Resumo: AUTO SUMÁRIO que mandou fazer o ouvidor geral e Corregedor, Antônio de Carvalho Fontes Henriques Pereira para conhecer dos feitos do capitão-mor da vila de São João Batista de Cananéia, Alexandre de Sousa Guimarães. Assinado pelo escrivão da Ouvidoria geral desta Correição, Antônio dos Santos Pinheiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaADMINISTRAÇÃO
17 Descrição arquivística resultados para ADMINISTRAÇÃO
Resumo: SUMÁRIOS (3) de testemunhas que o Governador da Ilha de Santa Catarina Manuel Escudeiro Ferreira de Sousa mandou fazer sobre o procedimento de José Lopes, Capitão do novo navio Nossa Senhora da Conceição do Porto Seguro, de Manuel Corrêa de Fraga, Capitão do navio Nossa Senhora do Rosário e de Francisco Manuel de Lima, Capitão do navio Sant’ana e Senhor do Bonfim, que haviam transportado casais dos Açores para aquela Ilha e para averiguar a assistência que durante a viagens tinham prestado ou deixado de prestar aos passageiros de ambos os sexos, por conta dos respectivos contratadores. -- Anexo(s) de: nº 14643. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: SUMÁRIO de testemunhas, inquiridas pelo Ouvidor geral, sobre a prisão de Caetano de Barcellos Machado. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: SUMMARIO de testemunhas, que o capitão Antonio da Silva Sá inquiriu a bordo do navio D. Carlos. -- Anexo(s) de: nº5329. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: SUMÁRIO dos ofícios enviados pelo senado da Câmara do Rio de Janeiro ao Conselho Ultramarino, solicitando providências referentes à proibição da venda de escravos negros em vias públicas da referida cidade, bem como acerca do pagamento dos dízimos sobre a produção de açúcar, pelos senhores de engenho do Rio de Janeiro. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: SUMÁRIO das instruções e ordens que se têm expedido para os governadores de Mato Grosso desde o ano de 1757 em que Sua Magestade encarregou ao conde de Oeiras [Sebastião José de Carvalho e Melo] de dirigir e regular os negócios públicos da referida capitania. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTO-SUMÁRIO (cópia) relativo ao registro dos bens dos padres da Companhia do Hospício da vila de São José do Ribamar. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: AUTOS-SUMÁRIOS (cópias) de João Caetano Moniz, diretor da vila de Índios de Messejana, e de Joaquim Pereira de Melo, diretor da vila de Montemor-o-Novo-da-América, da culpa de mau tratamento dos gentios. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIOS (2) do governador, capitão general da capitania da Bahia, conde de Azambuja [D. António Rolim de Moura] o 1º, ao Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre os processos litigiosos entre a prioresa do Mosteiro de Santa Joana e as comunidades que tinham sido dos Mosteiros da Anunciada, Salvador e Rosa da Cidade de Lisboa, por parte de D. Júlia Isabel da Câmara, da viúva de Sebastião Gago da Câmara, D. Francisca Sebastiana de Araújo e Aragão, e seu testamenteiro universal, o abade do Mosteiro de Nossa Senhora das Brotas, o 2º, ao chanceler da Relação, José Carvalho de Andrade, solicitando a nota desses mesmos processos, que estivessem nos cartórios dos escrivães dos agravos e apelações da Relação. OFÍCIO do chanceler José Carvalho de Andrade ao governador, conde, dando informações sobre as notas dos processos litigiosos. PORTARIAS (5) do governador, capitão general da capitania da Bahia, conde de Azambuja [D. António Rolim de Moura] a 1ª, ao ouvidor geral do Cível da Bahia, ordenando que remetesse os autos pendentes entre a prioresa do Mosteiro de Santa Joana e Salvador de Lisboa e a viúva de Sebastião Gago da Câmara, a 2ª, 3ª, 4ª e 5ª, ao ouvidor geral do Cível da Bahia, ouvidor da Comarca da Bahia e aos juizes ordinários das vilas de São Francisco de Sergipe do Conde e Nossa Senhora da Conceição de Santo Amaro, ordenando que remetessem autos pendentes das suas jurisdições, que se referissem à herança de Sebastião Gago da Câmara, relativos a legítimas, bens e a recisão da renúncia celebrada em Lisboa. OFÍCIO do ouvidor geral do cível ao governador, conde, sobre a remessa de autos pedidos em uma portaria. OFÍCIO do juiz ordinário da Vila de Santo Amaro, António Teixeira Veloso de Magalhães, ao governador, conde, remetendo um documento. SUMÁRIO de testemunhas do juiz ordinário, sargento-mor, António Teixeira Veloso de Magalhães, sobre as propriedades do falecido Sebastião Gago da Câmara, as identidades dos administradores e se eram pessoas zelosas e verdadeiras. ORDEM do juiz ordinário da Vila de Nossa Senhora da Purificação de Santo Amaro aos seus escrivães, determinado que prestassem informações. INFORMAÇÃO dos escrivães da Vila de Nossa Senhora da Purificação e Santo Amaro, Inácio Manuel de Carvalho, Francisco José Corte Real e Francisco dos Humildes Coelho, declarando que nos seus cartórios não existiam processos relativos à herança de Sebastião Gago da Câmara. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: OFÍCIO do Governo Interino ao Francisco Xavier de Mendonça, sobre as diligências para capturar uns passageiros da nau São José, que tinham se evadido da Índia. OFÍCIO do ouvidor geral do Crime, Ciriaco António de Moura Tavares, sobre as diligências para capturar uns passageiros da nau São José, que tinham se evadido da Índia. SUMÁRIO de testemunhas inquiridas sobre a evasão de passageiros, da nau São José. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: [SUMÁRIO...?]. Do escrivão José Bernardo do Vale. Sumário dos testemunhos que tirou o doutor desembargador ouvidor Geral da Comarca da Bahia, José Xavier Machado Monteiro, que por ele foram inquiridos e dados os seus nomes pelo Reverendo padre Silvestre de Brito. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: SUMÁRIO DE CONSULTA sobre o que da conta o do [vice-rei e governador-geral do Estado do Brasil], conde de Atouguia, Luís Pedro Peregrino de Carvalho de Meneses e Ataíde, da forma em que o juiz do Crime da cidade da Bahia sentenciou a quatro negros. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: SUMÁRIO de CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei D. João V sobre o requerimento de Paulo Vicente Cristianis, em que pede licença para trazer sua mulher do Brasil para o Reino. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: SUMÁRIO da consulta do Conselho Ultramarino ao rei [D. Pedro II] sobre o que escrevem os oficiais da Câmara da Bahia acerca de se ter faltado ao contratador dos vinhos Manuel de Azevedo da Costa em se lhe fazer boa a condição com que arrematou o contrato de mandar todos os anos um navio à ilha da Madeira. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: SUMÁRIO da carta do Arcebispo da Bahia acerca da morte de seu sobrinho, José de Melo da Silva, obrada por Luís Ferreira criado do governador-geral do estado da Bahia António Luís Gonçalves da Câmara Coutinho. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: m. est.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: SUMÁRIO da carta do governador-geral do Brasil, conde de Atouguia, Jerónimo de Ataíde ao [rei D. João IV] sobre a ordem que teve para que o valor do tostão velho não ser maior no Brasil que no Reino. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: [dado não informado].
Portugal (império). Conselho Ultramarino. SecretariaResumo: SUMÁRIO das informações que se desejam conseguir nas aldeias administradas por clérigos, incluindo, entre outras, número de habitantes, tipo de habitação, se falam Português, se sabem ler e escrever, se há notícia que o missionário se sirva de algum índio como escravo, tipo de governo e sua produção, a nação a que pertencem, se tem capacidade para se reduzirem em vila, a distância que ficam da Bahia. -- Anexo(s): [dado não informado]. -- Observações: ver parecer em AHU_CU_005, Cx. 137, D. 10620.
Portugal (império). Conselho Ultramarino. Secretaria