Resumo: REQUERIMENTO de José Leocádio Pinto de Morais, que foi provido no magistério de ler, escrever e contar da vila de Santos comarca de São Paulo por tempo de ano e meio em que diz ser obrigado a pedir confirmação, no mesmo espaço de tempo, à Real Mesa da Comissão Geral, mas como nessa altura ela já estava extinta, teve que recorrer ao Conselho Ultramarino. Porém como os oficiais do dito Conselho tinham dúvida sobre por quanto tempo lhe haviam de passar confirmação, pede a (D. Maria I) que se sirva mandar tudo para o tribunal, para se declarar. Sobre este requerimento recaíram: um da Fazenda, segundo o qual o tempo que vai desde que o requerente tomou posse, 6 de Dezembro de 1795, até a data do requerimento, já ultrapassa o tempo -- Anexo(s): declaração, pedido de informação, bilhete, requerimento. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaAlfabetização
3 Descrição arquivística resultados para Alfabetização
Resumo: AVISO do (ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos) D. Rodrigo de Sousa Coutinho, para o (presidente do Conselho Ultramarino) , conde de Resende (D. Antônio José de Castro) , informando que (D. Maria I) , confirma a nomeação do mestre de ler e escrever da Vila de Santos, José Inocêncio Pinto de Morais, que se participe ao Conselho Ultramarino, a fim de que seja passada provisão do dito cargo. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: REQUERIMENTO de Floriano José Rodrigues à rainha [D. Maria I], solicitando toda a informação sobre a sua nomeação para cadeira de ler, escrever e contar da vila de Mogi das Cruzes que se encontra na extinta Mesa da Comunicação geral. -- Anexo(s): carta. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria