Inquérito policial em São Paulo. Resistência ocorrida no Palácio de Campos Elíseos e ocupação do Diário Oficial. Relatório, depoimentos de testemunhas, informações, bilhetes, cartas, postal, etc.
São Paulo (estado). Tribunal de Justiça do Estado de São PauloAmérica do Sul
1530 Descrição arquivística resultados para América do Sul
Resumo: INFORMAÇÃO do [secretário de estado adjunto do Reino], José Seabra da Silva, sobre a nomeação de Francisco Soares de Bulhões para o ofício da Conferência e Intendência da Casa de Fundição de Vila Boa, capitania de Goiás. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO [da Secretaria do Conselho Ultramarino], informando que em 8 Abril de 1790 chegaram ao Conselho Ultramarino duas correspondências da Câmara de Vila Boa sobre o governador e capitão-general da capitania ter feito oposição à posse do alcaide; outra da Câmara e do intendente do Ouro da Casa de Fundição da dita vila, José Carlos Pereira, acerca do recebimento de propinas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO do [Conselho Ultramarino] sobre o requerimento do dr. Manuel da Silva, morador em Vila Boa de Goiás, solicitando o ordenado de médico partidista dos soldados daquela praça. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO do [intendente e provedor da Fazenda Real de Goiás], Manuel Caetano Homem de Macedo, ao [secretário do Conselho Ultramarino], Joaquim Miguel Lopes de Lavre, sobre as contas da Intendência e Provedoria da Fazenda Real de Goiás, remetidas ao dito Conselho . -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO sobre três ofícios do [brigadeiro ajudante-general e comandante interino da Divisão dos Voluntários Reais d’El Rei], D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Inácio da Costa Quintela: o primeiro trata do deslocamento da Divisão dos Voluntários Reais d'El Rei de Montevidéu para a Bahia, em virtude dos últimos acontecimentos políticos no Brasil; o segundo, relata as medidas que tomara para resistir ao bloqueio do general barão de Laguna, [Carlos Frederico Lecor]; e o terceiro, participa a tomada que fizeram seis marinheiros e o pátrico Manoel Joaquim da Costa a uma lancha e da gratificação que fez a estes militares. -- Anexo(s): 3 ofícios, 5 ordens do dia. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO sobre os dois ofícios remetidos pelo brigadeiro ajudante-general e comandante interino da Divisão dos Voluntários Reais d’El Rei, D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo; um dirigido ao secretário de estado da Guerra, Manoel Gonçalves de Miranda, e outro às extintas Cortes, notificando seu desagrado pela revolução do Minho e Trás-os-Montes, chamando a estes portugueses de degenerados filhos da pátria. -- Anexo(s): 2 ofícios. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO sobre a prisão do dinamarquês Yens Olsen. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: em francês, sem autor e sem destinatário.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÕES sobre um ofício do vice-rei do estado do Brasil, D. Fernando José de Portugal e Castro, a fim de que fosse levado à presença real; e sobre a restituição dos terrenos conquistados aos espanhóis. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO (cópia) sobre a possibilidade do general espanhol se comunicar com o governador antes do ataque, e que se a praça fizesse fogo antes repeliria imediatamente ao ataque. -- Anexo(s): informação. -- Observações: em espanhol.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO (minuta) sobre o avanço das tropas espanholas e portuguesas para as missões de São Borja e Santo Ângelo e reproduzindo parte de carta do Provincial do Paraguai, queixando-se e referindo que o [comissário principal espanhol da Demarcação dos Limites da América Meridional], marquês de Valdelírios, [D. Gaspar de Munive León Garabito Tello y Espinosa], estava persuadido que a resistência dos índios era devida à influência dos padres jesuítas. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO do (governador e capitão-general da capitania de São Paulo Francisco da Cunha e Meneses (?) , expondo que Cristóvão Pinheiro da França foi preso no ano de 1773 e os seus bens seqüestrados por uma denúncia de uma mulher que disse ter-lhe entregado 10.000 cruzados pertencentes ao espólio dos Jesuítas. -- Anexo(s): 4 requerimentos. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO do Conselho Ultramarino dizendo que, tendo o Rei, em 15 de Maio... mandado criar para a praça de Santos, duas companhias de Infantaria, de cinqüenta homens cada uma, se puseram editais para que todas as pessoas que as quisessem pretender apresentassem os seus papéis. E, que o fizeram, Pedro de Matos Coelho, Teodosio Gonçalves, Antônio de Oliveira Basto e Manuel Custódio Rebelo. Tem junto uma ijnformação do mesmo teor, mas, dizendo que apresentaram os seus papéis, Manuel Carvalho de Lucena, Fernando Pereira de Castro e Simão Afonso. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO acerca das instituições dadas ao (governador e capitão-general da capitania de São Paulo) , Bernardo (José Maria de) Lorena (e Silveira) que constam das cópias juntas. Contém: 1) OFÍCIO (cópia do) do (ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos) Martinho de Melo e Castro, para o governador e capitão general da capitania de São Paulo, Bernardo José (Maria) de Lorena (e Silveira) , no qual informa remeter o tratado Preliminar da Paz e de Limites, assinado em Madrid em 1777, a Carta Régia de 25 de Janeiro de 1779 escrita ao Vice Rei (do Estado do Brasil) , Luis Vasconcelos e Sousa e, a Instrução que a acompanhou com data de 27 de Janeiro sobre as demarcações dos domínios portugueses e espanhóis, uma carta do embaixador de Espanha em Portugal com data de 20 de Dezembro de 1781, sobre a mesmo assunto das demarcações e alguns parágrafos do ofício que o referido ministro escreveu ao Vice-Rei do Estado do Brasil, (Luis de Vasconcelos e Sousa) , com data de 4 de Março de 1782, também que o capitão engenheiro, João da Costa Ferreira, poderá ser necessário "na primeira Divizão, ou Partida das Demarcaçoens", de que se acha encarregado o Vice-Rei do Brasil (Luis de Vasconcelos e Sousa) e depois de concluído o trabalho desta Divisão, poderá incorporar-se "na segunda Divisão ou Partida da Repartição de São Paulo", de que tem a direção o referido governador. 2) OFÍCIO (cópia do) (ministro e secretário de Estado das Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos) , Martinho de Melo e Castro, para o governador e capitão-general da capitania de São Paulo, Bernardo José (Maria) de Lorena (e Silveira) no qual informa remeter a cópia de um ofício que mandou ao Vice-Rei do Estado do Brasil, (Luís de Vasconcelos e Sousa) , em 5 de Janeiro de 1785, sobre a forma de evitar o contrabando e roubos, e os dois alvarás que o acompanharam a fim de executar o que neles se determina. -- Anexo(s): 2 ofícios (cópias). -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO (Parte de uma) na qual se diz que para a secretaria do Conselho Ultramarino estão sentenciados os autos de residência que o ouvidor-geral da capitania de São Paulo, Dr. João Rodrigues Campelo, tirou ao bacharel João Nobre Pereira, durante a tempo que servira de juiz de fora da Vila de Itu (Otú) , e dela consta ter este servido o dito cargo com muita satisfação. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO de Manuel Antônio Velez Caldeira Castelo Branco, esclarecendo que, na Secretaria da junta do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação, Vitorino José da Silva Rodovalho, declarara ser mestre da escuna Maria, pelo que assinara termo de juramento. São proprietários dessa embarcação, Tomé de Castro e Gertrudes Maria. -- Anexo(s): declaração, informação. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO do (secretário) da Junta Real do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação, José Acúrcio das Neves, esclarecendo que, na Secretaria da referida Junta, Bento José da Cunha Viana-procurador de Manuel Antônio, Alves de Brito-assinara termo de juramento, declarando ser proprietário do bergantim Feliz Destino. Da referida embarcação é comandante Joaquim da Silva Belém. Tendo apresentado o último passaporte, foi-lhe devolvido. -- Anexo(s): passaporte, lembrete. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO de Manuel Antônio Velez Caldeira Castelo Branco, esclarecendo que, na Secretaria da junta do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação, João Antônio de Almeida, declarara ter interesses no bergantim Triunfo da Inveja, juntamente com João Ribeiro da Cunha e Oliveira e Manuel Antônio Alves de Paiva, pelo que assinara termo de juramento. Da referida embarcação é comandante o 19 tenente honorário Antônio Joaquim. -- Anexo(s): passaporte. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO do (secretário) da Junta Real do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação, José Acúrcio das Neves, esclarecendo que Bento José da Cunha Viana, declarara que Cristóvão e Manuel Guerner, são os proprietários da galera Tentação que tem por mestre Manuel Gonçalves Maia. Das declarações prestadas, assinara termo de juramento na Secretaria da referida junta. -- Anexo(s): passaporte. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: INFORMAÇÃO do (Secretário) da junta Real de Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação, José Acúrcio das Neves, esclarecendo que Joaquim Rodrigues assinara termo de juramento pelo qual declarara ser mestre do bergantim Fiança, de que é proprietário, Simão da Rocha Loureiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria