companhia de Jesus na comarca do Espírito Santo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO DE SENTENÇA (cópia) do livramento de Manuel Gonçalves Vieira, remetido do Piauí pelo desembargador Francisco Marcelino Gouveia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO dos papéis de serviço do capitão-mor da ribeira do Acaracú, Domingos da Cunha Linhares, passado pelo ouvidor-geral da capitania de Pernambuco, Bernardo Coelho da Gama e Casco. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO de contas que o intendente-geral, doutor João de Amorim Pereira, tomou ao tesoureiro-geral do comércio dos índios, [sargento-mor] Antônio Rodrigues Martins, relativo às despesas e receitas dos anos de 1767 e 1768 na vila de Sousel. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver AHU_CU_013, Cx. 66, D. 5722.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO DE JUSTIFICAÇÃO passado pelo escrivão João da Costa Rego, confirmando que João Manuel Ferreira da Cunha está servindo há mais de ano e meio de tesoureiro da intendência do Ouro da vila do Príncipe sem erro ou defeito culpável. -- Anexo(s): atestados, carta de provimento. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTOS DE INQUIRIÇÃO (traslado) que o padre provincial dos franciscanos, frei José de Jesus Maria Reis fez em todos os conventos do Bispado de São Paulo, para saber se os religiosos tinham praticado nos confessionários, doutrinas contrárias a religião católica e ao Estado; mencionando a falta de religião e decoro que encontrou nos conventos e a omissão do Bispo [D. frei Manuel da Ressurreição] que não controla seus subordinados nem nas vilas, nem nas aldeias. -- Anexo(s): relação e fragmento de carta. -- Observações: ver carta em AHU_CU_023, cx. 4, D. 293.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO de uma petição do comerciante da praça do Maranhão, José Pereira, contra o meirinho da Alfândega da mesma praça, Manuel José Esteves. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver AHU_CU_009, cx. 63, D. 5661.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTOS de justificação dos papéis de serviços feito pelo tabelião José dos Santos Rodrigues e Araújo confirmando os serviços apresentados pelo capitão do batalhão de Infantaria e Artilharia do continente do Rio Grande de São Pedro, encarregado do comando da vila e repartição da vila de Porto Alegre, José Ferreira da Silva Santos. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO DE TESTEMUNHAS mandado fazer pelo desembargador conselheiro chanceler da Relação do Rio de Janeiro, Luís Beltrão de Gouveia de Almeida, sobre os problemas que ocorreram entre o Bispo de São Paulo, D. Mateus de Abreu Pereira, o governador da mesma capitania, Antônio Manuel de Melo Castro e Mendonça e a população, que acusava o governador de ímpio, cruel e desumano. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver AHU_CU_023, Cx. 14, D. 699, D. 701, D. 705, D. 706, D. 710.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTOS DE JUSTIFICAÇÃO passado pelo Juízo Privativo do qual é justificante o tenente de milícias da vila da Laguna, Antônio Francisco Coelho, para que pudesse requerer a remuneração dos serviços de seu pai, o sargento-mor das Ordenanças e comandante daquela vila, Jerônimo Francisco Coelho. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver consulta em AHU_CU_021, Cx. 8, D. 440.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTOS DE JUSTIFICAÇÃO dos papéis de serviços do cirurgião-mor do Regimento de Infantaria da Ilha de Santa Catarina, Antônio da Silva Gomes. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver requerimento em AHU_CU_021, Cx. 9, D. 518.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO DE JUSTIFICAÇÃO passado pelo escrivão da Ouvidoria-Geral de vila Rica, Julião da Silva Tavares, dos serviços do presbítero secular do hábito de São Pedro, Faustino José do Vale, vigário colado da freguesia de Nossa Senhora de Nazaré da Cachoeira do Campo, termo de vila Rica, capitania de Minas Gerais. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO (treslado) ordenado pelo ouvidor do concelho de Alcobaça, Miguel Dourado de Mariz, sobre o patacho Santo António e São Francisco Xavier, do mestre Leonardo Afonso Facarra, que partira de Porto Seguro com destino a Lisboa, carregado de pau-brasil, caixas de açúcar e feixes, informando sobre sua carga, reparos feitos e condições da navegação. -- Anexo(s): treslados de certidão de despacho e de devassa. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO (treslado) que o provedor da Fazenda e Alfândega da Bahia, capitão António de Brito de Castro, mandou fazer por ordem do governador do estado do Brasil, António Teles da Silva, relativamente às mercadorias trazidas para a Bahia por José Lopes Refincado, diante da acusação de que elas não lhe pertenciam, e sim a homens de negócio do Porto e de Lisboa. -- Anexo(s): carta, certidões e treslados de requerimento, carta. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria